Remédios caseiros para os calos - Melhor com Saúde

Remédios caseiros para os calos

Os pés são as partes que mais sofrem em nosso corpo. Para proteger o tecido sensível contra a fricção e a tensão, se formam calos.

Os pés são um milagre da engenharia porque foram projetados para fazer frente a muito desgaste e têm uma estrutura muito sofisticada.

O que é uma coisa boa, já que os pés são as partes mais usadas e abusadas do nosso corpo. Apesar de serem muito bem arquitetados, ainda assim corremos o risco de ter alguns problemas relacionados a essa parte do corpo. De fato, a maioria dos adultos têm algum tipo de problema nos pés, como o calo e as calosidades, áreas endurecidas da pele que se formam para proteger o tecido sensível do pé contra a fricção e a pressão repetida. Nesse artigo, propomos alguns remédios caseiros para os calos.

Remédios caseiros da despensa

O bicarbonato de sódio

Uma das melhores maneiras de tratar os calos e as calosidades é deixá-los de molho em água morna. Isso amolece a pele morta e ajuda na cura. Coloque três colheres de bicarbonato de sódio em um recipiente com água morna e deixe os seus pés de molho. Ou faça uma massagem nos calos com uma pasta feita a partir de 3 medidas de bicarbonato de sódio e 1 de água.

O chá de camomila

camomila

Molhar os pés com chá de camomila diluído pode ser um calmante e mudará temporariamente o pH da pele, ajudando a secar pés suados. O chá mancha os pés, mas essa mancha pode ser facilmente eliminada com água e sabão.

O amido de milho

Polvilhe maisena entre os dedos dos pés para manter a área seca e proteger a pele de se descamar. A umidade pode fazer com que uma calosidade ou calo piore a situação e possa provocar infecções por fungos.

Vinagre

Molhe um algodão no vinagre e amarre-o com uma faixa a uma calosidade ou calo. Deixe o algodão empapado com vinagre na região durante a noite inteira. Pela manhã, esfregue a área com uma pedra-pomes.

Remédios caseiros da gaveta

Pedra-pomes

O pó e as pedras-pomes são utilizados para esfregar frigideiras, mas são muito úteis também para eliminar a pele morta. Depois de deixar os pés de molho em água morna por 20 minutos, use uma pedra-pomes para esfregar os calos e calosidades.

Remédios caseiros do congelador

O gelo

Os calos duros podem ser particularmente dolorosos. Se tiver um calo duro nos pés, aplique uma bolsa com gelo na região. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar um pouco a dor.

Remédios caseiros da geladeira

O suco de limão

Limonada

Faça uma mistura de uma colher de suco de limão com 5 ou 6 tabletes de aspirina triturada. Aplique a pasta diretamente sobre o seu calo e envolva a pele em uma sacola plástica. Mantenha o pé assim durante dez minutos, tempo suficiente para permitir que a acidez da mistura suavize o calo. Em seguida, esfregue o calo com uma pedra-pomes.