Remédios caseiros para descongestionar os seios paranasais

Remédios caseiros para descongestionar os seios paranasais

A congestão dos seios paranasais pode ser provocada por condições ambientais ou fisiológicas. As inflamações e infecções dos seios paranasais podem ocorrer devido a um resfriado, uma gripe, quando há exposição e contato do indivíduo com agentes infecciosos ou alérgenos, como o pó, pólen, animais de estimaçã, etc.

Existem milhões de pessoas alérgicas que sofrem com esta condição de saúde, em seguida compartilharemos algumas recomendações e tratamentos muito úteis, práticos e naturais para reduzir ao máximo os sintomas característicos da congestão nasal.

Remédios caseiros para desinflamar os seios paranasais

Vinagre de sidra de maçã

Dentre os inúmeros benefícios para a saúde, podemos destacar a importância do vinagre da sidra de maçã para o tratamento de infecções dos seios paranasais. Para estes fins, o recomendável é misturar duas colheres de sopa de vinagre de sidra de maçã em 227 ml de água morna e depois adicionar uma colher de sopa de mel. Esta mistura pode ser tomada uma vez ao dia, até que a infecção desapareça por completo.

Vinagre-de-maçã

Outra estratégia não menos eficiente para descongestionar os seios paranasais é inalar o vapor que forma a mistura de meio copo de água com o vinagre de maçã. O preparo deve ser fervido e o vapor inalado, antes de esfriar, com os olhos e a boca fechada. Este procedimento deve ser realizado pelo menos três vezes ao dia.

O açafrão

O açafrão possui um poderoso nutriente chamado curcumina, esse nutriente oferece inúmeros benefícios à saúde, atuando no combate a inflamação dos seios paranasais. Suas propriedades podem ser completamente aproveitadas quando incorporamos o açafrão no tempero de diferentes pratos.

Lavagem nasal

lota-nasal-Breigh-Hammarlund-500x375

Este é um procedimento caseiro muito antigo utilizado por muitas gerações. Trata-se de um tratamento complementar, mas se for feito de acordo com as recomendações, pode alcançar resultados muito eficientes.

Para fazer essa lavagem nasal devemos misturar uma xícara de água morna com uma colher de sopa de sal marinho e, em seguida, lavar as narinas (existe um recipiente muito usado na cultura indiana para esses fins, que também é comercializado no Brasil, na ausência desse utensílio uma seringa grande também pode ser usada).

Introduza a seringa com a solução em dos lados das narinas, espere a água escorrer pela outra narina, repita a operação na narina do lado oposto. Para obter resultados mais rápidos, repita essa operação várias vezes ao dia.

Recomendações adicionais:

Acomode a cabeça no travesseiro, de modo que ela fique elevada o suficiente para evitar problemas como falta ou redução de oxigenação durante o sono.

Faça compressas de água morna com sal alternando a posição (no meio e nos dois lados das narinas) várias vezes ao dia ou quando for necessário.

Consuma a quantidade adequada de vitamina C e D diariamente.

Beba bastante água, tendo em vista que ela hidrata principalmente a região das mucosas, ajudando a eliminar o acúmulo de muco presente nas inflamações e obstruções.

Mantenha a casa (principalmente o quarto) e o ambiente de trabalho limpos, arejados e livres de objetos que possam causar alergias.

A língua e o polegar podem ser duas ferramentas muito úteis para ajudar a descongestionar o nariz. Experimente fazer pressão com a língua na parte superior da boca (palato) e ao mesmo tempo pressionar com os dedos a região entre o osso da base do nariz e as sobrancelhas durante vinte segundos. Desta maneira você sentirá que os seios paranasais começam a descongestionar.