Remédios caseiros para a dor de ouvido - Melhor com saúde

Remédios caseiros para a dor de ouvido

A solução de alho é muito eficaz, já que tem propriedaes analgésicas e antibióticas que podem acabar com as infecções.

A dor de ouvido é algo muito comum, principalmente em crianças pequenas, o que é um grande problema, visto que se auto medicar nesses casos é muito inseguro.

Por isso, hoje, falaremos sobre alguns remédios naturais que podem contribuir para aliviar a dor de uma maneira segura e sem medo dos efeitos secundários.

Azeite de oliva

O azeite de oliva pode funcionar como um lubrificante natural, o que é muito bom para aliviar dores de ouvido, afinal, permite eliminar qualquer tipo de infecção existente nessa região.

Também ajuda a melhorar a sensação de zumbido, que ocasiona muito incômodo em diversas situações.

Utilizá-lo para essa finalidade é muito simples, basta aplicar quatro gotas de azeite de oliva morno no ouvido que dói. Este procedimento deve ser feito preferencialmente à noite e o ouvido deve ser tampado com um algodão.

Alho

Por seu grande poder analgésico e antibiótico, o alho pode acabar com a dor de ouvido rapidamente, principalmente se a causa da dor for uma infecção.

O remédio à base de alho é muito simples de preparar, para isso, basta refogar um alho socado com duas colheres de óleo de gergelim, coar e filtrar o óleo. Quando estiver completamente frio, use três gotas no ouvido afetado.

Cebola

A cebola é antisséptica e antibacteriana, o que a torna muito eficaz para melhorar a dor de ouvido com rapidez. Preparar o remédio caseiro com cebola é simples, basta picar uma cebola fresca e colocá-la em um pano limpo. Em seguida, coloque-as sob a orelha, deixando atuar por pelo menos cinco minutos. O procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia.

Gengibre ajuda a combater inflamação no ouvido

O gengibre, por suas propriedades anti-inflamatórias, também é útil em casos de infecções no ouvido. Além disso, também é um analgésico muito efetivo. Não deixe de experimentar este grande remédio caseiro, caso alguém de sua família, ou você, apresente um episódio de dor muito forte.

A melhor maneira de utilizar a raiz para desinflamar e acabar com a dor é aplicando três gotas do sumo do gengibre na região e tapando com um algodão, em poucos minutos será possível notar seu efeito calmante.

Alcaçuz

O alcaçuz é muito conhecido e bom para tratar esse tipo de dor com efetividade. Para realizar o tratamento, basta esquentar um pouco da erva em duas colheres de manteiga até formar uma pasta. Depois, aplique na parte externa (ao redor da orelha). A pasta deve estar morna e pode permanecer na região até que a dor amenize.

Como foi possível notar, os remédios naturais para melhorar a dor de ouvido são muito fáceis de preparar, além de serem preparados com produtos que habitualmente temos em nossa cozinha. Por serem produtos naturais não é comum gerarem efeitos secundários.

Como foi advertido em outras oportunidades, é preciso ter cuidado e não utilizar todos os remédios de uma só vez, ou seja, escolha o que parece mais conveniente, caso não funcione, prepare outro e teste.  Se nenhum destes remédios caseiros for o suficiente, procure imediatamente um especialista, pois o problema pode ser mais delicado que parece e necessitar de algum tipo de tratamento especializado.