Remédios caseiros com leite - Melhor com saúde

Remédios caseiros com leite

O leite sempre foi valorizado como um dos alimentos mais nutritivos e completos que existem, nele se concentram grande quantidades de proteínas, carboidratos, fósforo, potássio, cálcio, vitaminas A, C e B 12…

Nos últimos anos especialistas têm advertido que o leite em si é mais benéfico pra lactantes do que para adultos, já que quando chegamos a madures é comum que soframos de intolerância à enzima da lactose e com a dificuldade de nosso corpo em assimilar as proteínas de origem animal.

É por isso que em muitos casos o consumo de leite não seja tão recomendado. Geralmente não é difícil digeri-lo, apesar de conter muitas gorduras, mas não podemos deixar de reconhecer que o leite é básico e essencial em dado momento de nossas vidas.

O leite pode nos proteger de doenças como o raquitismo, artrite, desmineralização, e por isso é essencial que pelo menos até a adolescência seja amplamente consumido, para que depois passemos a utiliza-lo de forma mais equilibrada para manter a porção de cálcio e outros nutrientes imprescindíveis presentes em sua composição.

Mas claro, depois desse período até a adolescência sempre que notemos que o consumo de leite não tem nos feito bem, mesmo que o ministremos de maneira equilibrada (um ou dois copos por dia), devemos dosa-lo melhor e nos lembrar que apesar de muito benéfico também pode ser prejudicial por seu teor em calorias e gorduras saturadas.

Além disso, o leite dispõe de uma série de propriedades curativas das quais podemos nos valer em muitas ocasiões, quando sofremos com algum tipo de problema ou inclusive utilizando-o como um substitutivo natural para alguns cosméticos.

Por isso, gostaríamos de oferecer outra visão sobre o leite, outro enfoque para demonstrar que esse alimento de origem animal pode ser muito benéfico em muitas situações que talvez você ainda desconheça.

Remédios naturais com leite

Remédio para a acne

Para diminuir ou inclusive acabar com as espinhas e furúnculos basta pegar uma tigela de leite morno e pôr uma fatia de pão de molho, depois, pegar um pedacinho desse pão e aplicar sobre o furúnculo ou espinha mantendo-o na região até que esfrie.

O leite tem propriedades anti-inflamatórias e curativas, é um remédio muito antigo e eficaz.

Remédio contra a insônia

A propriedade sedativa do leite é muito conhecida, ele contém triptofano, que atua como calmante em nosso organismo. Para que o uso seja realmente efetivo podemos tomar um copo de leite quente com canela antes de dormir, isso facilitará muito o relaxamento e posteriormente o sono.

Remédio para queimaduras de sol e picadas de insetos

Nesse caso utilizaremos o leite em pó, ideal para neutralizar o veneno de insetos e aliviar o ardor de queimaduras. Para isso basta misturar uma colher de sopa de leite em pó com água e uma pitada de sal, depois aplicar a pasta que se formará na região afetada.

Remédio para a asma

asma

Para aliviar ataques nervosos de asma ferva uma xícara de leite e adicione uma colher de chá de pimenta negra moída. Deixe repousar por alguns minutos e beba em goles, o efeito é bem interessante e benéfico.

Propriedades do leite na estética

Utilizado desde a antiguidade, o leite teme m suas propriedades muitos segredos concentrados em torno do ácido láctico, pertencente à família dos alfa-hidroxiácidos, essencial para o cuidado da pele, proporcionando suavidade e uniformidade. Além disso, contém oligopeptidos que nos oferecem antioxidantes capazes de atenuar as rugas e suavizar a pele.

Máscara de leite para a pele gordurosa

Para suavizar os inconvenientes da pele gordurosa pode ser muito útil elaborar uma máscara caseira com leite, para isso colocaremos em um liquidificador um pouco menos do que meio copo de leite desnatado, um tomate maduro e uma colher de sopa de amido de milho. A mistura deve ficar espessa o suficiente para aplicarmos no rosto durante pelo menos meia hora, depois lavaremos com água fria.

Máscara de leite para a pele normal

Nesse caso usamos meia xícara com leite em pó e misturamos com um pouco de água, o suficiente para que a mistura fique espessa. Aplicamos durante 20 minutos ou meia hora e depois nos limpamos com água morna. De imediato é possível sentir a pele fresca.

Máscara para a pele seca

Nesse caso utilizaremos um pouco menos de meio copo de leite, uma maçã e uma colher de sopa de amido de milho. Colocaremos tudo em um liquidificador e quando obtivermos uma mistura espessa a aplicaremos durante meia hora.

Remédio para os olhos inchados

olhos

O leite é um elemento perfeito para auxiliar nos dias em que nos levantamos com os olhos inchados. Para isso utilizaremos leite frio e desnatado. É importante que seja descremado, já que o leite integral sempre deixa resíduos gordurosos.

Embebemos alguns algodões nesse leite frio e desnatado e aplicamos nos olhos, isso nos proporcionará um alivio imediato. Trata-se de um remédio incrivelmente simples, tradicional e muito efetivo.

Condicionador para o cabelo

Com certeza você conhece outros tipos de condicionadores naturais, como o azeite de oliva ou o vinagre, mas uma opção agradável e que desde a antiguidade se utiliza é o leite. Para isso, depois de lavarmos o cabelo, quando estiver úmido, podemos aplicar um copo de leite e deixa-lo atuar por cinco minutos, depois voltamos a enxaguá-lo.