Nariz entupido: remédios caseiros para combatê-lo

Remédios caseiros para o nariz entupido

Remédios para nariz entupido

O nariz entupido pode ocorrer devido a um resfriado, à sinusite ou a alergias. O fato é que esta situação não é nada agradável, principalmente se não estamos acostumados a respirar pela boca (o que, além disso, não é aconselhável).

Neste artigo você encontrará receitas de alguns remédios caseiros e eficazes para desentupir o nariz.

Causas da congestão nasal ou “nariz entupido”

Em primeiro lugar, as respostas alérgicas entopem o nariz. Pode ser que seu organismo estabeleça essa barreira diante do pó, do pólen, dos aerossóis, da fumaça do cigarro, etc. Esta resposta do sistema imunológico faz com que as membranas mucosas se inflamem.

As mudanças repentinas de temperatura também podem causar congestão nasal, principalmente se a mesma passar de quente para frio (no inverno, estar em um ambiente muito quente e sair na rua sem se agasalhar corretamente).

A rinite não alérgica é outra das causas. É uma inflamação das mucosas e dos condutos nasais. Secreção, obstrução nasal. Coceira e espirros são os sintomas. Pode se tornar recorrente ou não melhorar com o tempo.

Quando temos gripe ou resfriado comum, sem dúvidas terminamos com o nariz entupido. Isso acontece porque a infecção viral se aloja no sistema respiratório, no trato superior. A resposta é a mesma que ocorre diante de uma alergia.

Se há infecção bacteriana nos seios paranasais pode ocorrer entupimento do nariz. Isso pode acontecer principalmente a noite e após um resfriado.

Um desvio de septo também pode causar congestão nasal e pode acontecer em uma ou duas fossas nasais.

Por último, consumir certos medicamentos pode causar entupimento do nariz. Principalmente aqueles fármacos que afetam a circulação do sangue, causando inflamação da membrana mucosa.

gripe-nariz-entupido

Dicas para desentupir o nariz de forma caseira

  • Não assoe o nariz. Isso só piora a situação. Nada de lenços. Use-os unicamente quando sentir que há secreção no nariz. Se você assoar o nariz fortemente e por muitas vezes, suas membranas nasais se inflamarão ainda mais, caindo em uma espécie de círculo vicioso.
  • Use uma solução salina com um aerossol que é possível comprar na farmácia. Uma pera de borracha (usada muito por quem tem bebês) com meia xícara de água morna e 1/4 de colher de sopa de sal grosso bastará. No banheiro, incline a cabeça sobre a pia e borrife a solução em uma de suas fossas nasais, deixe que drene bem e repita três vezes por dia.
  • Você pode usar o vapor do chuveiro para aliviar a congestão nasal. A umidade e a temperatura alta diminuirão a inflamação e você poderá respirar melhor. Um banho com água bem quente é perfeito. Você também pode ferver água e sal em um caneco e aspirar os vapores cobrindo a cabeça com uma toalha. Se você conseguir encontrar, não deixe de comprar um vaporizador ou umidificador para os ambientes muito secos e para melhorar a respiração quando dormir.

nariz-entupido

  • Manter-se hidratado é vital porque o líquido fará com que a mucosidade diminua, facilitando também sua expulsão. A água adicional em seu corpo evitará os bloqueios nasais ou os condutos irritados. Você pode optar também por caldos, chás ou infusões.
  • Coloque uma compressa morna no nariz. Deite de barriga para cima e molhe um pano com água o mais quente que possa aguentar, coloque ao redor do nariz, também molhe debaixo dos olhos. As narinas devem ficar livres. Quando esfriar, volte a molhar. Se não quiser dormir, recoste e assista um pouco de TV ou leia um livro. A noite, durma de barriga para cima, se possível com mais almofadas para que a cabeça fique elevada.
  • Use tiras adesivas para o nariz. Encontramos na farmácia e são bem econômicas. Podem ser usadas em qualquer momento do dia, mas é preferível a noite, o que evitará roncos.
  • Coma alimentos picantes, como chilli ou coisas bem temperadas. Um molho de tomate com cominho pode ajudar. Lembre-se de beber uma boa quantidade de água durante a refeição.

nariz-entupido

Remédios caseiros para o nariz entupido

  • Mastigue três ou quatro folhas de manjericão antes do café da manhã e antes de deitar. Você também pode beber chá de manjericão.
  • Consuma duas colheres de sopa de mel regularmente para tratar o problema do nariz entupido se o mesmo costuma ser muito frequente. Dissolva em um copo de água morna e beba antes de dormir para resultados melhores.
  • O vinagre de maçã também pode te ajudar a melhorar a congestão nasal. Misture duas colheres de sopa em um copo de água morna e beba até 4 vezes por dia. Não deixe de temperar suas saladas com vinagre.

vinagre-de-maçã-para-nariz-entupido

  • Dissolva uma colher de chá de gengibre fresco ralado em água morna, adicione suco de limão e mel para que tenha um sabor melhor e beba antes de deitar.
  • O óleo de mostarda é muito bom para este problema. Basta colocar uma gota em cada fossa nasal. Também pode usá-lo para preparar seus pratos.
  • O óleo essencial de eucalipto não pode faltar em sua casa se você costuma ter muitos episódios de nariz entupido. Ferva uma panela com água e adicione 10 gotas deste óleo, inale os vapores para resultados mais efetivos.
  • Prepare uma mistura com duas colheres de sopa de suco de limão, 1/4 de uma colherzinha de chá de pimenta preta em pó e uma pitada de sal. Aplique nas fossas nasais para aliviar a congestão.
  • Coloque uma cebola partida na metade (ou em quatro partes) em sua mesa de cabeceira à noite. Seu aroma chegará diretamente às fossas nasais, sendo também um excelente antibiótico natural graças a suas propriedades anti-inflamatórias.