Remédios caseiros para clarear as axilas - Melhor Com Saúde

Remédios caseiros para clarear as axilas

Não existe nada mais antiestético que as axilas escurecidas, com manchas; a tal ponto que evitamos colocar roupa sem mangas ou levantar os braços. O escurecimento pode ocorrer por diferentes motivos e a boa notícia é que existem vários remédios caseiros para reverter esta situação.

Axilas escuras: o que você deve saber?

As axilas podem ficar manchadas por diferentes motivos, desde uma limpeza inadequada ao excesso de suor; passando pelo acúmulo de células mortas, a fricção da roupa, as peças muito ajustadas ou que soltam penugem, a depilação com cera ou outros produtos, os desodorantes que contêm álcool ou uma predisposição dérmica. Também pode surgir devido à exposição ao sol, problemas hormonais ou falta de hidratação e ressecamento. O certo é que dá muita vergonha andar por aí com as axilas manchadas, sobretudo em uma festa ou evento social.

clarear as axilas

Algumas dicas para evitar que as axilas fiquem manchadas:

  • Não use lâminas de barbear para se depilar: quando não temos muito tempo disponível recorremos a esta opção enquanto nos banhamos, por exemplo. Entretanto, diferente de outros métodos, esse tornará as axilas cada vez mais escuras. Para algumas mulheres, por sua vez, usar cera produz este efeito, sobretudo as que têm a pele muito branca.
  • Evitar usar muito desodorante ou antitranspirante: um das “tarefas” destes produtos é evitar que a pele respire como corresponde, assim como que se produza a sudoração ou transpiração. Os poros vão se fechando e as impurezas se tornam manchas escuras. Certamente você já notou que cada vez mais aumenta o odor nas axilas e que apenas se resolve colocando mais desodorante, a razão é essa que acabamos de explicar. Assim que, procure usar o menos possível e prefira manter a higiene com água e sabão neutro ou com perfume.

Como clarear as axilas

  • Lavar regularmente as axilas: preferencialmente todos os dias ou mais de uma vez quando faz calor ou durante os exercícios.
  • Usar roupa de algodão: sobretudo durante o verão, para evitar a sudoração excessiva e prevenir as manchas nas axilas (assim como, o excesso da transpiração).
  • Evitar os cremes depilatórios: seu uso assíduo contribui com o escurecimento das axilas.
  • Tente não irritar a região: quando você tiver, além de manchas nas axilas, uma pele que descama, coça, apresenta brotoejas ou estiver mais escura que o habitual, pode ser uma infecção bacteriana ou uma alergia. Nestes casos, consulte um dermatologista.

Remédios caseiros para clareamento

  • Iogurte: o iogurte, natural, é claro, é um dos melhores remédios naturais para eliminar as manchas das axilas. Aplicar antes de tomar banho uma colher em cada uma das axilas e deixar atuar por 20 minutos, depois enxaguar com bastante água fresca. Repita este processo diariamente durante ao menos uma semana.

Remédios caseiros para clarear as axilas

  • Pedra-pomes: enquanto você estiver tomando banho, dedica alguns minutos à saúde e beleza das suas axilas. Esfregue suavemente com uma pedra-pomes por dois minutos, uma vez por semana. Isto te ajudará a eliminar a pele morta e que as axilas sempre fiquem bonitas.
  • Esfoliantes: qualquer um que você tiver em casa para o rosto, por exemplo, também servirá para as axilas. Isto ajuda a eliminar as células mortas e, consequentemente, a deixar a pele mais branca. Você pode fazer um caseiro com açúcar, mel, azeite e sal grosso. Basta esfregar para remover a sujeira e retirar a água.
  • Sândalo: adquira sândalo em pó e mistura água de rosas. Aplicar nas axilas com movimentos circulares por dois minutos, enxágua e seca bem.

Clarear as axilas naturalmente

  • Pepino: extrair o suco de um pepino e misturar com uma colher de cúrcuma em pó (você pode comprá-lo em lojas de produtos naturais). Adicionar o suco de meio limão para aumentar as propriedades. Aplicar a mistura e deixar que atue por 30 minutos. Depois enxaguar com bastante água fresca.
  • Laranja: usar o pó da casca seca de laranja e uma colher de iogurte natural. Aplicar nas axilas e deixar por 20 minutos. Depois retirar com bastante água fria ou morna.
  • Suco de batata: descascar uma batata e retirar seu suco batendo no liquidificador. É um produto clareador por excelência, que você deve aplicar com um algodão, deixar secar por alguns minutos e depois retirar. Também pode cortar as rodelas e esfregar diretamente nas axilas uma vez por semana.
  • Bicarbonato de sódio: em um recipiente, mistura um pouco de bicarbonato com água até formar uma pasta. Aplicar todas as noites e, se possível, deixar agindo toda a noite. Na manhã seguinte retirar com bastante água.
  • Aveia: é um excelente esfoliante que pode ser usado em todo o corpo. Misturar um pouco de aveia com uma colher de mel e suco de meio limão. Colocar nas axilas durante uma hora e enxaguar. Repetir duas vezes por semana.
  • Vinagre de maça: é um dos ingredientes de muitas receitas para cuidar e tratar da pele. Devido o seu teor ácido, não permite que proliferem as bactérias, retira o mau odor e clareia. Embeber no algodão um pouco do vinagre e limpar as axilas uma vez por semana.

Dicas para clarear as axilas

Imagens cortesia de Stephen Fyfe, Georges M Groutas, iamtheo, Elvert Barnes.