Remédios caseiros para combater caspa e seborreia - Melhor com Saúde

Remédios caseiros para combater caspa e seborreia

Além de dar brilho ao cabelo, o vinagre de maçã é um antisséptico natural que nos ajuda a eliminar a oleosidade e a reduzir a incidência da caspa.

Tanto a Caspa quando a seborreia são problemas que afligem o couro cabeludo, e são muito comuns, podendo ocorrer em pessoas de qualquer idade. Isso os transformam em problemas que podem causar incômodos e inconvenientes às pessoas. Quando há a presença de caspa em forma de escama, pode ser que o couro cabeludo tenha ressecado, por isso solta pequenas partículas que costumam cair sobre os ombros e causar uma situação constrangedora quando usamos roupas escuras.

Pessoas que sofrem desse problema sentem-se constrangidas e coagidas na hora de deixar o Cabelo solto. No caso da seborreia o problema é ainda mais grave, já que se formam crostas no couro cabeludo, que descamam, causando vermelhidão, coceira e perda de cabelo em alguns casos, além de um tipo de infecção.

O que provoca a caspa?

A caspa pode ser provocada por vários fatores. Destacaremos alguns deles:

  • Presença de fungos;
  • Má alimentação;
  • Excesso de Estresse;
  • Uso de tratamentos e produtos químicos (como tintas, por exemplo).

Para essa oportunidade vamos recomendar alguns remédios caseiros que são muito efetivos para melhorar essa condição do couro cabeludo.

Amenize os sintomas da seborreia com mel puro

Um remédio caseiro muito efetivo pode ser feito á base de mel de abelha puro, já que por meio de estudos científicos foi comprovado que o mel exerce um poder curativo sobre este problema que aflige o couro cabeludo. Um grupo de pessoas com esse problema foi submetido a um tratamento a base de mel e apresentaram uma melhora total em pouco tempo.

Para preparar esse remédio caseiro deve-se fazer uma mistura de 90% de mel puro com 10% de água morna. Depois aplique a mistura em todo o couro cabeludo, fazendo uma massagem suave, cubra a cabeça com um pano e deixe atuar por pelo menos três horas. Por fim, enxágue com água morna. O tratamento deve ser feito todos os dias durante um mês, depois deve-se continuar durante seis meses, porém, só uma vez por semana. Por meio desse tratamento os incômodos desaparecerão pouco a pouco, e no final dos seis meses todas as complicações terão desaparecido por completo.

Tratamentos adicionais e recomendações

dente-de-leao

  • Prepare uma infusão com uns ramos de dente de leão em um recipiente com água fervendo, deixe esfriar e tome. Essa bebida deve ser consumida três vezes por dia, até que se note a melhoria.
  • Outra infusão muito apropriada para solucionar esse tipo de problemas no couro cabeludo é preparada com cavalinha. Para isso se procede da mesma forma, porém, utiliza-se uma colher de sopa da planta seca por cada xícara de água. A infusão deve ser tomada uma vez por dia.
  • Quando surgem problemas de excesso de gordura no cabelo uma das soluções é cozinhar um molho de ramos de cipreste em um litro de água. Quando estiver fria, faça massagem em todo o couro cabeludo depois de lavar o cabelo como de costume.
  • Aqueles que apresentam esse problema devem cuidar muito da alimentação para que os sintomas não piorem. Alimentos ricos em gordura, frituras, alimentos processados e molhos devem ser evitados ao máximo. O melhor é optar por consumir todo tipo de Verduras, principalmente aquelas que são ricas em selênio e zinco, como o pepino, a abóbora, as cebolas, os aspargos, as berinjelas, os figo e ainda, as nozes, dentre outros.

Remédio caseiro para tratar a caspa

Vinagre-de-maca

  • Para reduzir a produção de caspa é muito efetivo esfregar o couro cabeludo com Vinagre de maçã, que deve ser aplicado fazendo uma massagem suave com os dedos. Deixe atuar durante vinte minutos e depois enxágue com água morna. Esse remédio pode ser usado de duas a três vezes por semana.
  • O óleo de árvore do chá também pode ser um remédio bem efetivo na luta contra esse problema no couro cabeludo, já que esse produto natural tem propriedades antibacterianas, é anticéptico, antimicótico e antibiótico, o que oferecerá uma grande esperança para solucionar rápido o problema.
  •  Um remédio caseiro que dá excelentes resultados em pouco tempo é o que se prepara com vinagre de maçã, alecrim e menta. Para prepará-lo você precisará de um litro de vinagre de maçã, alguns ramos frescos de alecrim e de menta. Coloque o vinagre em uma garrafa com tampa, adicione os ramos das duas plantas, tampe muito bem e coloque em um lugar escuro à temperatura ambiente. Depois deixe repousar por pelo menos vinte dias. Quando esse tempo acabar, coe e volte a engarrafar. Com esse preparado faça uma massagem suave em todo o couro cabeludo, deixando o remédio atuar por vinte minutos e depois lave o cabelo como de costume.
  • Por fim, é recomendável lavar o cabelo frequentemente, já que desse modo evitaremos a formação de gorduras que podem piorar a aparência e a condição do cabelo e do couro cabeludo em geral.