Remédios para melhorar a digestão de alimentos gordurosos

Remédios para melhorar a digestão de alimentos gordurosos

Ao contrário do que costumamos pensar, a ingestão de gorduras de origem vegetal ajudaria a eliminar os depósitos de gordura.
Suso de limão

As gorduras estão entre os alimentos mais temidos hoje em dia, mas elas são imprescindíveis e devem ser consumidas com moderação. Além disso, existem as gorduras boas e as ruins, e devemos saber diferenciá-las. Conheça a seguir os alimentos que facilitam a digestão de alimentos gordurosos no organismo.

É importante também levar em conta a maneira em que esses alimentos são consumidos para que a gordura possa ser metabolizada da melhor maneira pelo organismo. O vinagre de maçã, o limão e a alcachofra são poderosos aliados.

A importância da gordura

Como foi dito, a ingestão de gordura de boa qualidade é fundamental, mas sempre de maneira moderada. A gordura de boa qualidade é a de origem vegetal.

  • Azeites vegetais prensados a frio: oliva, coco, amêndoa, sésamo, linho, gérmen de trigo, etc.
  • Abacate;
  • Frutas secas.

Muitos estudos indicam que a ingestão de gorduras saudáveis de origem vegetal tende a eliminar os depósitos de gordura ruim do organismo, o que ajuda a emagrecer saudavelmente.

É importante também reduzir o consumo de gordura de origem animal. As gorduras de origem animal mais saudáveis são:

Gema de ovo.

Peixes ricos em Ômega 3 (atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha) .

Lácteos, especialmente os que procedem da cabra ou da ovelha, e melhor ainda, se são fermentados (iogurte ou Kefir).

abacate ajuda na digestão de alimentos gordurosos

Quando não digerimos bem a gordura?

Algumas pessoas têm dificuldades para metabolizar gorduras, especialmente as que não são benéficas. Possivelmente a causa esteja no fígado que pode estar com alguma disfunção. É importante tentar descobrir a fonte deste desequilíbrio, já que as gorduras são imprescindíveis para muitas funções vitais do organismo e em longo prazo algumas doenças podem surgir devido à carência de gorduras.

Para as pessoas que apresentam essa dificuldade é importante seguir alguns conselhos:

Comer pequenas porções de comida, repartidas ao longo do dia.

Evitar, o máximo possível, as gorduras prejudiciais.

Aplicar calor local sobre a zona do fígado (região das costelas do lado direito) com a ajuda de uma bolsa de água quente.

Consumir os alimentos que recomendamos a seguir.

Suco de limão ajuda na digestão de alimentos gordurosos

Um dos remédios mais práticos e econômicos é o suco de limão, um cítrico altamente medicinal que é indispensável ter sempre a mão. O limão contém um ácido que tem a propriedade de neutralizar o pH dos ácidos do estômago e ajuda na digestão e metabolização da gordura e de outros nutrientes, devido à vitamina C que contém.

Por isso, a maneira mais fácil de aproveitar as propriedades do limão consiste em beber o suco dessa fruta logo após as refeições, especialmente logo após ingerir proteína animal.

limão para digestão de alimentos gordurosos

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outro potente queimador de gorduras. De fato, tanto o limão como o vinagre são dois produtos naturais que também podem ser usados habitualmente na limpeza do lar, graças às suas propriedades adstringentes.

No caso do vinagre de maçã é importante que seja de boa qualidade, orgânico e que seja feito através de fermentação viva ou crua. É encontrado somente em lojas especializadas.

A diferença no tratamento do limão para o vinagre, é que o vinagre pode causar acidez estomacal nas pessoas que já apresentam problemas gástricos. De qualquer jeito, o seu uso deve ser moderado.

Recomendação de consumo: misturar um fio de vinagre em um pouco de água e despejar na comida pouco antes da refeição.

Chá verde e chá vermelho

Estas duas infusões são excelentes para tomar diariamente, especialmente para baixar de peso, já que ajudam a metabolizar melhor as gorduras da comida. O chá verde e vermelho têm quantidades significativas de cafeína, os efeitos podem variar dependendo do organismo, mas o ideal é ingerir muito antes da hora de dormir.

Para as pessoas que sofrem de anemia, o ideal é evitar o consumo desses chás antes ou depois das refeições principais para que não haja interferência da absorção de ferro pelo organismo.

chá-verde e chá-vermelho para digestão de alimentos gordurosos

Extrato de alcachofra

Finalmente, para ajudar o fígado a digerir melhor, também podemos fazer uso das verduras e plantas amargas que contribuem para melhorar sua função. Neste caso destacamos a alcachofra que pode ser consumida cozida, assada ou em forma de chá ou extrato (das folhas) que podem ser misturadas com água e adicionadas nas refeições.

Imagens por cortesia de j_silla, prolix6x e Christian Kaden