Remédios naturais para o ácido úrico ou gota

Remédios naturais para o ácido úrico ou gota

Entre os sintomas mais frequentes deste problema, podemos destacar a rigidez, a inflamação e a dor nas articulações, sobretudo no dedão do pé.

Quando os níveis de ácido úrico são muito elevados, provoca-se o que é conhecido popularmente como “gota”. Neste artigo, você vai poder conhecer remédios naturais que ajudam a tratar esta doença.

O ácido úrico: nosso inimigo?

Quando lemos que o causador da gota é o ácido úrico, logo o colocamos na lista de “malvados”, junto ao estresse, colesterol, etc. No entanto, o problema está nas quantidades, não no elemento em si.

No caso particular do ácido úrico, trata-se de uma substância de dejetos do nosso organismo que é criada a partir da purina, um composto que ingerimos com nossa alimentação (sobretudo em produtos que contêm carne). Em níveis adequados, o ácido úrico é bom para o funcionamento do corpo, porém, o excesso pode causar a doença conhecida como “gota”, cujo termo médico é “hiperuricemia”.

Quando isto ocorre, formam-se uma espécie de cristais nas articulações, causando artrite. Por outro lado, muitas pessoas que têm níveis de ácido úrico elevado apresentam cálculos renais. Definitivamente, estes cristais são sedimentos que vão se alojando em diferentes partes do corpo e ocasionam problemas de saúde.

ácido-úrico-1

O que fazer para reduzir o ácido úrico?

Você já deve saber: uma boa dieta, equilibrada e saudável.  As mudanças de hábitos na alimentação são fundamentais, já que a quantidade de ácido úrico que temos no corpo dependerá do que comemos. Portanto, evite consumir:

  • Carnes vermelhas
  • Bebidas alcoólicas (sobretudo, cerveja)
  • Molhos com caldo de carne
  • Sardinhas
  • Anchovas
  • Cogumelos
  • Açúcares refinados de todo tipo
  • Lácteos integrais
  • Embutidos
  • Frituras e fast-foods

Pode-se comer de tudo, com exceção do que se encontra nesta fatídica lista. Recomenda-se incluir o consumo de frutas e verduras, assim como de cereais integrais e grãos (como o amaranto e o milho).

Não se esqueça de beber uma boa quantidade de água por dia, para que os rins possam trabalhar bem e eliminar o ácido úrico por meio da urina. As quantidades ideais você já deve conhecer: oito copos de água por dia.

Remédios naturais para a gota

Na natureza temos à disposição uma grande farmácia onde podemos encontrar todos os remédios que precisamos. Há muitas plantas e frutos cujo consumo é aconselhável para reduzir ou eliminar o ácido úrico no sangue. Os mais destacados são:

Mirtilos

Esta pequena fruta de cor roxa é recomendada em vários casos, por exemplo:

  • Problemas renais
  • Infecção urinária
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial

O suco de mirtilos ajuda a eliminar o ácido úrico. Para prepará-lo é preciso:

  • ¼ de um copo de mirtilos
  • 1 litro de água

Ponha para ferver os mirtilos em um litro de água durante três minutos e depois deixe repousar um pouco. Coe o líquido e beba o produto durante o dia. Lembre-se de que para aumentar os efeitos, você pode comer mirtilos como sobremesa ou como um lanche entre refeições, seja com iogurte, sucos, vitaminas ou salada de frutas.

mirtilos-e-ácido-úrico

Sementes de aipo

Entre as muitas propriedades desta pequena semente se destacam a diurética e a anti-inflamatória, o que ajuda a eliminar o ácido úrico e a reduzir as dores nas articulações. Aconselha-se consumir 500 mg por dia, mas esta dose pode variar de pessoa para pessoa. Não é permitida para mulheres grávidas ou para pacientes com patologias renais crônicas ou graves.

Cerejas

Outra das pequenas frutas que carregam muitas propriedades. A cereja tem a capacidade de reduzir as dores nas articulações, assim como também pode diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Consuma uma porção por dia ou inclua elas em suas receitas para desfrutar de seus benefícios.

Salsinha

Uma das ervas aromáticas mais usadas na cozinha, com propriedades diuréticas muito conhecidas. É uma ótima aliada para os que sofrem com gota. Você pode consumir nas receitas, para realçar o sabor, ou como chá (não indicado para grávidas, já que é considerado abortivo).

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas de salsinha picada (30 g)
  • 1 xícara de água fervente (250 ml)

Preparo

Deixe a salsinha na água, fazendo uma infusão por 5 minutos. Coe o líquido e beba. Pode ser tomado até duas vezes por dia e, se você quiser, adocique com mel ou estévia.

salsinha-e-ácido-úrico

Pimenta Caiena

A pimenta caiena tem muitas propriedades anti-inflamatórias, por isso é aconselhável para tratar as dores articulares e quando aumentarem os níveis de ácido úrico. Lembre-se de consumir em pouca quantidade, pois esta pimenta é muito forte e aumenta a temperatura corporal.

Alfafa

Esta planta ajuda a desintoxicar o corpo, por suas propriedades purificantes e também elimina o colesterol “ruim” e o ácido úrico do sangue. Para consumi-la, pode-se preparar um chá.

Ingredientes

  • 1 porção de alfafa
  • 1 xícara de água

Preparo

Ponha em uma panela os dois ingredientes e esquente. Quando a mistura começar a ferver, espere 3 minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos. Depois coe, adoce segundo sua preferência e beba. Não tome mais que duas xícaras por dia.

Trevo Vermelho

É uma planta com mil benefícios para a saúde, porque favorece a eliminação das toxinas. É perfeito para os pacientes com gota e os que desejam se desintoxicar. Também pode ser ingerido em forma de infusão.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas secas de trevo vermelho (30 g)
  • 1 xícara de água fervente

Preparo

Coloque as folhas na xícara e deixe repousar por 6 minutos. Coe, adoce naturalmente e beba de imediato.