Remédios naturais para aliviar a gastrite 

Remédios naturais para aliviar a gastrite

Os produtos derivados do leite podem aumentar a produção de ácido no estômago, por isso recomenda-se evitá-los enquanto durar a gastrite.

A gastrite é a inflamação tanto das membranas que recobrem o estômago, como das que recobrem o esôfago,  e são muitas as razões que podem provocar esta inflamação. 

Dentre elas, podemos citar o estresse, infecções, medicamentos, consumo de álcool, alergias, radiação ou envenenamento, ou intoxicação provocada por algum alimento.

Os sintomas mais comuns da gastrite são:

  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Falta de apetite.

Dessa forma, te ajudaremos a encontrar a maneira mais apropriada de aliviar estes problemas digestivos por meio de alguns remédios naturais.

Realize mudanças importantes para tratar a gastrite

Para tratar efetivamente os problemas que a gastrite causa, realize algumas mudanças importantes sem eu estilo de vida, principalmente no que diz respeito à alimentação.

O primeiro passo é deixar de consumir produtos lácteos, pelo menos até que o estômago esteja melhor, tome muita água, a quantidade normal recomendada é de pelo menos oito copos por dia, e aumente o consumo de vitamina E.

Uma boa maneira de amenizar os enjoos e vômitos é consumir abacaxi e sementes de mamão (devem ser consumidas cruas).

Planeje muito bem como distribuirá as refeições durante o dia, visto que é recomendado que comamos pouco e várias vezes. Por isso, evite refeições pesadas e abundantes, pois isso pode piorar o problema e os sintomas. Elimine, ou pelo menos reduza, o consumo de alimentos ácidos, fritos, picantes e gordurosas, além das bebidas alcoólicas.

Se o tipo de gastrite que te aflige está relacionado a um episódio de anemia, o melhor é consumir alimentos ricos em ferro e tratar primordialmente a causa, para depois tratar a gastrite. Mas se o problema é causado, por exemplo, por estresse o melhor a se fazer é buscar uma maneira de aprender a manipular as situações que provocam o estado de estresse.

Remédios naturais que aliviam a gastrite

Dentre os remédios naturais que ajudam a melhorar os sintomas da gastrite, podemos encontrar várias opções muito efetivas, como o alcaçuz, planta capaz de curar todo o trato gastrointestinal, bem como úlceras estomacais.

Para realizar o tratamento com este produto, consuma entre 300 e 600 ml meia hora antes de cada refeição, assim será mais efetivo.

Para reduzir sintomas como as náuseas, os vômitos, os gases e a dor de estomago, coma alcachofra. Outra opção interessante e eficaz é o gengibre, que é capaz de reduzir a inflamação e curar as possíveis úlceras que já tenham se formado em decorrência da gastrite; outra propriedade importante que esta raiz possui é a de ser antibacteriana, o que contribui para a redução notável dos enjoos  e estimula a digestão de gorduras. Fazendo, assim, deste produto um aliado muito importante quando o assunto é aliviar crises de gastrite.

Caso tenha conhecimento de que a causa de sua gastrite é bacteriana (pela bactéria Helicobacter pylori), o hidraste (planta medicinal, cientificamente Hydrastis canadensis L.) é a melhor alternativa para tratá-la porque, além de tratar a inflamação, também curará as úlceras.

O mentol, o qual é extraído da menta, também é muito útil no tratamento, já que ajuda a melhorar a digestão e cura as úlceras, o que é muito bom para pessoas que sofrem frequentemente com os incômodos sintomas gerados pela gastrite.

Como você pôde ver, existem muitas opções de tratamentos eficazes ao nosso alcance com as quais será possível melhorar, consideravelmente, sua saúde.