Os melhores remédios naturais para cicatrizar feridas

Os melhores remédios naturais para cicatrizar feridas

Conheça algumas das principais causas que impedem a cicatrização das feridas, e confira uma lista de remédios naturais para acelerar o processo.
Remédios para cicatrizar feridas

Cicatrizar feridas é um processo natural do nosso organismo, mas que em alguns casos pode sofrer um atraso devido a diferentes fatores.

As feridas podem surgir devido a um corte, um raspão, uma queda, ou seja, são aquelas marcas que ocorrem por pequenos acidentes domésticos ou enquanto realizamos qualquer atividade, desde trabalhar com ferramentas afiadas a não prestar atenção no lugar onde pisamos.

As feridas: por que aparecem?

As feridas são, basicamente, uma ruptura da pele devido a vários fatores. O corpo realiza um processo natural para poder cicatrizá-las por meio do aumento na fabricação de uma substância chamada colágeno. O problema surge para aquelas pessoas que possuem uma pele que demora mais tempo para fechar uma ferida. Alguns dos grupos mais vulneráveis ao atraso da cicatrização são:

  • A idade: a circulação sanguínea piora e as células têm menos oxigênio disponível para trabalhar curando as feridas. Além disso, os tecidos deixam de ter elasticidade e tensão.
  • O estresse: quando a pessoa sofre deste transtorno tão frequente na atualidade o corpo libera corticoides, substâncias que alteram o DNA (a composição) das células. Isto quer dizer que, ao haver estresse, as células não desempenham sua função de cicatrizar feridas, por isso não produzem tanto colágeno e este processo se torna muito mais lento.
  • Os fármacos: nem todos, apenas alguns, principalmente os que liberam corticoides no organismo. Um exemplo claro são os que aliviam a urticária, assim como os anticoagulantes e os anti-inflamatórios.

alho-para-cicatrizar-feridas

  • As doenças metabólicas: essas são a diabetes, a obesidade, o colesterol e a hipertensão. Todas elas dificultam a capacidade do corpo de produzir colágeno, encarregado de “tapar” o buraco que a ferida deixou na pele.
  • Fumar: fumar também causa má circulação e um atraso na cicatrização. A nicotina estreita as artérias e passa menos sangue por elas. Como consequência, não há oxigênio e nem colágeno. Aqueles que têm o hábito devem reduzir a quantidade de cigarros por dia por algumas semanas antes de se submeterem a alguma cirurgia programada, por exemplo.
  • As carências nutricionais: para que o corpo tenha a capacidade de produzir colágeno, ele precisa de “matéria prima”, a qual é composta por vitaminas A e C e zinco. É aconselhável consumir alimento ricos nesses nutrientes, tais como o mamão, o kiwi, a cenoura, a goiaba, o limão, a laranja e a toranja, para poder acelerar a cicatrização. É importante também consumir proteínas oferecidas nos lácteos, no ovo, nas carnes brancas, na soja e nos feijões.

Remédios caseiros para cicatrizar feridas

  • Alho: É um potente “curandeiro” de feridas, chagas e arranhões. Isso se deve ao fato de que dentre suas propriedades está a de ser antibacteriano, o que protege da infecção. É necessário aplicá-lo cuidadosamente porque pode causar irritação na pele, já que seus sucos são muito potentes. Não deixe-o mais de 20 minutos em contato com a ferida, e se arder muito, suspenda o uso. Um excelente remédio é misturar três dentes de alho em uma xícara de vinho, processar e deixar repousar duas horas. Depois, aplique sobre a ferida limpa e seque, duas vezes por dia.

alho-para-cicatrizar-feridas

  • Mel: os germes são atraídos pelo mel, o mesmo que ocorre com as abelhas. Isso ocorre quando ele é aplicado em uma ferida. Desidrata os agentes malignos, deixa a pele limpa e sem infecções. Assim que estiver bem desinfetada e seca, coloque um pouco de mel na ferida e cubra usando uma gaze esterilizada ou um lenço. Deixe que a pele absorva.
  • Vinagre branco: coloque uma colher de sopa de vinagre branco em um litro de água. Limpe as cascas que se formam na ferida com esta solução. Para poder eliminar as bactérias, limpe profundamente. Pode arder um pouco, não se assuste.
  • Cebola: a cebola se assemelha ao alho quanto a componentes e propriedades, mas com a diferença de que não irrita a pele. Coloque meia cebola cortada e uma colher de sopa de mel de abelha no processador. Aplique na ferida e deixe atuar por pelo menos uma hora, repetindo três vezes por dia até que cicatrize.

cebola-para-cicatrizar-feridas

  • Folhas de tanchagem: são conhecidas na medicina natural por suas propriedades anti-inflamatórias. Amasse algumas folhas para obter um suco ou pasta e aplique diretamente na ferida pelo menos uma vez por dia.
  • Babosa: sem dúvidas, a babosa é um excelente remédio natural para cicatrizar feridas. Também é eficaz no caso de queimaduras. Pegue um talo da planta e quebre-o na metade. Retire o gel ou suco e aplique diretamente sobre o corte ou arranhão. Deixe que absorva e volte a colocar várias vezes por dia. Aliviará a dor de imediato e em pouco tempo a ferida fechará sem se infectar no processo.

Sucos caseiros para cicatrizar feridas

  • Bata meia xícara de mamão, uma xícara de mirtilo, meia xícara de suco de manga e meia xícara de iogurte natural e beba diariamente, em jejum.
  • Misture no liquidificador uma xícara de mamão, uma de pêssegos sem caroço, o suco de duas laranjas e duas cenouras descascadas. Não coe, beba imediatamente.
  • Bata uma rodela de melão, meia xícara de suco de cenoura, o suco de uma laranja e o suco de um limão. Beba diariamente.
  • Coloque no liquidificador meia xícara de morangos, um copo de suco de laranja e 120 ml de suco de goiaba. Misture bem e beba no café da manhã.
  • Faça um suco com dois kiwis descascados, meia xícara de iogurte natural e duas colheres de sopa de mel. Beba todos os dias.