Cicatrizes: conheça remédios naturais para o tratamento

Remédios naturais para as cicatrizes

O aloe vera hidrata e proporciona elasticidade, enquanto o óleo de rosa mosqueta regenera a pele e atua como um grande cicatrizante.

Temos que começar a tratar das cicatrizes o quanto antes não somente por uma questão estética como também para que a pele se regenere completamente.

Consumirmos alimentos ricos em vitaminas e minerais e prepararmos um unguento natural para aplicar diariamente até que a cicatriz desapareça, são atitudes que podem ajudar.

A vitamina A

A vitamina A ou betacaroteno ajuda a conservar a pele em bom estado e favorece a cicatrização. Podemos consumir alimentos que a contenham, a maioria deles são de cores alaranjadas, como:

A vitamina C

A vitamina C é uma fonte de energia exerce quatro funções na pele: antioxidante, regenerante, hidratante e vitalizante. Por tudo isso, ajuda no processo de cicatrização, ao acelerar a criação de novas células na pele e no desprendimento das células velhas.

Alimentos ricos em vitamina C:

  • Cítricos
  • Acerola
  • Frutos vermelhos
  • Pimentão vermelho
  • Salsa
  • Quiuí
  • Brócolis

Também podemos consumir suplementos de vitamina C. Os mais naturais podem ser elaborados com acerola em pó, e são os que o organismo assimila melhor.

Silício

Um dos mais importantes suplementos para o correto funcionamento da função celular do organismo, e, portanto, da pele, é o silício. Este é o primeiro mineral no qual pensamos para a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Muitos cremes reafirmantes o incluem entre seus ingredientes, pois melhora notavelmente a elasticidade da pele.

Alimentos ricos em silício:

Também podemos consumir silício orgânico, um oligoelementos essencial, pode-se dizer que ele é indispensável para a saúde do ser humano além de ser um autentico elixir de beleza. Recomendamos toma-lo em sua forma orgânica para melhor assimilação.

Unguento natural é ótimo para cicatrizes

Prepare um unguento natural com ingredientes cicatrizantes e regeneradores:

  • Babosa: se tiver a planta você pode extrair diretamente a gelatina do interior. Se não tiver, pode comprar o gel de aloe vera natural.
  • Óleo de rosa mosqueta
  • Óleo essencial de lavanda
  • Vitamina E (pode consegui-la em cápsulas, vendidas em farmácias)

Misture em um recipiente de cristal a mesma quantidade de aloe vera e de óleo de rosa mosqueta, aproximadamente 50 mL de cada um, e adicione 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 10 gotas de vitamina E, que funciona como conservante. Mexa bem com um utensílio de madeira. Para que se conserve melhor, você pode guardar na geladeira. Aplique ao menos duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.

Unguento natural é ótimo para cicatrizes

Cicatrizes doloridas

Para cicatrizes doloridas recomendamos aplicar óleo de hipérico, que também podemos preparar em casa. Macere as flores do hipérico em azeite de oliva durante trinta dias ao ar livre. O óleo ficará com uma cor avermelhada. Aplique duas ou três vezes ao dia sobre a cicatriz. Além disso, este óleo também serve para aliviar pancadas e queimaduras.

Também podemos tomar o remédio homeopático Hypericum 6HC, três bolinhas sob a língua três vezes ao dia, separadas das refeições e dos sabores fortes (pasta de dente de menta, café, etc.).

Cicatrizações difíceis

Quando a cicatrização e/ou regeneração é difícil podemos aplicar um creme de arnica, vendido em farmácias e ervanários, e também podemos tomar o remédio homeopático Arnica 6HC, do mesmo modo que o anterior.

Homeopáticos para cicatrizes

Mel e própolis, dois remédios antigos

As abelhas nos proporcionam duas soluções naturais excelentes e econômicas para regenerar a pele.

O mel é um alimento com muitas propriedades, entre elas estão as funções umectante, antioxidante e antibiótica. É muito utilizado em mascaras para a pele e podemos usá-lo para tratar as cicatrizes. Para isso, aplique diariamente mel orgânico durante ao menos dez minutos, três vezes ao dia.

O própolis era usado já no antigo Egito pelas suas propriedades antissépticas e cicatrizantes, e também para combater muitas doenças na pele. Aristóteles o chamava de “um remédio para infecções da pele, chagas e supurações”. Se aplicarmos diariamente sobre a cicatriz e tomarmos oralmente ele regenerará rapidamente a pele e as cicatrizes serão cada vez mais imperceptíveis.

Também podemos comprar em ervanários um creme preparado de própolis, que não provocará a inflamação que os cremes químicos convencionais parecem trazer.

Imagens por cortesia de itmpa y giorgio