Cálculos renais: conheça remédios naturais para dissolver

Cálculos renais: conheça remédios naturais para dissolver

Cálculos renais são depósitos de cristais de minerais que se acumulam no rim ou no trato urinário; é uma doença muito dolorosa, que provoca dor abdominal, na lateral inferior das costas e nos rins, produz náuseas e vômitos, vontade frequente de urinar, ardor, dor nos órgãos genitais e sangue na urina.

Para combater os cálculos renais e ajudar a dissolvê-los, existem vários remédios naturais. E é sobre alguns deles que falaremos agora!

REMÉDIOS DIETÉTICOS PARA CÁLCULOS RENAIS

ÁGUA

Beber água em grande quantidade é muito importante para manter a urina diluída e, assim, ajudar a eliminar as pedras do rim.

Se não consumirmos água o suficiente, o organismo se desidratará e consumirá os líquidos dos tecidos; isso pode gerar ácido úrico e formar um sedimento cristalizado no rim, por isso, é imprescindível nos manter hidratados para ajudar na limpeza dos rins.

VINAGRE ORGÂNICO DE CIDRA DE MAÇÃ

Esse vinagre não contém pesticidas, nem produtos químicos, diferente de outros vinagres não orgânicos, e ajuda a criar um ambiente alcalino ao aumentar o pH, o que evita que o ácido úrico se cristalize, ajudando também a dissolver as pedras já existentes.

Além disso, o vinagre orgânico contém altos níveis de potássio, benéfico para os rins. Adicione 2 a 4 colheres de sopa de vinagre em 300 ml de água, isso ajudará a alcalinizar o sistema e ajudará a dissolver os cálculos renais.

LIMÃO

O limão ajuda a dissolver os cálculos renais, devido ao seu alto teor em citrato (ácido cítrico), e também é rico em potássio; aumenta o pH da urina, por ser levemente alcalino, e ajuda a manter limpo o rim.

Recomenda-se beber todos os dias 2 litros de água, misturados com suco de 2 ou 3 limões, ao longo do dia.

REMÉDIOS À BASE DE PLANTAS QUE COMBATEM OS CÁLCULOS RENAIS

Existe uma variedade de plantas medicinais que podem ajudar a dissolver os cálculos renais e reduzir a dor.

DENTE DE LEÃO

A raiz do dente de leão mantém os órgãos internos limpos e livres dos cálculos, é um excelente diurético, visto que ajuda na eliminação das pedras por meio da urina com maior frequência.

Tome 1 colher de sopa de raiz de dente de leão em uma infusão quente a cada 15 ou 20 minutos, isso pode aliviar a dor e prevenir os cálculos renais.

Se misturar ½ colher de sopa de raiz de dente de leão, com ½ colher de sopa de raiz de cascalho, a dor poderá reduzir e amolecer a pedra, tornando mais fácil sua eliminação.

Porém, cuidado! Consulte seu médico antes de utilizar a raiz de cascalho, pois ela pode interagir com vários medicamentos, principalmente com o lítio.

URTIGA

Essa planta ajuda a tratar infecções urinárias e reduzir inflamações na bexiga, mostrando-se de grande ajuda para quebrar as pedras nos rins. A infusão de urtiga, se consumida ao longo do dia, ajudará a manter o sangue limpo.

As urtigas têm má fama, sua manipulação é um tanto molesta, afinal, provoca irritação na pele. Porém, esse efeito desaparece após seu cozimento, mas, antes do cozimento, basta utilizar uma luva para manipulá-la.

Cuidado! Sua infusão e consumo são contra indicados para mulheres grávidas e pessoas com edemas de origem cardíaca ou edemas causados propriamente por problemas renais, além de pessoas que apresentam intolerância gástrica manifestada através de náuseas e vômito.

É indicada para várias doenças, mas nesse caso, principalmente para ácido úrico e problemas das vias urinárias, quando não houver edemas.

BARDANA

Bardana contra os cálculos renais

Devido ao seu teor de insulina, ela pode ajudar a dissolver as pedras nos rins, além de prevenir a formação de novos cálculos; é um excelente diurético. Recomenda-se tomar um litro de infusão quente de raiz de bardana ao longo do dia.

UVA-URSINA

Uva ursina contra os cálculos renais

A infusão de uva-ursina, tomada várias vezes ao dia, também ajuda na dissolução dos cálculos renais e reduz o ácido úrico; é um excelente diurético, que aumenta o fluxo de urina e a torna mais alcalina.

Imagem oferecida por Frabisa