Remédios naturais para o ressecamento dos olhos

Remédios naturais para o ressecamento dos olhos

Para lubrificar nossos olhos podemos preparar uma infusão de camomila, embeber um algodão ou um lenço com ela e colocá-lo sobre os olhos fechados. Ela nos ajudará a desinflamá-los e a relaxar.

Cuidar dos olhos é muito importante. Fatores como a exposição à tela do computador ou televisão podem trazer danos consideráveis e irreversíveis. Deve-se ter em conta que, com o passar do tempo, os olhos vão perdendo algumas de suas capacidades mais importantes. A seguir recomendamos alguns remédios naturais para o ressecamento dos olhos, que é um dos problemas de vista mais comuns.

Lembre-se que estes tipos de remédios só devem ser utilizados em casos  não muito graves. Do contrário, será necessária uma consulta com um especialista, já que ele é o único que pode dar uma opinião profissional e resolver qualquer queixa do paciente. Não utilize produtos ou medicamentos que não foram receitados por um médico.

Piscar é o melhor remédio contra o ressecamento dos olhos

Um dos melhores remédios naturais contra o ressecamento ocular é piscar. Trata-se de uma resposta automática dos olhos. Geralmente, não piscamos com certa frequência e isso pode trazer consequências negativas. Quando estamos em frente à tela do computador, por exemplo, nossos olhos podem passar longos períodos sem piscar, o que provoca ressecamento e incômodo.

Piscar ativa a produção lacrimal combatendo o ressecamento. Existem exercícios que podemos fazer para controlar o número de vezes que piscamos em um período de tempo. Porém, se passamos muito tempo em frente ao computador ou vendo televisão, o melhor é fazer descansos de 10 minutos a cada 1 hora, para descansar e lubrificar os olhos naturalmente.

Camomila

Chá de camomila contra o ressecamento dos olhos

A camomila é um produto de origem natural que é de grande ajuda para lubrificar os olhos e combater o ressecamento. Para isso basta preparar uma infusão, coar o líquido e embeber um pano ou gaze, depois colocamos sobre os olhos fechados e deixamos por 15 minutos. A camomila, além de lubrificar, desinflama e proporciona relaxamento aos olhos.

Outra opção é simplesmente deixar o pano de molho em água limpa, fazer a compressa e repetir a mesma operação. Este processo deve ser repetido umas duas ou três vezes por semana, principalmente durante a noite, antes de ir dormir. É muito importante tomar cuidado, se a pessoa usa lentes.

Umedecer o ambiente

Umedecer o ambiente é outra opção natural para combater o ressecamento dos olhos, principalmente se o lugar ou ambiente forem extremamente secos. Atualmente ficou muito fácil dispor de umidificadores de ambientes eletrônicos em casa. Se você não tem um umidificador em casa, não tem problema, nesse caso você pode ferver um pouco de água e colocar dentro de uma bacia para umidificar o ambiente.

Naturalmente, a umidade presente no ambiente ajudará a lubrificar, relaxar a vista e evitar incômodos ou irritações, que acontecem muito quando estamos expostos a ambientes muito secos.

Pepino

Pepino combate o ressecamento dos olhos

O pepino é um dos remédios naturais mais populares para lubrificar, refrescar e desinflamar os olhos. Por ter propriedades hidratantes é utilizado na preparação de máscaras ou produtos cosméticos que são aplicados nessa parte do rosto.Basta cortar algumas rodelas de pepino e, em seguida, coloca-las sobre os olhos fechados por uns 20 minutos, para desinchar e dar um aspecto saudável às pálpebras.

Chá preto

O chá preto tem propriedades antioxidantes que hidratam os olhos em caso de ressecamento. Neste caso, a forma mais prática e eficiente é dispor do chá em saquinho e usá-lo diretamente nos olhos ou fazer o chá de saquinho, deixar esfriar e reutilizar o saquinho para fazer compressa.

Batata

Batatas ajudam a não ocorrer o ressecamento dos olhos

A batata, assim como o pepino é um produto muito eficiente e um hidratante potente para combater o ressecamento dos olhos, devido a grande quantidade de água que ela contém. Corte algumas rodelas de batata e coloque sobre os olhos fechados e deixe por alguns minutos. Você obterá melhor resultado se fizer esse procedimento pela noite antes de dormir. Além de hidratar, a batata desinflama e relaxa. Troque as rodelas a cada instante para que a hidratação seja mais eficaz.