Remédios naturais para o suor excessivo - Melhor Com Saúde

Remédios naturais para o suor excessivo

O suor excessivo é chamado de hiper-hidrose, uma doença com causas variadas que pode causar muito constrangimento e dificuldades sociais.

As glândulas sudoríparas produzem suor como uma maneira de regular a temperatura do corpo. Assim, toda vez que a temperatura interna se eleva, o corpo tenta compensar eliminando água sob a forma do suor. A sudorese excessiva geralmente ocorre quando praticamos exercícios físicos, sobretudo os intensos, como os aeróbicos, quando estamos com calor ou quando temos algum estresse emocional como raiva, vergonha ou ansiedade, por exemplo.

suor

As pessoas com hiper-hidrose suam em excesso mesmo em repouso. Isso pode levar a muitas dificuldades na interação social, pois quem sofre com hiper-hidrose tem medo de contatos simples, como um aperto de mãos, abraço ou até de sentar perto de estranhos no ônibus, devido ao suor em excesso.

Quais as causas da hiper-hidrose?

A hiper-hidrose primária é hereditária e caracteriza-se pelo suor excessivo em algumas partes do corpo, sobretudo mãos e pés, axilas e rosto. O problema se apresenta quando o paciente ainda é criança ou adolescente.

Já a hiper-hidrose secundária aparece na fase adulta e pode ter diversas causas, entre elas, doenças e medicações. Diabetes, hipotireoidismo, obesidade, doenças da glândula hipófise, menopausa, alguns tumores e reações a alguns tipos de remédios podem desencadear o problema.

suor-excessivo-nas-maos-e-pes

Pacientes que sofrem de hiper-hidrose secundária suam até durante o sono e em áreas incomuns do corpo, além dos pés, mãos, axilas e rosto. O tratamento deve ser realizado de acordo com o tipo de hiper-hidrose, por isso, é essencial o acompanhamento médico.

Tratamentos definitivos para a hiper-hidrose

Geralmente, os tratamentos naturais contra a hiper-hidrose, como os que sugerimos neste artigo, têm caráter paliativo. Para resolver o problema de maneira definitiva, muitos pacientes se submetem a uma pequena cirurgia para interromper a produção de suor nas áreas afetadas.

Casos menos graves respondem bem ao uso de desodorantes com alto teor de cloreto de alumínio, medicamentos de uso oral ou a aplicações de toxina botulínica (Botox), que podem interromper a sudorese excessiva por até nove meses.

suor

Remédios naturais para a hiper-hidrose

Se a sua hiper-hidrose não for tão grave ou se você tiver apenas a tendência de suar em excesso, os seguintes remédios naturais podem ser muito benéficos, além de não causar nenhum efeito colateral. Usando ingredientes simples, você poderá se sentir mais confortável no dia a dia.

Recomenda-se também o uso de roupas de algodão (meias e blusas, principalmente), que absorvem bem o suor e evitam a irritação da pele.

Chá de folhas de Nogueira

Ingredientes

2 colheres de folhas de nogueira
½ litro de água

Como preparar:

As folhas de nogueira têm propriedades antissépticas e adstringentes, que regulam o suor de forma natural. Para preparar um remédio caseiro, ferva as folhas durante cinco minutos. Deixe esfriar e use um algodão ou toalha macia embebida na mistura para passar nas mãos, axilas, pés e outras áreas afetadas. O mesmo pode ser feito com folhas de eucalipto.

suor_axilas

Chá de Sálvia

A sálvia combate o suor excessivo e é fácil de encontrar no Brasil. Ferva duas colheres de folhas de sálvia em meio litro de água filtrada. Deixe esfriar, coe e beba duas vezes por dia (não mais do que isso).

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem uma infinidade de usos, da culinária à limpeza de casas. Também é muito usado como remédio. Você pode preparar uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato em um pouco de água. Passe a mistura nas axilas após o banho cerca de três vezes ao dia. Deixe agir por cinco minutos e enxágue.

Vinagre de maçã

Aplique vinagre de maçã nas axilas e deixe agir por 20 minutos para diminuir a sudorese. Após os 20 minutos, não se esqueça de enxaguar bem o local.

Outra receita: em jejum, beba 10 ml de vinagre de maçã dissolvidos em 20 ml de água filtrada. Espere meia hora antes de tomar o café da manhã. Lembrando que alguns alimentos podem intensificar a sudorese, como a pimenta (e todos os alimentos picantes) e os estimulantes do sistema circulatório, como o gengibre. Consuma com moderação.

Chá verde

Ingredientes

1 litro de água

4 saquinhos de chá verde

Como preparar:

Prepare o chá normalmente, fervendo os saquinhos na água. Use a mistura, depois de fria, para lavar as mãos, pés, axilas e outras áreas do corpo afetadas (para aplicar no rosto, use um chumaço de algodão). O chá verde possui propriedades calmantes e adstringentes.