Fígado: remédios simples e naturais para cuidar deste órgão

Remédios simples e naturais para cuidar do fígado

O fígado é um dos maiores órgãos e um dos mais importantes que temos. Entre suas funções, destaca-se a de transformar os alimentos em energia, eliminar as toxinas e ajudar no processo de digestão.

O fígado é um dos órgãos que mais são afetados pela má alimentação, as emoções negativas e os maus hábitos. Repassaremos alguns remédios simples, naturais e econômicos para mantê-lo saudável.

A saúde do fígado é refletida no cabelo e na visão, e se está inflamado, pode repercutir em dor abaixo das costelas do lado direito e também na zona correspondente nas costas, inflamação no trapézio direito, rugas, coloração amarelada da pele e da esclerótica do olho, problemas de saúde como o colesterol, problemas menstruais, etc.

Alimentação e nutrição: como afetam o fígado

Os alimentos podem tanto nutrir quanto envenenar o fígado, por isso esta será a primeira medida para mantê-lo saudável. Opte por uma alimentação ecológica, livre de aditivos (corantes, adoçantes artificiais, etc.) o mais natural possível. Além disso, recomendamos evitar:

Os medicamentos também podem afetar o fígado. Sempre leia os efeitos secundários na bula. Em contrapartida, os seguintes alimentos serão muito benéficos:

  • Suco de maçãcenoura;
  • Pomelo;
  • Alcachofra;
  • Raiz-forte;
  • Chicória;
  • Verduras de folha verde;
  • Alfafa germinada;
  • Uvas;
  • Morango;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Couve de Bruxelas.

Suco de maça com cenoura para o fígado

Consumir estes alimentos diariamente é muito importante. O fígado se regenera durante a madrugada, e por isso é bom jantar em pouca quantidade ou cedo, para que, pela noite, o fígado não tenha que estar digerindo a comida.

Como suplementos nutritivos, serão muito benéficas as vitaminas do grupo B.

Estas vitaminas diminuem as transaminases e tonificam o fígado. Podemos consumir alimentos que as contenham, como a levedura de cerveja ou algum suplemento natural.

Emoções contidas

Não é somente a alimentação que afeta o fígado. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a ira e os nervos contidos danificam o fígado diretamente. Para evitar esses danos, devemos aprender a administrar nossas emoções e realizar atividades que ajudem a canalizar a raiva, como atividades esportivas ou artísticas.

Além disso, existe um remédio homeopático que pode ajudar quando existir raiva e aborrecimento contidos: Chamomilla 15HC. Tome três bolinhas debaixo da língua, três vezes ao dia, separadas das refeições, das bebidas, dos sabores fortes e mentolados (chicletes, pasta de dentes).

Bolsa de água quente

O fígado é um órgão que, como os rins, tende a esfriar quando não funciona corretamente. Para evitar o esfriamento, ao se deitar para dormir, ponha metade de uma toalha umedecida com água quente sobre as costelas do lado direito.

Em cima, ponha uma bolsa com água quente, tape com a metade seca da toalha. Se não estiver tão quente, ponha uma manta por cima. Além disso, é um remédio fantástico para a insônia. Em contrapartida, não recomenda-se fazer o processo durante o dia, pois pode causar cansaço.

Enemas de café

Este é um remédio antigo que muitas pessoas praticam. Consiste em fazer lavagens com café ecológico tostado e em pó. Ferva 1 litro de água com três colheradas de sopa de café, deixe 5 minutos a fogo alto e 15 minutos a fogo baixo. Filtre até que não fiquem sedimentos. Uma vez que o filtrado esteja morno, use meio litro para as lavagens, deite sobre o lado direito e tente aguentar 10 ou 15 minutos. Este remédio é muito potente, atua diretamente sobre o fígado aumentando a atividade da glutamiltransferase.

Limão e azeite de oliva em jejum

Existe um remédio simples que ajuda a limpar e tonificar o fígado e a vesícula a cada manhã. Tome uma colherada de suco de limão natural e uma colherada de azeite de oliva de primeira pressão a frio pela manhã de jejum.

Depois espere meia hora, beba um ou dois copos de água morna, aguarde um momento, e então, tome o café da manhã. Isso também ajudará as pessoas que sofrem com prisão-de-ventre.

Limão e azeite de oliva em jejum para tonificar o fígado

Plantas medicinais que ajudam o fígado

As ervas amargas ajudam a limpar o fígado e a fazê-lo funcionar corretamente. Podemos tomar diariamente infusões das seguintes plantas:

  • Dente-de-leão;
  • Alcachofra;
  • Cardo-mariano: regenerador do fígado;
  • Boldo;
  • Quelidónia-maior.

Você pode adoçar estas bebidas com mel de alecrim ou stevia e adicionar um pouco de suco de limão natural.

Imagens oferecidas por elle_ann y Will Merydith