Como repelir insetos em casa sem usar tóxicos - Melhor Com Saúde

Como repelir insetos em casa sem usar tóxicos

As ervas aromáticas são a forma mais simples e eficaz de afugentar os insetos. Basta ter vários vasos com diferentes tipos de ervas, que além de repelir os insetos trarão um cheiro delicioso para sua casa.
como repelir insetos em casa sem usar toxicos

Certamente você se lembra, de quando era criança, como sua mãe e seus avós eliminavam os insetos de modo natural.

Mesmo que algumas famílias fossem fanáticas pelos produtos químicos, outras conservavam a tradição de “espantar” moscas e mosquitos com plantas e outros elementos que encontramos na despensa.

Neste artigo contaremos como repelir insetos em casa sem usar tóxicos.

Remédios básicos para repelir insetos

Estes métodos naturais servem para afugentar diferentes espécies de insetos sem usar produtos químicos que podem ser prejudiciais para a sua saúde e de sua família. Além disso, sua casa ficará repleta de aromas deliciosos. As melhores opções são:

Piretro ou Crisântemo

Esta planta é usada para repelir formigas, cigarra, ácaros e pulgões. Pode ser cultivada nos arredores das hortas e nos campos para evitar que as pragas comam as colheitas.

Você pode usar piretro como repelente natural em seu jardim.

Erva-de-Santa-Maria

É usada para repelir mosquitos e moscas. Para aumentar seu efeito recomendamos misturá-la com lavanda e citronela. Plante-a na entrada de sua casa, principalmente perto das portas e janelas.

Você pode ter um raminho dentro de casa também.

Manjericão

Manjericão para repelir insetos

Pode ser fresco ou seco, o manjericão serve para repelir os mosquitos e as moscas e seu aroma é realmente delicioso para ser deixado na cozinha.

Você também pode ir pegando folhas para preparar diferentes pratos!

Lavanda

Esta flor com excelente perfume é insuportável para os mosquitos, moscas, pulgas e traças. Se você não tiver lavanda em casa pode comprar um ramo e deixá-lo de “barriga para baixo” para que se seque e afugente os insetos.

Plante sem medo em seu jardim (precisa de zonas com sol).

Citronela

É muito conhecida por seu efeito contra os mosquitos e as moscas. A planta também é empregada na gastronomia e tem um aroma maravilhoso. Você pode plantá-la em uma área com muito sol ou ter em casa um raminho.

Tomilho limão

tomilho limão para repelir insetos

Sempre que estiver em um local bem ensolarado repele todo tipo de inseto. Se você não quiser ser picado pelos mosquitos, por exemplo, pode cortar algumas folhas de tomilho e esfregar nos braços e pescoço.

Faça um teste antes para verificar se a planta não causa nenhuma irritação ou avermelhamento.

Alecrim

Usa-se principalmente na eliminação de mosquitos. Você pode colocar um raminho na cozinha ou secar e deixar em cima da mesa quando for comer ao ar livre. Outra ideia é esmagar um punhado de folhas de alecrim e esfregar na pele.

Remédios naturais para eliminar baratas

Repelir baratas com plantas

Não existem dúvidas de que as baratas são os insetos mais odiados do planeta. Saem dos cantos, estão na cozinha e existem algumas espécies que têm a capacidade de voar.

Partindo da base de que os estudos indicam que as baratas podem sobreviver a uma explosão nuclear, pensamos então que não existe nada que as possa deter. No entanto, saiba que isso não é verdade.

O ácido bórico é, até o momento, a melhor solução para combater baratas. Trata-se de um produto de fácil obtenção e bastante acessível.

Este antisséptico que é utilizado nas casas também serve para eliminar as formigas. Você pode obtê-lo nas farmácias e inclusive no supermercado. Utilize pouca quantidade e nos lugares adequados, principalmente se tiver crianças ou mascotes.

Em meio copo de água (100 ml) misture duas colheres de ácido bórico (20 g). Empape um pedaço de pão na mistura e coloque em um lugar frequentado pelas baratas.

Outra opção é misturar 3 partes de ácido bórico em uma parte de açúcar e polvilhar em diferentes lugares da cozinha ou banheiro (por exemplo, nos cantos, frestas, atrás dos móveis, etc.).

O açúcar é a isca para chamar a atenção das baratas e o bórax as aniquila.

Remédios naturais para eliminar moscas

São horríveis, vivem no lixo e podem transmitir doenças. Além de fazer uma limpeza a fundo em sua casa para evitar que a sujeira as atraia, você pode usar alguns remédios caseiros realmente efetivos.

Recomendamos a leitura: 6 dicas naturais para acabar com as moscas em casa

Plantas aromáticas

A calêndula ou a menta servem para afugentar as moscas se colocadas perto da porta ou janela. Você pode usar os ramos frescos ou secos. O bom é que, além disso, você terá um aroma maravilhoso dentro de casa.

Óleos essenciais

Óleo essencial para repelir insetos

Para fazer um ambientador antimoscas você precisará de um frasco pequeno e um pedaço de algodão (pode ser uma esponja de cozinha velha ou uma gaze).

Em um recipiente misture 20 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais:

  • Lavanda
  • Eucalipto
  • Menta
  • Citronela

Embeba o pedaço de algodão e coloque dentro do frasco. Tampe e deixe repousar por um dia. Destampe nos lugares críticos. Se quiser que dure mais tempo, tampe quando as moscas se forem.

Vinagre de maçã

Não só por seu aroma penetrante, como também por sua habilidade de limpar os lugares.

  • Você precisará de 1/2 xícara de vinagre de maçã (125 ml) e 20 gotas de óleo essencial de eucalipto.
  • Misture e despeje em um borrifador.
  • Use nas superfícies desejadas. Por exemplo, na bancada antes de cozinhar ou na mesa ao servir a comida.

Spray de ervas

Esta opção é para aqueles que não têm à disposição os óleos essenciais.

Ingredientes

  • Uma xícara de água (250 ml)
  • ½ xícara de álcool (125 ml)
  • 2 colheres de menta, lavanda e citronela (20 g)

Modo de preparo

  • Realize uma decocção durante dois minutos, deixe esfriar e coe.
  • Passe para um borrifador e use onde desejar.
  • Pode ser aplicado na pele e em qualquer superfície.