Reprimir as emoções aumenta a ansiedade - Melhor com Saúde

Reprimir as emoções aumenta a ansiedade

Se você não quiser expressar suas emoções em público pode esperar chegar em casa para gritar, chorar ou fazer qualquer coisa que ajude a se liberar das tensões
Reprimir as emoções aumenta a ansiedade

Em mais de uma ocasião reprimir as emoções se converte em todo um calvário. Porque as emoções estão aí para serem expressadas, para saírem à luz. Não para serem guardadas.

Quando temos problemas de ansiedade é porque existe um problema com as emoções. Não sabemos administrá-las bem e temos, principalmente, graves problemas para expressá-las.

Você acha que é ridículo chorar inclusive quando está sozinho? Não se atreve a gritar amortecendo o som com uma almofada? Se isso acontece com você, pode ser que tenha um problema de repressão de emoções.

Você está reprimindo suas emoções? Conheça a razão

Mulher com dois rostos

Quando existe um problema com as emoções é importante detectar aquelas crenças que podem estar agindo para reprendermos as nossas emoções.

Quais podem ser estas crenças?

  • Chorar é coisa de pessoas fracas.
  • Mostrar as emoções é uma coisa de crianças.
  • Tenho que me controlar, já sou um adulto.
  • Sou forte, tenho que aguentar.

Existem muitos pensamentos que acreditamos serem certos e que a única coisa que fazem é favorecer uma série de ações que vão contra nós.

Quando somos pequenos expressamos nossas emoções sem nenhum pudor. Mas, pouco a pouco, nossos pais tentam nos coibir.

Com frases como “comporte-se”, “não faça isso e aquilo”, “deixe de chorar” provocam, sem saber, uma leve repressão que vai se tornando maior.

Assim, no momento em que chegamos à vida adulta, sentimos-nos presos em nós mesmos. Não somos capazes nem de chorar quando estamos sozinhos, a esse ponto chegamos à repressão das emoções!

No entanto, mesmo que tudo pareça ir bem, quando a ansiedade aparece, é um claro sinal de alerta de que temos que deixar que nossas emoções se expressem.

A ansiedade como consequência de reprimir as emoções

Homem que não sabe reprimir suas emoções de angústia

A ansiedade pode surgir de uma maneira muito gradativa. No entanto, é um toque de atenção e, se não ouvirmos esse alerta, no final terminará se tornando maior e maior.

Quando a ansiedade aparece devemos nos olhar e começar a administrar melhorar nossas emoções.

Isso não significa que tenhamos que reprimi-las ou controlá-las ainda mais, e sim que devemos permitir que sejam expressadas.

Se você está aborrecido, por que não manifestar? Não é necessário gritar nem se transformar em uma pessoa que faça cair sua ira sobre os outros.

Deve aprender a escutar e a ser assertivo. Com as palavras adequadas, podemos fazer com que o aborrecimento se torne presente e que assim não fique guardado dentro de si.

  • Também, se desejar, pode não expressá-las em público, mas ao chegar em casa manifeste-a dando socos contra um travesseiro ou gritando contra ele.
  • O importante é expressá-las, que saiam e que não fiquem presas.

Não importa se no começo sente vergonha, ninguém está vendo! Isso é um processo e será muito liberador para você.

Se não deixar sair o que sente, no final, a ansiedade começará a controlar sua vida.

Olhar a origem do problema

Mulher que não reprime suas emoções de felicidade

Em certos casos, para poder deixar de reprimir as emoções e saber quais crenças estão agindo em nós, é necessário olhar dentro de nós e ver o que está acontecendo.

Mas, por que isso tão difícil? Por que dói. Porque na maioria dos casos temos uma ferida não sarada que ainda dói.

No entanto, aguentar essa dor e nos esforçar por saber onde está a origem do que está provocando essa ansiedade nos trará um grande sucesso.

Somente agindo desta maneira poderemos resolver o problema e criar uma solução. Pois, sendo conscientes do que nos acontece, tudo fica muito mais fácil de resolver.

Antes de ir não perca: 12 remédios naturais para a ansiedade 

Tirar tudo o que temos dentro e não nos permitir guardar nada, ajudará a evitar estas explosões que, às vezes, sofremos, fruto das emoções que, no final, terminam por sair todas de uma vez.

Não se permita reprimir as emoções, pois isso nos leva a um estado de ansiedade insuportável. 

Tem problemas de ansiedade? Costuma reprimir as emoções? Acabar com tudo isso é um processo longo, tedioso e esgotador, mas que terá um resultado muito favorável.