Como a respiração incorreta pode afetar a sua saúde

Como a respiração incorreta pode afetar a saúde

Para evitar que uma respiração incorreta se torne um problema, é importante aprender a respirar de maneira consciente para que depois nosso corpo o faça de maneira automática.
Como a respiração incorreta pode afetar a saúde

A saúde de seus tecidos depende de sua boa oxigenação. Portanto, uma respiração incorreta tem consequências negativas para a saúde mental e física.

Apesar de ser uma ação automática do corpo e, portanto, aparentemente simples, são muitas as vezes em que não a executamos bem.

Há momentos em que respiramos mal por causa de um desvio de septo, mas também acontece muito de, por hábito ou até por estarmos submetidos a um ritmo de vida estressante, respirarmos de maneira errada.

“O objetivo da respiração é evidente: levar ao sangue o oxigênio necessário para vivificar os órgãos.”
-Johannes Peter Müller-

O que é uma respiração incorreta?

respiracao-meditacao

Existem três tipos de respiração: a abdominal, a intercostal e a bucal. A primeira é a mais adequada, e as outras duas podem acarretar dificuldades.

No entanto, é bom esclarecer que, das três possíveis, a pela boca é a mais prejudicial, já que o nariz não filtra o ar e, por isso, entram em nosso organismo agentes nocivos.

Recomendamos que você leve a sério essa questão, já que os efeitos oscilam de leves incômodos a doenças que poderíamos considerar graves. Assim, leia atentamente o que vem a seguir.

Leia também: Pontadas no peito ao respirar: quais são as causas?

Quais são as consequências de uma respiração incorreta?

1. Dormir mal

Se não respiramos bem quando dormimos, o cérebro não está se oxigenando adequadamente, e não consegue entrar num sono profundo.

De fato, se você tem uma respiração incorreta, se verá despertando com sobressaltos ou cansaço mais de uma vez.

Além dessa fraqueza, você também terá dores de cabeça matinais ou mais longas, que tornarão essa parte do dia uma luta contra uma dor que, segundo sua intensidade, pode impedi-lo de realizar suas atividades normalmente.

2. Fadiga

cansaco

Levando em conta que o oxigênio é nossa gasolina, no caso dela ser de má qualidade, utilizaremos os tecidos e músculos de forma excessiva, e no final do dia acumularemos uma grande fadiga, que será difícil de eliminar.

3. Depressão

Como é lógico, estar num constante estado de esgotamento afeta todos os âmbitos da vida.

Por um lado, você terá problemas de concentração, o que será um problema no trabalho e, por outro, não lhe agradará compartilhar tempo com amigos e família: você só vai querer descansar.

O mau desempenho laboral e a falta de vida social prejudicarão sua autoestima, de modo que você pode chegar a ter estados de ânimo depressivos, mais ou menos contínuos, devido a uma respiração incorreta.

4. Deterioração do sistema imunológico: você será mais vulnerável

Além dos efeitos que uma saúde mental deteriorada tem sobre as defesas do corpo, a respiração incorreta incide diretamente sobre o sistema imunológico, devido ao déficit tanto em qualidade quanto em quantidade de oxigênio.

Nesse sentido, você será mais propenso a contrair vírus, infecções ou doenças. Isso pode impedir que você realize suas tarefas cotidianas com a continuidade tão apreciada atualmente.

5. Riscos cardiovasculares

coracao

O coração fará um sobre-esforço, já que não contará com energia suficiente. Ao mesmo tempo, trabalhará com um sangue que conterá elementos não desejados, o que afetará negativamente o músculo desse órgão.

Por essa razão, o sistema circulatório também se verá prejudicado por uma respiração incorreta.

O sangue que circula por nossas artérias e veias ficará mais espesso, o que se traduzirá na obstrução das mesmas, com a consequente aparição de varizes e de outros fenômenos.

Visite este artigo: 5 soluções naturais para combater as varizes com sucesso

Problemas gastrointestinais

Como sabemos, o aparato digestivo se encarrega de separar as substâncias nutritivas das nocivas.

Essa função não será realizada satisfatoriamente com uma respiração incorreta, porque o sangue estará em mau estado.

Isso aumentará nossas chances de sofrer com hérnias de hiato, aerofagia ou gastrite crônica.

Como você pode comprovar, se sua respiração é incorreta, é hora de tomar as rédeas da situação.

Diferentemente de outras facetas de nossa vida, essa complicação é fácil de solucionar. Hoje em dia existem cursos de meditação e terapias alternativas em cuja base está a oxigenação do corpo através da respiração alta.