Rotina de exercícios para pessoas com pressão alta

Rotina de exercícios para pessoas com pressão alta

Uma rotina combinada de exercícios aeróbicos com algumas séries de trabalho muscular pode nos ajudar a estabilizar a tensão. Além disso, as técnicas de relaxamento posteriores nos ajudarão a desocupar a mente. 
Pressão alta

A pressão alta é o que se conhece em termos médicos como hipertensão. Trata-se de uma das patologias cardiovasculares mais comuns, que ocorre quando a pressão nas artérias é excessiva e submete o coração a uma carga maior.

Há muito tempo temos ouvido falar sobre os riscos que essa doença implica, já que costuma ser silenciosa e ter consequências que podem chegar a ser letais.

Atualmente muitas entidades de saúde estão promovendo a adoção de um estilo de vida mais saudável, já que foi comprovado que essa é a melhor forma de prevenir a doença ou, pelo menos, mantê-la sob controle.

Um dos hábitos que podem ter um efeito positivo para equilibrá-la é a prática regular de atividades físicas.

Antigamente pensava-se que fazer esforço físico poderia ter repercussões negativas no coração, porém, desde 1989 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Internacional de Hipertensão Arterial aceitaram este hábito como uma medida não farmacológica para reduzir a pressão alta.

Quais são os benefícios de uma rotina de exercícios?

Exercícios para quem tem pressão alta

Sem pretender que uma pessoa com esse tipo de problema cardiovascular adote um plano de exercícios exaustivo, é bom destacar algumas vantagens importantes desta prática para melhorar tal condição e a saúde geral.

Uma das vantagens mais notórias e importantes é a capacidade de ajudar a queimar gordura, principalmente com toda a relação que tem com a atividade aeróbica. Graças a esse benefício os níveis de colesterol se reduzem e o estado ótimo das artérias, do sistema circulatório e do coração são garantidos.

Ao melhorar o fluxo sanguíneo há uma maior oxigenação dos tecidos e, por sua vez, a capacidade de eliminar os líquidos retidos é aumentada.

Em geral sua prática regular representa uma incidência menor de acidentes vasculares cerebrais, infartos de miocárdio e outras patologias que afetam a qualidade de vida ou inclusive podem levar à morte.

Não é demais mencionar que sua realização constante tem um efeito positivo na redução do estresse e da ansiedade, emoções que influenciam as leituras de pressão arterial acima dos valores ideais.

Leia também: 5 remédios naturais para controlar a ansiedade

Exercícios recomendados para quem tem pressão alta

Os seguintes exercícios têm um efeito positivo nos pacientes com pressão alta, já que podem ajudar a controlá-la de forma natural.

Lembre-se de que é sempre bom fazer uma consulta médica prévia, pois em casos especiais é preciso uma rotina personalizada.

Em qualquer caso, para maior efetividade este plano é composto por três atividades básicas:

  • Atividade aeróbica.
  • Trabalho muscular.
  • Técnicas de relaxamento.

Exercícios de bicicleta

Exercícios para quem tem pressão alta

Este exercício físico é aconselhado como treinamento de resistência. Fortalece o sistema cardiovascular, ativa o metabolismo e também melhora a resposta imunológica do corpo.

Além disso, é uma grande opção para tonificar e fortalecer os músculos das pernas e das costas sem sobrecarregar as articulações.

Como realizá-lo?

  • Para começar, realize a atividade por 20 a 30 minutos. Se será em uma bicicleta estática ou clássica vai depender da decisão de cada um.
  • Em geral é recomendável praticar 3 vezes por semana, mas se for possível investir mais, será muito melhor.

Dançar

A dança é um dos exercícios cardiovasculares mais divertidos e eficazes que podemos praticar. Por implicar um movimento constante em todo o corpo, contribui para melhorar a circulação e aumenta o ritmo do metabolismo para queimar gorduras.

Sua prática regular é muito efetiva, já que diminui os níveis de colesterol, controla a pressão arterial e também combate o estresse.

Como praticar?

  • Uma forma interessante de transformar essa atividade em uma rotina é praticando zumba. Este tipo de terapia costuma durar de 30 minutos a uma hora.

Alongar as pernas

Exercícios para quem tem pressão alta

O movimento constante das pernas ajuda a melhorar a circulação nessa região difícil e evita que o coração se sobrecarregue.

Por sua capacidade para relaxar os músculos, este exercício de alongamento pode eliminar os nós de tensão que podem estar dificultando a passagem do sangue.

Como praticar?

  • O corpo deve estar erguido, com as pernas juntas e os braços esticados para frente.
  • Depois, dobra-se o tronco para frente em uma tentativa de tocar as pontas dos pés com os dedos das mãos, mantendo esta posição por alguns segundos.

Relaxamento

No fim dessa rotina simples de exercícios é bom fazer alguns exercícios de respiração com os olhos fechados, esticando as extremidades do corpo e se concentrando no relaxamento e na meditação.