Rugas no rosto? Aprenda a elaborar pomadas caseiras

Rugas no rosto? Aprenda a elaborar pomadas caseiras

Por se tratarem de ingredientes naturais, a vida útil destes produtos não será muito longa, e, por isso, convém que sejam preparados em pequenas quantidades para que não se desperdicem.
Rugas no rosto? Aprenda a elaborar pomadas caseiras

As rugas são pregas que se formam em nossa pele, geralmente devido à idade. Com o passar dos anos e pela ação de certos fatores internos e externos, as camadas mais profundas da pele se alteram e morrem, e aparecem esses sulcos em nosso rosto.

São vários os fatores externos que deterioram a pele como a exposição prolongada ao sol, o uso inadequado de maquiagem, os raios UVA ou outras radiações, a exposição ao vento, o consumo de tabaco e álcool, etc.

Por outro lado, os fatores internos que afetam nossa pele são a má digestão, a má alimentação, a insônia e a produção de radicais livres em nossas células (resíduos celulares) que devem ser neutralizados e eliminados.

Isso ocorre porque uma produção massiva de radicais livres destrói nossas células e favorece o aparecimento de rugas, tal como acontece depois de uma exposição solar prolongada.fumar-rugas-500x436Como é óbvio, a melhor prevenção é evitar a sucessão de todas estas situações.  Por isso, devemos ter precaução com a exposição ao sol, com o uso da maquiagem, etc.

Ver também: Os melhores tratamentos naturais para cuidar da pele do pescoço

4 pomadas naturais e caseiras para combater rugas no rosto

Depois de que as rugas aparecem em nosso rosto já não podemos retirá-las, mas podemos retardar sua chegada se tivermos os meios para isso e se cuidarmos de nossa pele.

Para fazer isso, existem vários produtos e fórmulas naturais que podem nos ajudar a manter a pele elástica e saudável. Hoje, compartilharemos 4 receitas para que você possa fazer suas pomadas antirrugas em casa, todas as semanas.

Pomada antirrugas de malva e manteigaFolhas-da-malva

Ingredientes

  • 75 gramas de folhas frescas de malva, bem picadas
  • 100 gramas de manteiga (se tiver sal, melhor)

Preparação

Devemos colocar as folhas picadas de malva em um recipiente com um pouco de água. Deve ser uma quantidade  suficiente de líquido, para que as folhas possam ser cozinhadas. Pois, graças a elas, poderemos proteger e umectar nossa pele.

Em outro recipiente, vamos aquecer a manteiga em banho-maria até derreter. Quando estiver líquida,  devemos juntar as folhas de malva cozidas e mexer bem.

Então, tiramos a mistura do fogo e colocaremos em um frasco de boca larga para, depois, podermos tirá-la com facilidade. Devemos deixar a mistura repousar e levá-la para esfriar na geladeira.

Utilização

O tratamento se baseia na aplicação desta pomada com uma suave massagem sobre as rugas do rosto, 1 ou  2 vezes por dia. Deixe agir por  30 minutos e  retire a mistura  com água morna.

Pomada antirrugas de essência de limão e manteiga

Ingredientes

  • 200 gramas de manteiga
  • 40 gotas de essência de limão

Preparação

Para elaborar esta pomada devemos colocar, em um frasco, a quantidade indicada de manteiga  em pedaços e aquecê-la em banho-maria para que não perca as propriedades. Uma vez diluída, devemos retirá-la do frasco e esperar que esfrie um pouco.Manteiga

Enquanto deixamos que arrefeça, devemos adicionar as gotas da essência e mexer bem, fechar o frasco e guardar na geladeira até o seu uso.

Utilização

Deve-se aplicar a pomada, fazendo uma massagem suave nas partes afetadas. E retirar com água morna, 20 ou 25 minutos depois da aplicação. Este procedimento deve ser feito duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Pomada antirrugas de cebola, mel e cera virgem de abelha

Ingredientes

  • 30 gramas de suco de cebola (três colheres de sopa)
  • 25  gramas de mel de flor de laranjeira (uma colher de sopa)
  • 30 gramas de cera virgem amarela (pode usar cera branca, mas é melhor a amarela)

Preparação

Temos que extrair o suco da cebola  com a ajuda do liquidificador ou esmagando o legume. Depois, temos que fundir a cera em banho-maria, em um frasco ou em um recipiente, em fogo médio.Cera-amarela

Quando tivermos a cera fundida, devemos adicionar o suco de cebola e o mel. Mexemos bem e a deixamos esfriar antes usá-la.

Utilização

O tratamento consiste em aplicar a pomada, massageando nosso rosto, uma vez por dia (preferentemente pela manhã).

Pomada antirrugas de romã e manteiga

Ingredientes

  • 20 gramas de suco de romã (duas colheres de sopa)
  • 30 gramas de manteiga

Preparação

Temos que derreter a manteiga em banho-maria, em fogo muito baixo. Quando estiver fundida, devemos deixar esfriar um pouco antes de adicionar o suco de romã. Em seguida,  mexemos bem e deixamos que esfrie ainda mais.

À medida que vamos mexendo, notamos como a pomada vai se incorporando enquanto o suco e a manteiga se tornam homogêneos. Depois, basta fechar o frasco e deixar esfriar na geladeira.

Recomendamos que você leia: Romã, uma fruta que limpa as artérias

Suco-de-romã

Utilização

O tratamento consiste em aplicar esta pomada sobre as rugas 1 ou 2 vezes por dia, tanto pela manhã como pela noite. Se você decidir realizar uma só aplicação, é melhor que o faça pela manhã, pois à noite a pele respira melhor limpa.

Não se deve aplicar a pomada por mais de 10 ou 15 minutos. Uma vez transcorrido esse tempo, deve-se retirar com água morna.

Ao aplicar, devemos sempre ter a precaução de não deixar que as pomadas entrem nos olhos; além disso, também temos que ter cuidado para  não sujar a roupa e o cabelo. Com isso em mente, estamos prontas para aplicar e desfrutar do efeito deste cuidado em nossa pele.