Rugas no rosto? Aprenda a elaborar pomadas caseiras

Por se tratarem de ingredientes naturais, a vida útil destes produtos não será muito longa e, por isso, convém que sejam preparados em pequenas quantidades para que não se desperdicem.
Rugas no rosto? Aprenda a elaborar pomadas caseiras
Raquel Aldana

Escrito e verificado por o psicólogo Raquel Aldana.

Última atualização: 14 março, 2023

As rugas no rosto são pregas que se formam em nossa pele, geralmente devido à idade. Com o passar dos anos e pela ação de certos fatores internos e externos, as camadas mais profundas da pele se alteram e morrem, e aparecem esses sulcos em nosso rosto.

São vários os fatores externos que deterioram a pele, como a exposição prolongada ao sol, o uso inadequado de maquiagem, os raios UVA  ou outras radiações, a exposição ao vento, o consumo de tabaco e álcool, etc.

Por outro lado, os fatores internos que afetam nossa pele são a má digestão, a má alimentação, a insônia e a produção de radicais livres em nossas células (resíduos celulares) que devem ser neutralizados e eliminados.

Isso ocorre porque uma produção massiva de radicais livres destrói nossas células e favorece o aparecimento de rugas, tal como acontece depois de uma exposição solar prolongada.

fumar-rugas-500x436

Como é óbvio, a melhor prevenção é evitar a sucessão de todas estas situações. Por isso, devemos ter precaução com a exposição ao sol, com o uso da maquiagem, etc.

4 pomadas naturais e caseiras para combater rugas no rosto

Depois que as rugas no rosto aparecem, já não podemos retirá-las, mas podemos retardar sua chegada se tivermos os meios para isso e se cuidarmos de nossa pele.

Para fazer isso, existem vários produtos e fórmulas naturais que podem nos ajudar a manter a pele elástica e saudável. Hoje, compartilharemos 4 receitas para que você possa fazer suas pomadas antirrugas em casa, todas as semanas.

Pomada antirrugas de malva e manteiga
Folhas-da-malva

Ingredientes

  • 75 gramas de folhas frescas de malva, bem picadas
  • 100 gramas de manteiga (se tiver sal, melhor)

Preparação

Devemos colocar as folhas picadas de malva em um recipiente com um pouco de água. Deve ser uma quantidade suficiente de líquido para que as folhas possam ser cozidas. Pois, graças a elas, poderemos proteger e umectar nossa pele.

Em outro recipiente, vamos aquecer a manteiga em banho-maria até derreter. Quando estiver líquida, devemos juntar as folhas de malva cozidas e mexer bem.

Depois, retire a mistura do fogo e coloque em um frasco de boca larga para, mais tarde, podermos tirá-la com facilidade. Devemos deixar a mistura repousar e levá-la para esfriar na geladeira.

Utilização

O tratamento se baseia na aplicação desta pomada com uma suave massagem sobre as rugas do rosto, 1 ou 2 vezes por dia. Deixe agir por 30 minutos e retire a mistura  com água morna.

Pomada antirrugas de essência de limão e manteiga

Ingredientes

  • 200 gramas de manteiga
  • 40 gotas de essência de limão

Preparação

Para elaborar esta pomada, devemos colocar, em um frasco, a quantidade indicada de manteiga em pedaços e aquecê-la em banho-maria para que não perca as propriedades.

Uma vez diluída, devemos retirá-la do frasco e esperar que esfrie um pouco.

Manteiga

Enquanto deixamos que arrefeça, devemos adicionar as gotas da essência e mexer bem, fechar o frasco e guardar na geladeira até o seu uso.

Utilização

Deve-se aplicar a pomada fazendo uma massagem suave nas partes afetadas. Retire com água morna, 20 ou 25 minutos depois da aplicação. Este procedimento deve ser feito duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Pomada antirrugas de cebola, mel e cera virgem de abelha

Ingredientes

  • 30 gramas de suco de cebola (três colheres de sopa)
  • 25  gramas de mel de flor de laranjeira (uma colher de sopa)
  • 30 gramas de cera virgem amarela (pode usar cera branca, mas é melhor a amarela)

Preparação

Temos que extrair o suco da cebola com a ajuda do liquidificador ou esmagando o legume. Depois, temos que fundir a cera em banho-maria, em um frasco ou em um recipiente, em fogo médio.

Cera-amarela

Quando tivermos a cera fundida, devemos adicionar o suco de cebola e o mel. Mexa bem e a deixe esfriar antes usá-la.

Utilização

O tratamento consiste em aplicar a pomada, massageando o rosto, uma vez por dia (preferentemente pela manhã).

Pomada para as rugas no rosto de romã e manteiga

Ingredientes

  • 20 gramas de suco de romã (duas colheres de sopa)
  • 30 gramas de manteiga

Preparação

Derreta a manteiga em banho-maria, em fogo muito baixo. Quando estiver fundida, deixe esfriar um pouco antes de adicionar o suco de romã. Em seguida, mexa bem e deixe que esfrie ainda mais.

À medida que for mexendo, note como a pomada vai se incorporando enquanto o suco e a manteiga se tornam homogêneos. Depois, basta fechar o frasco e deixar esfriar na geladeira.

Recomendamos que você leia: Romã, uma fruta que limpa as artérias

Suco-de-romã

Utilização

O tratamento consiste em aplicar esta pomada sobre as rugas 1 ou 2 vezes por dia, tanto pela manhã como pela noite. Se você decidir realizar uma só aplicação, é melhor que o faça pela manhã, pois à noite a pele respira melhor limpa.

Não se deve aplicar a pomada por mais de 10 ou 15 minutos. Uma vez transcorrido esse tempo, deve-se retirar com água morna.

Ao aplicar, devemos sempre ter a precaução de não deixar que as pomadas entrem nos olhos; além disso, também temos que ter cuidado para não sujar a roupa e o cabelo.

Com isso em mente, estamos prontas para aplicar e desfrutar do efeito deste cuidado em nossa pele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Alfaro, Txumari. (2008). La belleza entra por la boca. S.A. Ediciones B.
  • Aslam, Muhammad & Philip Lansky, Ephraim & Varani, James. (2006). Pomegranate as a cosmeceutical source: Pomegranate fractions promote proliferation and procollagen synthesis and inhibit matrix metalloproteinase-1 production in human skin cells. Journal of ethnopharmacology. 103. 311-8. 10.1016/j.jep.2005.07.027.
  • Burlando, Bruno & Cornara, Laura. (2013). Honey in dermatology and skin care: A review. Journal of cosmetic dermatology. 12. 306-13. 10.1111/jocd.12058.
  • Carson, Christine & Hammer, Katherine & Riley, T.V.. (2006). Melaleuca alternifolia (Tea Tree) Oil: A Review of Antimicrobial and Other Medicinal Properties. Clinical microbiology reviews. 19. 50-62. 10.1128/CMR.19.1.50-62.2006.
  • Barros, L., Carvalho, A. and Ferreira, I. (n.d.). Leaves, Flowers, Immature fruits and Leafy flowered stems of Malva sylvestris: a comparative study of the nutraceutical potential and composition. [PDF] Available at: https://core.ac.uk/download/pdf/153404480.pdf [Accessed 11 Jan. 2019].

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.