Como saber se um ovo está fresco e seguro para o consumo?

Como saber se um ovo está fresco e seguro para o consumo?

Se os deixarmos dentro de suas cartelas, os ovos podem chegar a conservar-se por até três semanas. Recomenda-se armazená-los na geladeira onde a temperatura é constante e lavá-los somente antes de cozinhar.
Como saber se um ovo está fresco e seguro para o consumo?

O ovo é um dos alimentos mais consumidos no mundo e também o que mais gera dúvidas entre os consumidores.

É normal ver casos de pessoas que não comem ovos por medo de colesterol, porque durante muito tempo tem sido dito que eles poderiam influenciar no aumento do mesmo.

No entanto, está demonstrado que o consumo de ovo é muito saudável, pois contém proteínas, minerais e vitaminas que fornecem grandes benefícios para o corpo.

Agora, uma das questões mais importantes dos consumidores quando se trata de comer ovos é saber se estão frescos para o consumo, pois se sabe que quando estão vencidos não têm o mesmo sabor e, de fato, podem ser prejudiciais para o organismo.

Com o passar do tempo a qualidade do ovo muda, especialmente quando está sob condições pouco adequadas. Por esta razão, é muito importante aprender a identificar se estão frescos e saudáveis.

Veja também: Quantos ovos devemos comer por semana?

Dicas para saber se um ovo está fresco e seguroClara-e-gema-de-ovo

A casca dos ovos é responsável por protegê-los de contaminação por micro-organismos, o que é bastante comum quando não recebem um tratamento adequado.

Em muitos casos a casca se transforma em um meio de contaminação, pois se estiver muito suja, a carga microbiana é maior e há um risco elevado de que as bactérias penetrem e se proliferam na gema.

Para que um ovo seja seguro para o consumo o ideal é que esteja em boas condições de armazenamento e em um ambiente adequado. Por isso, é importante ter em conta as seguintes recomendações:

  • A casca deve estar limpa e intacta.
  • Ao agitá-lo, não deve ser ouvido como se tivesse líquido em seu interior.
  • Uma boa dica é colocá-lo em um copo de água. Se afundar significa que está fresco; do contrário, se flutuar, significa que está em más condições.
  • Se ao quebrar o ovo a sua clara se dispersa, está indicando que ele perdeu o seu frescor.
  • Ao rompê-lo, você deve observar uma clara transparente, de consistência gelatinosa e livre de qualquer matéria estranha.
  • A gema não deve estar quebrada e deve, quando exposta à luz, exibir como uma sombra, sem contorno aparente; e não deve se separar da clara ao se submeter o ovo a um movimento giratório.
  • Não deve liberar cheiros raros ou desagradáveis.
  • Depois de cozinhá-los e cortá-los verticalmente, devem ter a gema inteira e com consistência compacta para indicar o frescor.

Como armazená-los corretamente?Ovos-na-embalagem

Para comer ovos em bom estado, é recomendável deixá-los dentro de sua cartela original em um lugar fresco e seco. Desta forma, eles poderão se conservar por até três semanas.

As sobras de pratos que contenham ovo podem ser refrigeradas em um recipiente hermético até 3 ou 4 dias depois.

Os ovos cozidos para almoços campestres devem ser armazenados em uma geladeira com isolamento térmico e com uma quantidade suficiente de gelo.

Para levar ovos cozidos ao trabalho ou escola, eles devem ser armazenados em uma pequena bolsa de gel refrigerante ou uma caixa de suco congelado.

Ovos e salmonelaOvos-e-salmonela

Dentre os principais riscos de comer ovos fora do prazo de validade, ou em mau estado está a salmonela, um patógeno que é infiltrado através da casca ou através de aves infectadas.

A casca é vulnerável ao ataque desta bactéria que tem facilidade para penetrá-la e chegar a proliferar-se no interior.

Recomendamos ler : Descubra como lavar o cabelo com gema de ovo

A prevenção da salmonelose está nas mãos de todos os consumidores, pois começa desde o momento da compra deste alimento: os ovos não devem estar quebrados ou com danos em sua casca e não devem ser muito pequenos ou disformes.

Também devem incluir:

  • A data de validade
  • A classe de qualidade
  • O peso do ovo
  • Algumas recomendações para sua conservação (na medida do possível)

Antes da manipulação para a preparação de diferentes pratos, é muito importante lavar as mãos e certificar-se de que todos os elementos estejam completamente limpos.

E finalmente, deve-se evitar o consumo de ovo cru ou meio cozido, pois, desta forma, há um maior do risco de intoxicação.