Sabonete caseiro especial para peles delicadas e com dermatite - Melhor com Saúde

Sabonete caseiro especial para peles delicadas e com dermatite

Visto que as peles delicadas ou com dermatite não costumam tolerar bem muitos dos compostos químicos dos sabonetes comerciais, é conveniente preparar um em casa a partir de ingredientes naturais
Sabonete caseiro especial para peles delicadas e com dermatite

As peles delicadas e com dermatite requerem produtos cosméticos o mais naturais possíveis e livres de substâncias agressivas.

No caso do sabonete para o rosto, muito adequado e cômodo para limpar a pele todas as noites antes de hidratá-la, deveríamos usar um que não tenha sulfatos, álcool ou perfumes sintéticos.

Neste artigo ensinaremos a preparar um simples sabonete caseiro com ingredientes naturais, de propriedades calmantes, equilibrantes e hidratantes.

Como tratar peles sensíveis ou com dermatite

Dermatite

Devemos ser muito exigentes com os produtos cosméticos e cuidados que aplicamos em nossa pele quando ela é sensível ou quando temos dermatite, já que pode reagir a muitos ingredientes.

Ainda que, em geral, as pessoas que sofrem com este problema costumem recorrer a produtos farmacêuticos, eles nem sempre são naturais, por isso em muitos casos podemos optar por soluções caseiras

As peles sensíveis ou com dermatite devem ser tratadas com ingredientes hidratantes, mas que também sejam equilibrantes, para regular de forma natural a produção de gordura da pele, respeitando sempre seu próprio pH.

Também devem incluir ingredientes com propriedades calmantes.

A seguir, repassamos os ingredientes naturais que nos ajudarão a preparar nosso sabonete caseiro. Confira!

Glicerina

A glicerina é um composto vegetal muito usado em todo tipo de produtos cosméticos.

Diferente dos sulfatos, que ressecam e alteram o pH, a glicerina também é limpadora mas além disso oferece umidade e elasticidade à pele. Além disso, combate o envelhecimento celular e tem efeitos calmantes sobre alguns problemas dérmicos.

Recomendamos comprar glicerina sólida pura ou uma pastilha de sabonete de mãos de glicerina, sem perfume.

Manteiga de cacau

Manteiga de cacau para tratar a dermatite

A manteiga de cacau é um ingrediente muito rico em óleo e, portanto, muito nutritivo, excelente para compensar a ação limpadora da glicerina e da argila.

É um produto repleto de antioxidantes, vitaminas e minerais que previne o envelhecimento celular e a falta de elasticidade.

Além disso, tem a vantagem de oferecer solidez ao sabonete caseiro.

Argila branca, vermelha ou rosa

Estas três argilas em pó são as mais adequadas para peles delicadas e com dermatite, já que a verde ou a cinza podem ter uma ação depurativa e limpadora muito forte.

A argila, que é um produto natural muito rico em minerais, nos ajuda a regular a produção de gordura sem alterar o pH, assim como prevenir todo tipo de imperfeições.

Óleo de amêndoas

Óleo de amêndoas para tratar a dermatite

O óleo de amêndoas prensado à frio, além de ser um dos mais econômicos, é também um dos mais nutritivos, que oferece suavidade e hidratação à pele ao mesmo tempo em que a alivia de possíveis irritações e inflamações.

É ideal para peles com dermatite, eczemas, psoríase, coceiras, herpes e inclusive com queimaduras e cicatrizes.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais benéficos para todo tipo de pele, graças às suas propriedades reguladoras e equilibrantes. Por esse motivo está presente em muitos produtos cosméticos.

Também tem propriedades antissépticas e calmantes e, além disso, ajuda a potencializar os efeitos do resto dos ingredientes.

Por último, a lavanda melhora a regeneração das células cutâneas, previne as cicatrizes, estrias e rugas.

Seus efeitos relaxantes também afetam de forma positiva ao sistema nervoso, o qual nos permite combater os problemas de pele causados por questões nervosas e emocionais.

Proporções

Ingredientes para fazer sabonete contra dermatite

Para preparar este sabonete caseiro para peles sensíveis e com dermatite, necessitaremos das seguintes quantidades:

  • 1 pastilha de glicerina (100 ou 120 g)
  • 4 colheres de sopa de manteiga de cacau (50 g)
  • Duas colheres de sopa de óleo de amêndoas (30 g)
  • Duas colheres de sopa de pedaços de argila branca, vermelha ou rosa (40 g)
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda

Recomendamos o seguinte artigo: 10 usos da lavanda em casa, na cosmética e na medicina

Como preparar?

  • Coloque a glicerina e a manteiga de cacau em banho maria para que derretam.
  • Quando tenham uma textura mais ou menos líquida, diminua o fogo, somente para manter o calor, e adicione o óleo de amêndoas e a argila em pó.
  • Misture bem, retire do fogo e adicione o óleo essencial de lavanda.
  • Coloque essa mistura nos moldes para sabonete. Você poderá usar a base das garrafas de plástico, saboneteiras, etc., como molde.
  • Depois que a mistura esfriar, já terá seu sabonete pronto!