Saiba porque a berinjela não pode faltar em sua dieta

Saiba porque a berinjela não pode faltar em sua dieta

Além de ser um clássico nas dietas de emagrecimento, as berinjelas nos permitem otimizar as funções do fígado e protegem nossa saúde cardíaca.

É curioso pensar que durante um tempo a berinjela foi considerada um alimento tóxico. A razão para isso se deve à presença da “solanina”, um tipo de alcaloide que pode nos prejudicar quando consumimos a berinjela crua e em grandes quantidades, o que é improvável. Porém, no momento em que foram descobertos os grandes benefícios desse vegetal, ele se tornou algo indispensável em nossa alimentação.


A berinjela é um tesouro natural cheio de boas propriedades para a saúde, é rica em numerosos nutrientes e contém pouquíssimas calorias, por isso é o complemento ideal nas dietas de emagrecimento. E o que dizer sobre o seu sabor? É deliciosa e nos oferece muitas opções na hora de ir para a cozinha!

Por isso tudo, hoje, em nosso artigo, queremos convencer você de incluir semanalmente duas ou três berinjelas em sua alimentação. A seguir explicaremos todas as razões que você tem para isso. Confira!

Tudo o que a berinjela pode fazer por sua saúde

Ela pode ser feita ao forno, recheada ou em fatias, ou podemos inclusive preparar uma água curativa para reduzir o colesterol e perder peso. A berinjela nos oferece várias opções na hora de cozinhar, por isso é conveniente conhecer todas essas opções para usá-las de acordo com a nossa necessidade. Talvez só precisemos nos beneficiar de um vegetal nutritivo, ou desejemos curar a anemia ou cuidar da saúde hepática… A berinjela servirá para todos esses propósitos.

Seja qual for o objetivo, esse é um alimento básico que devemos incluir em nossa dieta. A seguir explicaremos a razão.

1. O poder nutritivo da berinjela

berinjelas-recheadas

A berinjela recheada é uma delícia e se, além disso, escolhermos bem os alimentos com os quais as cozinharemos podemos preparar um prato muito completo, saudável e rico em nutrientes. Anote as propriedades desse vegetal para o nosso organismo:

  • É rica em ferro, perfeita para suprir a carência desse elemento em casos de anemia.
  • A berinjela é rica em potássio, magnésio, cobre, cálcio e ácido fólico, elementos perfeitos para fortalecer os ossos. Mulheres grávidas devem incluir a berinjela na alimentação, já que é muito benéfica para favorecer o desenvolvimento correto do feto.

2. Grande protetora para numerosas doenças

Esse é um dos vegetais mais ricos em antioxidantes, como por exemplo, a antocianina, sem nos esquecermos, claro, da vitamina E e dos ácidos fenólicos. Sem dúvidas, um coquetel natural para nos proteger diante dos radicais livres e da incidência de alguns tipos de câncer.

3. Ideal para purificar o organismo

saude-e-berinjela

Graças a sua composição química, suas enzimas e antioxidantes, a berinjela é considerada como um remédio muito adequado para eliminar toxinas e elementos nocivos que se acumulam em nosso organismo por causa de uma má alimentação ou devido ao sedentarismo.

Também não podemos nos esquecer de que a berinjela tem componentes chamados glicoalcaloides, que nos ajudam a melhorar as funções do fígado. O protegem e ajudam a eliminar químicos, toxinas e a produzir mais bile. Assim, a berinjela, além de nos ajudar a purificar o organismo, é muito terapêutica para a nossa saúde hepática.

4. Protetora do nosso coração

É interessante considerar que o consumo regular da berinjela nos ajudará a cuidar de nossa saúde cardíaca. Um dos aspectos mais relevantes que foi objeto de estudo durante vários anos é o fato de que este vegetal é um grande antiangiogênico.

E o que é a angiogênese? Trata-se de um crescimento desmedido de novos vasos sanguíneos no organismo, os quais podem promover a aparição de tumores e de câncer, além de úlceras diabéticas, doenças cardiovasculares, etc. Se incluirmos de modo regular as berinjelas em nossa dieta, nos beneficiaremos destas incríveis propriedades.

5. Adequada nas dietas de perda de peso

O-peso-ideal-e-berinjela

Temos certeza de que você já conhecia esse dado: o consumo de água de berinjela é muito adequado nas dietas de emagrecimento pelas seguintes razões:

  • Favorece a perda de gordura abdominal
  • É diurética
  • Depurativa
  • Sacia a fome
  • Contém muitos nutrientes e poucas calorias

2. Água de berinjela e alpiste para reduzir o colesterol alto e perder a gordura corporal

Leite-de-alpiste

Um dos remédios mais comuns para reduzir o chamado colesterol ruim (ou LDL) de nosso organismo e, por sua vez, favorecer a perda de gordura corporal é a água de berinjela e alpiste.

A combinação desses elementos traz maravilhosos resultados, visto que as sementes de alpiste também se lançam como maravilhosas aliadas naturais para limpar veias e artérias de depósitos de gordura, acelerar o metabolismo, regular o nível de glicose e reduzir o colesterol ruim. Anote tudo o que deve fazer:

Ingredientes

  • 1 berinjela média
  • 2 colheres de sopa de alpiste em pó ou em sementes para consumo humano (50 g)
  • 1 litro de água
  • O suco de um limão

Preparo

  • É muito simples. Primeiro coloque o litro de água para ferver. Quando começar a ferver adicione a berinjela cortada em fatias (com a casca) e o alpiste. Deixe que cozinhe por 40 minutos, para depois desligar o fogo e deixar repousar por mais 30 minutos.
  • O passo seguinte é coar o conteúdo e colocar em uma garrafa de vidro, onde adicionará também o suco de um limão.

Como tomar?

  • Tome duas vezes por semana. A primeira xícara deve ser tomada em jejum, depois de nos levantarmos e as três xícaras seguintes devem ser tomadas 20 minutos depois das refeições. Esta água à base de berinjelas e alpiste deve ser bebida à temperatura ambiente. Muito fácil!

Se você seguir uma dieta adequada e baixa em gorduras irá obter grandes resultados. Que tal começar hoje mesmo?