Saiba como lavar o seu cabelo sem shampoo - Melhor Com Saúde

Saiba como lavar o seu cabelo sem shampoo

A longo prazo o shampoo convencional pode ser agressivo para o nosso couro cabeludo e pode acabar danificando-o, por isso é interessante substituí-lo por produtos naturais que respeitem o pH.

Hoje em dia, nosso cabelo suja com facilidade, sobretudo se o mesmo estiver oleoso. A poluição e o consumo excessivo de gorduras ruins aumentam a sujeira do nosso cabelo e nos obriga a lavá-lo mais vezes, e essa frequência em longo prazo, pode ser prejudicial e pode danificar a capa protetora do nosso couro cabeludo.

Neste artigo, explicaremos que tipo de alternativas naturais nós dispomos para poder lavar o cabelo usando exclusivamente produtos naturais como a argila, o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio.

Por que não devemos usar em excesso o shampoo?

Antigamente, as mulheres lavavam os cabelos uma vez por semana ou a cada 15 dias, e as fotografias da época demonstram que seus cabelos eram bonitos e volumosos. Então, o que ocorre com a limpeza dos cabelos atualmente? É verdade que há fatores que fazem com que o nosso cabelo suje com muito mais facilidade, como a poluição ou uma má alimentação, mas também há uma tendência em questão que é a de querermos limpar em excesso o nosso corpo com produtos que, na verdade, são extremamente agressivos ao nosso PH natural.

A maioria dos shampoos convencionais contém substâncias que em longo prazo, danificam o couro cabeludo como os parabenos ou laurel sulfato de sódio. É verdade que podemos usar os shampoos naturais ou ecológicos livre destas substâncias nocivas, mas na maioria dos casos são vendidos com preços bem elevados.

Por esses motivos, neste artigo, você vai aprender como lavar o seu cabelo com produtos naturais e econômicos. Te explicaremos como manter um cabelo limpo e saudável.

cabelo

Ghassoul

O ghassoul ou rhassoul é um tipo de argila usada em alguns países árabes para o tratamento de beleza da pele e do cabelo. É possível encontrá-lo em pó ou em pequenas placas com o qual devemos misturar com um pouco de água bem quente para que se torne uma pasta cremosa que a usaremos com shampoo, massageando suavemente o couro cabeludo e deixando que atue durante um ou dois minutos antes de enxaguar com água morna.

A grande vantagem do ghassoul é que atua como regulador do sebo, por isso é recomendado para todo tipo de cabelo, uma vez que ele nunca vai deixar nem seco e nem oleoso. Além disso, limpa em profundidade e seu uso contínuo permite que o couro cabeludo normalize ao longo do tempo, o que nos permite ampliar o período entre as lavagens, diminuindo a sua continuidade sem a necessidade de, com esse espaço de tempo, ter que manter os cabelos sujos ou oleosos.

O ghassoul é difícil de conseguir em alguns países. Podemos encontrá-lo em lojas de produtos árabes, em alguns herbanários ou pela internet.

ghassoul Henna

 Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto que pode ser usado para muitas utilidades; entre elas a limpeza de cabelo, mas para isso devemos seguir os seguintes passos.

Diluímos uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo com água quente. Quando essa mistura estiver morna, aplicamos a mesma nas raízes do nosso cabelo, mas somente no couro cabeludo, para evitar que seque as pontas em excesso.Para evitar que o líquido se espalhe pelo cabelo, aplique a mistura com um frasco aplicador de bico fino. Massageie o couro cabeludo e enxágue com água.

cabelo vermelho

O vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um alimento milagroso muito usado nos remédios antigos de saúde e de beleza. Neste caso, funcionará perfeitamente como condicionador, já que deixa o cabelo brilhoso e suave se o aplicarmos depois de enxaguar o cabelo.

O preparo: misturamos três quartos (¾) de um vaso de água com a mesma quantia de vinagre de maçã. Aplique a água com vinagre no cabelo, depois o lave com as indicações que mencionamos anteriormente (com ghassoul, com bicarbonato ou com o shampoo natural). Passado de um a dois minutos após a aplicação, enxágue bem com água.

Se desejar também poderá aplicar na água com vinagre, uma gota de óleo essencial para melhorar seu aroma, apesar de que somente a água e o vinagre, após o cabelo seco, não irá exalar nenhum desses elementos depois de seco.

O amido

O amido (maizena) é uma farinha que nos permite lavar os cabelos à seco. Não é um produto que limpe ou lave o cabelo, e sim que permite solucionar um momento em que não podemos lavá-los e necessitamos em alguma ocasião melhorar sua aparência, removendo a gordura e a sujeira.

Para usá-lo corretamente, aplicamos diretamente o amido (aproximadamente uma colher rasa) sobre o couro cabeludo, massageando-o ligeiramente, e em seguida você deve pentear bem os cabelos para eliminar os restos. Em instantes você irá um cabelo com menos aspecto de oleosidade.