Quais são os gatilhos da artrite reumatoide? - Melhor Com Saúde

Quais são os gatilhos da artrite reumatoide?

Um dos fatores que mais determinam o surgimento da artrite reumatóide é o sedentarismo. Para evitá-lo, recomenda-se praticar exercícios moderados e manter um estilo de vida e dieta saudáveis.

No México, grande parte da população sofre de artrite reumatoide, uma doença progressiva com alguns sinais e sintomas de inflamação, além de destruição das articulações. Embora seja mais comum em mulheres do que em homens, devido principalmente aos fatores hormonais, foram comprovados hábitos que podem desencadear esta condição.

Mario Cardiel Rios, um reumatologista especialista de renome, diz que existem diferentes fatores ambientais que podem ter alguma ligação (direta ou indireta) com o desenvolvimento desta doença.

Hábitos e condições de saúde associados com maior frequência ao desenvolvimento da artrite reumatoide são uma dieta rica em gordura, o sobrepeso, o tabagismo e o sedentarismo.

Assim, para prevenir ou controlar a doença se ela já estiver presente, deve-se reformular a própria dieta, e a primeira medida deve ser reduzir o consumo de refrigerantes, azeites e farinhas, especialmente.

Também é importante ser consciente da importância de ingerir alimentos ricos em antioxidantes e ômega 3. O grande consumo de alimentos naturais como frutas é aconselhável, já que oferecem uma grande variedade de vitaminas e são também antioxidantes.

Quais exercícios são recomendados para esta condição?

caminar-para-las-varices

Como mencionado acima, um dos fatores que mais contribuem para esta doença é o sedentarismo. É importante incluir em nossas rotinas diárias um bom exercício que nos agrade e nos mantenha saudáveis. Um deles pode ser natação ou simplesmente uma caminhada diária de pelo menos meia hora, de modo a ativar as juntas e evitar, assim, as doenças degenerativas, tais como artrite reumatoide.

Vale lembrar-se que um estilo de vida saudável é essencial para manter a boa saúde do nosso corpo. Devemos incluir muitas frutas e verduras em nossa dieta diária e praticar uma atividade física para nos manter saudáveis, ativos e flexíveis por mais tempo. Assim, o envelhecimento não será tão evidente e teremos mais qualidade de vida para desfrutá-la ao lado dos nossos entes queridos.