Como conhecer nosso estado de saúde através de nossos olhos - Melhor com Saúde

Como conhecer nosso estado de saúde através de nossos olhos

Se começarem a aparecer rugas nos olhos (pés de galinha) quando ainda somos jovens, pode ser um sinal de problema hepático.

Do mesmo modo que nossa saúde se reflete nos pés, nas mãos ou no rosto, os olhos também indicam como nossos órgãos estão funcionando. Eles estão muito relacionados com o fígado, e com outras partes do corpo.

Explicaremos o significado de algumas marcas, cores e sinais nos olhos e também das olheiras, das pálpebras e das rugas.

Quando os olhos perdem o brilho natural

Isso é um reflexo de fígado e rins congestionados, nos quais o sangue não flui corretamente. Existe uma sobrecarga de toxinas que dificulta a circulação e a chegada do oxigênio e nutrientes as células.

Além disso, o sangue tem que chegar a região superior da cabeça, como os olhos e o cérebro, porém, necessita de mais energia para lutar contra a gravidade, por isso que essas são as primeiras regiões que sofrem com o desequilíbrio.

Olheiras de cor amarelada

Muitas vezes acordamos com olheiras. Cada cor possui um significado diferente, e é importante prestar atenção se a coloração permanece durante certo tempo. A cor amarela quase sempre sinaliza o fígado e a vesícula, e neste caso significa que estão trabalhando acima de suas possibilidades.

Olheiras de cor escura ou negra

Ojeras

Por outro lado, quando as olheiras são de cor escura ou até negras indicam que os órgãos afetados são os rins, a bexiga e os órgãos reprodutivos, fruto de algum antigo problema no sistema digestivo.

Olheiras de cor pálida ou cinza

A cor pálida ou cinzenta faz referência também aos rins ou, em alguns casos, aos pulmões. Neste caso, alguns dos órgãos não estão funcionando corretamente por culpa de uma drenagem linfática incorreta. Em outros casos, pode fazer referência ao sistema endócrino.

Bolsas de água debaixo dos olhos

Bolsas-ojos

As bolsas de água que aparecem debaixo dos olhos e que algumas pessoas retiram com cirurgia estética porque dão um aspecto de tristeza e esgotamento nos dizem que os órgãos digestivos e excretores estão congestionados.

O corpo não está conseguindo expulsar corretamente as substâncias tóxicas. Às vezes, essas bolsas aparecem quando acordamos, depois de termos jantado tarde ou em excesso, e podem desaparecer em algumas horas, mas de todas as maneiras temos que levá-las em conta para ajudar a depurar o organismo.

Quando essas bolsas se tornam crônicas e ao invés de água contêm gordura, já é um estado mais grave, e é conveniente fazer uma visita ao médico para descartar possíveis inflamações nos órgãos ou a presença de algum cisto.

Sombra branca na pupila

Quando uma mancha branca cobre a pupila, ou seja, o círculo negro no centro da íris, pode indicar que mucosidades e outras partículas não foram digeridas corretamente e estão em decomposição.

Esse sinal é muito importante porque previne o desenvolvimento de cataratas no futuro, por causa de um mau funcionamento do fígado e do sistema digestivo. Em alguns animais também podemos observar essa mancha esbranquiçada, a qual possui o mesmo significado.

Esclerótica avermelhada

Ojos-rojos1

A esclerótica é a parte branca dos olhos e, frequentemente, podemos observar como alguns capilares ficam avermelhados, sinalizando problemas nas funções circulatórias e respiratórias. Tais sinais podem aparecer e desaparecer rapidamente ou permanecer durante muito tempo.

Manchas amarelas na esclerótica

Também podemos observar manchas amareladas na esclerótica. Como falamos anteriormente, a cor amarela sinaliza o fígado e a vesícula, que podem estar acumulando cálculos biliares.

Pupilas dilatadas

As pupilas adaptam seu tamanho a luz do lugar onde estamos, mas quando observamos que estão maiores que o normal, independente da iluminação, isso pode ocorrer devido ao estresse ou mesmo a presença de parasitas intestinais.

As parasitoses podem ser confirmadas também por coceiras na ponta do nariz, problemas intestinais ou digestivos, apetite alterado, ansiedade, etc.

pupila-Mikleman

Pés de galinha

Os pés de galinha ou rugas que aparecem nas laterais dos olhos também indicam que o fígado está debilitado. Se começarmos a ter estes sinais desde muito jovens, é melhor começar a cuidar do fígado.

Imagens oferecidas por Mikleman y Per Jensen