Segredos para ter um cabelo saudável

Segredos para ter um cabelo saudável

Se você tem o cabelo fino e quebradiço, não hesite em aplicar óleo de coco para hidratá-lo e fortalecê-lo. Além disso, procure incluir mais proteínas na sua dieta.

Todos os dias o cabelo está exposto a fatores que o debilitam e o danificam, fazendo que pareça menos bonito. Quando o cabelo começa a ter problemas e podemos notar que está aparecendo a incômoda caspa, por exemplo. Por sorte, todos estes problemas capilares podem ser solucionados e é possível conseguir uma madeixa suave, bonita e saudável.

O principal segredo para ter um cabelo saudável é ter um couro cabeludo também saudável. Quando o nosso couro cabeludo está saudável, é mais fácil conseguir que o resto do cabelo esteja fabuloso. É por este motivo que hoje te daremos os melhores segredos para cuidar do seu couro cabeludo e conseguir um cabelo nutritivo e saudável.

Couro cabeludo seco

Quando o problema em nosso cabelo é o couro cabeludo seco, começamos a sentir coceira com muita frequência e posteriormente o surgimento da caspa. Ninguém gosta que seu cabelo esteja cheio dessas escamas de pele que se produzem pela sequidão. Além disso, não prestar atenção nisso pode levar a um problema maior.

A solução?

  • Misture em um recipiente 10 gotas de óleo essencial puro de lavanda com uma onça ou 28 gramas de amêndoas doce ou óleo de jojoba. Posteriormente, aplicar sobre o couro cabeludo fazendo suave massagem circulares durante 5 minutos.
  • Para um couro cabeludo sensível, massagear somente com óleo de jojoba, 5 minutos antes de tomar banho.
  • Além disso, recomenda-se incrementar o consumo de ácidos graxos ômega 3 presentes nos peixes de verduras.

 Cabelo grosso e normal

Cabelo_grosso_e_normal

O cabelo grosso e normal costumam apresentar menos problemas que os outros tipos de cabelos. Entretanto, não é demais fazer e aplicar um bom tratamento para fortalecê-lo.

Como fazê-lo?

  • Depois de aplicar o shampoo, pegue uma colher de azeite de oliva e aplique em todo o couro cabeludo, e também por todo o cabelo desde a raiz até as pontas. Posteriormente, enrole o cabelo e coloque em uma sacola ou em uma toca, para deixar o azeite atuar de 10 a 15 minutos. Finalmente, enxágue e aplique o condicionador como de costume.

Cabelo fino

Dizem que temos o cabelo fino quando ele perde a força e a espessura, sendo mais suscetível a queda. Este problema pode ser o produto de uma dieta ruim, falta de vitaminas, cabelo maltratado e/ou alguns transtornos endócrinos.

A solução?

  • Colocar para esquentar  ½ xícara de vinagre de maçã, deixar repousar, diluir com ½ xícara de água, e uma vez pronto aplicar no couro cabeludo fazendo suaves massagens. Cobrir o cabelo com uma sacola ou uma touca, e deixe atuar de 30 a 40 minutos. O ácido do vinagre de maçã ajuda a restaurar o equilíbrio do pH do couro cabeludo.

Cabelo quebradiço

Cabelo_quebradiço

O cabelo quebradiço pode ser o produto de uma má alimentação, falta de nutrientes, exposição excessiva ao sol, uso de secador, chapinhas, prendedores e falta de cuidado ao pentear o cabelo, entre outros. Quando o cabelo está quebradiço, tendem a queda com mais frequência e inibe o seu crescimento. 

A solução?

  • Para fortalecer o cabelo quebradiço interessante massagear o couro cabeludo e o cabelo, utilizando um pouco de óleo de coco, deixando atuar de 5 a 10 minutos. De preferência colocar uma sacola ou uma toca na cabeça para deixar repousar o tratamento o tempo recomendado e depois enxaguar como o de costume.
  • Além disso, recomenda-se incluir em sua dieta mais alimentos como: carne magra, peixe, queijo com baixo teor de gordura, claras de ovo, espinafre, soja, laranjas, morangos, tomates, entre outros.

Caspa

Caspa

A caspa se produz quando ocorre um crescimento excessivo de bactérias que causam  células morta da pele, as quais se acumulam. Pode aparecer tanto no cabelo oleoso como no cabelo seco.

A solução?

  • Em um recipiente misture 10 gotas de óleo de árvore-do-chá, eucalipto, hortelã, ou óleo de bergamota com uma onça ou 28 gramas de jojoba ou de óleo de amêndoas. Depois aplicar sobre o couro cabeludo fazendo suaves massagens circulares 5 minutos antes de tomar banho.
  • Se quiser um tratamento sem enxágue, misture uma pequena quantidade de água de hamamelis com um pouco de enxágue bocal e esfregar no couro cabeludo depois de aplicar o shampoo e o condicionador.
  • Para melhores resultados, certifique-se de incluir na dieta alimentos ricos em zinco, como, por exemplo, mariscos, carne de caranguejo, carnes magras, lagosta, manteiga de amendoim, semente de abóbora e salmão.