Semente de linhaça contra a prisão de ventre

Semente de linhaça contra a prisão de ventre

Devemos nos acostumar ao consumo de linhaça, e não apenas recorrer a ela em casos de urgência, para evitar doenças e fazer com que nosso organismo funcione corretamente.

Apesar da causa principal de prisão de ventre ser pela pouca quantidade de fibras que consumimos, é importante saber que existem diferentes fatores que também influenciam no mau desempenho na hora de evacuar. Alguns destes fatores podem ser as viagens, mudanças de horários, estresse, mudanças na rotina, etc. Mas, queremos que você saiba que é possível melhorar a mobilidade intestinal de uma maneira fácil e natural, o que é melhor que trazer ao seu organismo os efeitos do consumo de laxantes artificiais.

O segredo das sementes de linhaça está nas altas quantidades de mucilagem (fibras solúveis). Quando as sementes de linhaça entram em contato com a água liberam estas fibras fazendo com que os líquidos circundantes vão adquirindo uma característica mais espessa.

linhaça para combater a prisão de ventre

Uso no tratamento da prisão de ventre

É por isso que uma das formas mais recomendadas para consumir as sementes como o objetivo de aliviar a prisão de ventre é submergindo uma quantidade considerável de sementes em um copo de água durante toda a noite, e no outro dia beba em jejum a água e as sementes.

Se você for realizar este procedimento e a textura que a água adquiriu for muito desagradável (a água fica densa) recomendamos então pegar as sementes e misturá-las com: leite, sucos de diferentes frutas, iogurtes e inclusive saladas, isto fará com que seja mais fácil consumi-las, devido ao rico sabor do alimento com o qual você misturar as sementes. Esta bebida será maravilhosa, já que nesse processo as mucilagens serão liberadas no ambiente aquoso do intestino.

Como funciona a mucilagem?

A mucilagem forma uma espécie de pasta que tem o efeito de evacuação com as fezes, o que faz com que o processo peristáltico pelo intestino seja acelerado. Este processo de evacuação é o que torna o consumo de sementes de linhaça tão diferente do que consumir qualquer tipo de laxante, já que este último faz com que o corpo vá se acostumando e de certo modo um vício é gerado, ou seja, o organismo depende dos laxantes para evacuar de modo natural.

Consumo de fibras para saúde do intestino

Como se fosse pouco, as fibras solúveis das sementes são capazes de reter as toxinas no organismo e expulsá-las com as fezes muito antes que sejam absorvidas pelo intestino.

Igualmente, estas sementes contêm distintos componentes benéficos para o ótimo funcionamento da saúde, algumas destas substâncias são o ácido alfa-linolênico que é um ácido graxo que pertence ao grupo dos ácidos Omega-3, que se transforma no organismo em uma redução do colesterol ruim, e como se tudo isso fosse pouco, estas sementes, também contêm propriedades anti-inflamatórias tais como: a luteolina ou o ácido oleico.

As sementes de linhaça contra o câncer

Semente de linhaça para evitar o câncer de mama

As sementes de linhaça e suas infinitas propriedades também podem contribuir para redução da probabilidade de sofrer algum tipo de câncer. Especialmente o câncer de cólon e de mama. Se as sementes forem consumidas de maneira regular, ajudaram a curar qualquer tipo de doença inflamatória, isto graças ao seu alto nível de óleos graxos e Omega-3. Também ajudará a ter um melhor funcionamento do aparelho digestório, inclusive, o aparelho urinário e respiratório.

Consumir linhaça diariamente pode trazer muitos benefícios a saúde

Concluindo, podemos afirmar que as sementes de linhaça se situam como um dos produtos com mais propriedades curativas e preventivas de diferentes tipos de doenças. É importante consumir as sementes regularmente, e não somente em momentos de urgência, lembre-se que o seu organismo e teu corpo trabalham como engrenagem, e cada uma das partes deve estar em ótimo estado para que não nenhuma das funções de seu corpo se veja seriamente comprometida.