Será que as cores da casa alteram o nosso humor? - Melhor Com Saúde

Será que as cores da casa alteram o nosso humor?

Para alcançar a harmonia, é preciso coordenar os diferentes tons de maneira harmônica. No entanto, os excessos nas cores podem ter efeitos negativos na mente.

Há muitos estudos realizados sobre as cores em qualquer aspecto da vida: roupas, comida e decoração de ambientes. Acredite-se ou não no Feng Shui, a psicologia também estudou os fenômenos dos tons relacionados com o humor. Saiba mais neste artigo.

O que se deve saber sobre as cores?

A percepção das cores através do olho é um processo neurofisiológico complexo associado com um evento físico da luz, que causa sensações nas pessoas e até mesmo animais. As cores são energia que afeta de forma diferente, produzindo várias experiências, mesmo com padrões semelhantes. Cada cor tem um significado diferente:

  • Branco: simboliza pureza, paz, inocência, otimismo, e é associado à divindade, estabilidade, harmonia e calma.
  • Amarelo: Irradia sempre por toda parte e, sobretudo, é a cor relacionada à luz do sol e representa a inteligência.

pintura2

  • Laranja: é a cor do fogo e das chamas, simboliza energia, júbilo, prazer e sol.
  • Vermelho: é a mais excitante. Representa poder, energia e vitalidade.
  • Violeta: indica a ausência de tensão, simboliza calma, serenidade, dignidade e autocontrole.
  • Azul: é uma cor que transmite serenidade, sinceridade, harmonia, fidelidade e confiança.
  • Verde: é a esperança, natureza, harmonia perfeita entre o céu (azul) e o sol (amarelo). Expressa também desejo, equilíbrio e repouso.
  • Rosa: é sinônimo de ingenuidade, ternura, bondade, ausência de todo mal.
  • Preto: o oposto da luz, o que está escondido, a morte e a noite.
  • Cinza: iguala todas as coisas, expressa tédio, desconsolo, velhice e indecisão.

Como usar as cores em cada ambiente?

Além do seu significado, no ambiente doméstico é preciso avaliar a cor a ser aplicada, uma que vez esta possui um “poder” oculto, que, acredite ou não, modifica a conduta e o humor.

pintura3

O branco é recomendado em todos os locais em que se exija serenidade e paz de espírito nos mais altos níveis; o cinza pode ser usado em escritórios, pois simboliza o sucesso e inspira a criatividade; o amarelo esclarece as mentes confusas e estimula o cérebro; o laranja aumenta a imunidade e o poder, podendo ser uma excelente opção para um quarto ou sala, também a cozinha porque tem um efeito de calor; o vermelho intensifica o metabolismo, é sinônimo de paixão, pode ser utilizado para o quarto do casal, por exemplo; o azul dissipa medos e acalma a mente, é ideal para uma sala de recepção, e o verde equilibra as emoções, estimula a compaixão e revitaliza o espírito.

Mas, cuidado com os excessos com as cores, já que elas têm efeitos negativos sobre a mente. Uma casa pintada apenas de branco, sem outros tons, causa desorientação e fadiga; o excesso de amarelo produz cansaço e muita atividade mental; o violeta, pensamentos negativos, o azul gera depressão, pesar e aflição; o vermelho, agitação, tensão e ansiedade, e o laranja, ansiedade.

Portanto, é recomendável não abusar de uma cor em um ambiente, mas combinar com os móveis, por exemplo, ou deixar qualquer parede branca com um papel de parede de outra cor. Para alcançar a harmonia é preciso coordenar os diferentes tons de forma harmoniosa. As cores quentes são estimulantes, emocionantes e alegres. As frias, sedativas, calmas e até mesmo deprimentes.

110702-N-OM642-039

Feng Shui e as cores

Para esta filosofia oriental, as cores têm uma energia particular. É bom saber que as cores das paredes afetam o bem-estar das pessoas no lar. É bom usar as leis da terra e do céu para melhorar a vida e energia.

É um sistema e uma arte que visa harmonizar, cada cor tem uma energia especial, e como pintamos a casa afetará a nossa forma de interagir, dormir, trabalhar e estudar. Consultar um especialista em Feng Shui antes de decidir sobre as cores. Apenas para citar um caso, se pintamos de cinza, é provável que nos sintamos deprimidos e tristes, assim como acontece com dias nublados.

Para melhor canalizar as energias e conseguir bons resultados e uma convivência pacífica, é preciso ponderar sobre os tons de cada quarto e não abusar de nenhum deles em particular, por mais que sejam as cores que se goste ou preferidas.

pintura5

Feng Shui se baseia em cinco elementos, cada um dos quais é associado a uma cor. O fluxo de energia equilibrada ocorre pela perfeita harmonia de todas as cores. O fogo é relacionado com vermelho, rosa e laranja (espaços energéticos, dinâmicos e vitais); a terra, com marrom e amarelo (segurança e estabilidade); o metal, com branco, prateado e alguns dourados (reflexão e planejamento); a água, com preto e azul (sensações frescas, misteriosas e fluídicas); e madeira, com verde (ambientes de crescimento, expansivos e juvenis).

Isso significa a harmonia de um ambiente depende da presença de todos os cinco elementos, embora seja com algum detalhe de cada um.

Imagens cortesias de Augie Schwer, Rochelle Hartman, Danielle Blue, Official US Navy, stab at sleep.