Sete conselhos simples para evitar que os abacates se oxidem

Sete conselhos simples para evitar que os abacates se oxidem

O abacate é um desses alimentos versáteis que podemos utilizar em muitas receitas para agradar nosso paladar. No entanto, como também ocorre com outros alimentos, o abacate é uma fruta que tende a se oxidar rapidamente, perdendo sua aparência fresca e assumindo uma cor escura, de aspecto pouco agradável para seu posterior consumo.

A maioria das pessoas sabe que, para aproveitar ao máximo os benefícios dos abacates e todo seu frescor, é importante consumi-los por completo no menor tempo possível. No entanto, há alguns momentos nos quais não consumimos todo o abacate e sobra um pedaço muito grande que seria uma pena desperdiçar. Felizmente, há vários truques naturais que nos permitem conservar a frescura do abacate e sua cor verde por mais tempo, de modo que podemos guardar o pedaço que sobrou.

Deixe o caroço para conservar o abacate

abacate  com caroço

O primeiro conselho para conservar por mais tempo o abacate e evitar sua oxidação consiste em deixar o caroço no meio do abacate que restou, ou para explicar melhor, usar uma de suas metades sem retirar o caroço da metade restante. Este truque não é o mais recomendado, visto que só ajuda a conservar a parte do abacate que está em contato com o caroço. Portanto, a parte que fica em contato com o ar se oxida rapidamente e perde seu frescor. Por esta razão, recomenda-se buscar alternativas que imitem o caroço, mas que cubram todo o pedaço do abacate.

Método da cebola

Este truque consiste em cortar um quarto de uma cebola roxa em pedaços grandes, que deverão ser colocados no fundo de um recipiente hermético. Depois, ali colocamos a metade do abacate que queremos conservar, de tal modo que o caroço fique voltado para cima. O recipiente deve ser fechado e guardado na geladeira.

Este conselho é muito útil, já que os vapores que a cebola emite podem ajudar a conservar a cor verde e a manter o abacate fresco. Além disso, a única parte que terá contato com a cebola é a casca do abacate, portanto, o sabor da fruta não irá alterar. Também podemos guardar a cebola utilizada para depois usar em outras coisas.

Método do azeite de oliva

Metodo para conservar abacate

 

O azeite de oliva é um ingrediente natural que não altera o sabor nem o odor do abacate que se deseja conservar fresco. Para aproveitá-lo, simplesmente unte a parte do abacate que deseja conservar e guarde em um recipiente hermético. O azeite impedirá que a fruta entre em contato com o ar e se oxide.

Método do suco de limão

Outro ingrediente que ajuda a conservar a frescura do abacate é o limão. Sabemos que o limão dá um sabor muito delicioso ao abacate e ambos se complementam muito bem. Porém, além disto, o ácido cítrico do limão reduz drasticamente o processo de oxidação. Para isso, simplesmente jogue um pouco de suco na metade que desejar guardar.

Outra opção consiste em colocar uma boa rodela de limão sobre a polpa de abacate que já está com o caroço. Em ambos os casos, o ideal é guardar em um recipiente hermético para que o abacate se conserve fresco, de dois a quatro dias, a uma temperatura de 4 ºC.

Água fria

água fria ajuda a conservar abacate

Um método muito comum utilizado em lares e restaurantes consiste em introduzir o abacate em água fria para limitar seu contato com o oxigênio. Neste caso, só é recomendado quando a parte restante do abacate for utilizado de forma imediata.

Plástico de cozinha

O plástico de cozinha ou o papel filme também é uma grande ajuda para conservar por mais tempo as sobras do abacate. Para isso, simplesmente cubra o abacate com uma boa quantidade de plástico e, depois, ponha na geladeira. Se, mesmo assim, a fruta escurecer de um dia para o outro, basta retirar a pele mais superficial para recuperar sua cor verde e fresca.

Triturar o abacate

abacate triturado

 

Se você não quiser desperdiçar por nenhum motivo os restos de um abacate, uma boa ideia para conservá-lo por mais tempo consiste em preparar um delicioso guacamole. Para fazer esta receita, basta triturar o abacate no liquidificador e acrescentar uma colherada de suco de limão para cada parte de abacate utilizada.

O ácido do suco ajudará a impedir que a fruta mude de cor e que se oxide. No entanto, para ficar mais seguro, coloque o abacate triturado em um recipiente hermético, cubra com filme plástico e depois coloque a tampa. O plástico e a tampa impedem que o oxigênio chegue à superfície do abacate, evitando assim sua oxidação. Depois, você poderá utilizar o abacate triturado para fazer um guacamole especial, ou acrescentá-lo em uma salada.