Seu corpo é ácido? Veja o que você deve fazer - Melhor Com Saúde

Seu corpo é ácido? Veja o que você deve fazer

O pH do nosso corpo é uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo. Esta escala varia entre 1 e 14, sendo 1 o extremo ácido e 14 o extremo alcalino. Uma pessoa com estado perfeito de saúde tem um pH entre 7,35 e 7,45, portanto ligeiramente alcalino.

Infelizmente, nosso estilo de vida atual e nossos hábitos alimentares ricos em sal, açúcar e comida industrializada, fazem com que nosso organismo se torne mais ácido do que alcalino. Este é um dado alarmante, já que a acidez do corpo nos torna suscetíveis a uma grande quantidade de infecções e doenças graves.

Uma destas doenças é o câncer, já que as células cancerígenas se desenvolvem muito melhor em um ambiente ácido, e têm dificuldade para prosperar em um meio alcalino.

Dessa forma, é fundamental que nos esforcemos para mudar nossos hábitos diários para que nosso organismo atinja um pH mais alcalino. Isso pode ser feito através da combinação de diferentes alterações na alimentação e no estilo de vida.

Como tornar seu corpo menos ácido e mais alcalino?

suco-verde

1. Aumente o consumo de vegetais e frutas

Frutas, raízes, vegetais e legumes contêm diversos minerais que ajudam a alcalinizar o organismo, como o magnésio, o cálcio e o potássio. Tente ingeri-los em todas as refeições, tornando-os o foco do prato no lugar da carne ou dos grãos. Beba também sucos verdes desintoxicantes, feitos com vegetais ricos em nutrientes.

Aposte principalmente em brotos e alimentos escuros ou verdes, como a beterraba, abacate, espinafre, couve, brócolis, pepino, ervilhas, feijão e lentilha.

2. Reduza o consumo de alimentos ácidos

Não é necessário cortá-los completamente da dieta, mas o ideal é reduzir o consumo de alimentos ácidos como carne, ovo, laticínios, açúcar refinado e farinha branca. Se for ingerir alimentos de origem animal, dê preferência aos orgânicos, provenientes de animais que são livres de antibióticos e hormônios de crescimento.

Evite também comidas fritas, processadas e industrializadas em geral, que contribuem para aumentar a acidez do corpo.

3. Beba água alcalina

Beber água é fundamental pois traz diversos benefícios para a saúde, e a água alcalina pode, além de todas as vantagens convencionais, ajudar a reduzir o nível de acidez do organismo.

A água comum costuma ter um pH ácido, entre 5 e 7. Leia atentamente o rótulo das garrafas de água mineral para encontrar uma marca com pH acima de 7, procurando também em sua composição minerais como o cálcio, o potássio e o magnésio.

4. Aumente o consumo de amêndoas

As amêndoas e nozes em geral são alimentos alcalinos que contêm cálcio e magnésio, e ajudam a reduzir a acidez e controlar os níveis de açúcar no sangue. Escolha sempre versões naturais, às quais não tenha sido adicionado sal.

Outra dica é substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas, muito mais saudável já que o de origem animal aumenta a acidez.

5. Limite o consumo de álcool

A maioria das bebidas alcoólicas possui um alto teor de açúcar, e portanto são muito ácidas. Não é necessário cortar completamente o álcool se você aprecia beber uma cerveja ou uma taça de vinho ocasionalmente, mas não exagere na quantidade.

6. Pratique atividade física

Tente fazer exercícios por pelo menos 30 minutos, entre 3 e 5 vezes por semana. Além dos muitos benefícios que já conhecemos, a atividade física ajuda a oxigenar e alcalinizar o sangue, contribuindo para neutralizar a acidez do corpo. Além disso, o suor dá ao ácido outro caminho para ser eliminado do organismo.

exercicios

7. Busque o equilíbrio

Infelizmente o estresse também contribui para o acúmulo de ácidos, fazendo com que seus níveis no corpo aumentem. Procure estabelecer maneiras de relaxar após um dia corrido no trabalho. Pode ser uma aula de ioga, meditação, uma caminhada leve ou a leitura de um bom livro. O que importa é reduzir o impacto que o estresse causa em nosso organismo.  

8. Priorize o uso de produtos naturais

Tente usar produtos naturais para a limpeza da casa, como soluções caseiras de bicarbonato de sódio, vinagre e limão. Escolha também versões naturais de shampoo, condicionador, maquiagem e creme hidratante, para evitar as substâncias tóxicas presentes em muitos produtos industrializados, que podem acidificar o organismo.

9. Beba água com bicarbonato de sódio

Esta é uma dica simples, mas eficaz na luta para tornar o organismo mais alcalino. Simplesmente misture uma colher de chá cheia de bicarbonato de sódio em um copo de água e beba diariamente.