Simples exercícios para tratar mãos doloridas - Melhor Com Saúde

Simples exercícios para tratar mãos doloridas

A dor nas mãos limita muito a vida diária. Tonificar os músculos e recuperar a mobilidade é possível com alguns exercícios que podem ser realizados em qualquer momento. Tome nota.

O problema das mãos doloridas afeta um grande número de pessoas. Seja devido à artrite, ao túnel do carpo ou pelo deterioramento progressivo das articulações por causa da perda de cartilagem, é uma realidade que limita muito nossa vida cotidiana.

Ao contrário do que muita gente pensa, o exercício de mãos regular e moderado melhora de forma notável a mobilidade e combate o endurecimento e a rigidez dos dedos. Não devemos, então, evitar movê-las caso doam, pelo contrário, o problema só aumenta.
Hoje neste artigo explicaremos quais são os exercícios mais adequados para tratar a dor das mãos. Permitindo aliviar a inflamação e melhorar a mobilidade.

Causas mais comuns de mãos doloridas

Há quem pense que a dor nas mãos é coisa da idade, especialmente a artrose ou a artrite. Nada mais longe da realidade. Uma das causas mais comuns é, por exemplo, o túnel do carpo.

Ter um trabalho manual repetitivo, como trabalhar manipulando e cortando alimentos, trabalhar com o computador ou costurando, pode fazer com que o nervo médio fique muito espremido no túnel do carpo que, geralmente, na mulher já é normalmente estreito.

Recomendamos a leitura: Tratamentos naturais para a artrite

Saiba que este nervo coordena as funções motora e sensorial do polegar e dos três dedos do meio, logo a falta de funcionalidade e a dor quando há um problema. E é claro que não importa a idade que você tenha, pois pode sim sofrer com a síndrome do túnel do carpo.

Dor em mãos de idoso

No entanto, veja a seguir mais origens das mãos doloridas:

  • A artrite é a inflamação de uma articulação e pode afetar tanto os punhos como os dedos. As origens de tal inflamação pode se centrar nos tendões, no ligamento ou na membrana sinovial.
  • Os cistos ganglionares são nódulos muito dolorosos onde se acumulam fluídos da mão de origem benignaO cisto costuma ser bem visível, causa irritação e problemas de mobilidade.
  • Outra causa relacionada com as mãos doloridas é sem dúvidas a tenossinovite. Tem sua origem em uma inflamação do revestimento das bolsas dos tendões quando existe uma sobrecarga ou uma lesão. Inclusive pode estar relacionada com a diabetes ou a artrite reumatoide.

Exercícios para mãos doloridas

Uma vez que conheça a causa das mãos doloridas, siga o tratamento que o médico recomendar. É necessário sempre conhecer a origem, porque caso tenhamos uma lesão, não será conveniente realizar nenhum exercício.

Agora, mesmo que a causa mais comum deste problema seja quase sempre a artrose ou o túnel do carpo, os exercícios sempre cairão bem. As articulações recuperarão a mobilidade, tonificará os músculos e recuperará a elasticidade perdida das cartilagens. 

Vale a pena. Vamos tomar nota?

Exercício 1: extensão dos polegares sobre uma mesa

polegares de uma mão dolorida

Este exercício é muito simples, basta colocar as mãos sobre uma mesa, fechar os punhos e esticar os polegares. Estique e mantenha esta posição por 30 segundos, depois, relaxe.

  • O alongamento ajuda a aumentar a classe de movimentos e a favorecer a elasticidade dos músculos e dos tendões.
  • Recomendamos realizar este simples exercício de forma lenta mas persistente, chegando somente até onde a dor deixar.

Exercício 2: fazer a letra “O” com os dedos

Letra o com mãos doloridas

Este exercício de aparência tão simples faz com que coloquemos para funcionar uma grande quantidade de músculos, tendões e articulações. Envolve uma grande complexidade cujos efeitos você irá notar instantaneamente: você perceberá certa pressão, por isso é conveniente chegar até onde a dor deixar.

Enquanto você faz a forma “O” com os dedos, tente esticar o resto dos dedos, deste modo, aumenta a elasticidade.

Exercício 3: elevar os polegares sobre uma mesa

Dedos de uma mão dolorida

Por mais simples que pareça, este exercício nos ajuda a melhorar a mobilidade do pulso e oferece flexibilidade para as articulações dos dedos. Para isso, basta colocar o antebraço sobre a mesa com a mão sobre a borda e elevar os polegares.

Lembre-se de descansar seus punhos sobre uma toalha para não se sobrecarregar. Repita este exercício 20 vezes.

Exercício mais recomendado: tricotar

Tricotar para evitar a dor nas mãos

Tricotar é um dos exercícios manuais mais recomendados para potencializar a mobilidade das mãos e combater o endurecimento.

Além disso, este exercício tão tradicional potencializará nossa concentração, criatividade e ajudará a combater o estresse. Tricotar está na moda e não é só uma coisa de nossas avós, é terapêutico e pode fazer muito bem para nossa saúde física e emocional.

E assim terminamos… Vamos começar a praticar? Vale a pena!