6 sinais que indicam dificuldades para controlar a bexiga

6 sinais que indicam que você tem dificuldades para controlar a bexiga

Se quando urinamos temos a sensação de não termos esvaziado a bexiga por completo, se temos a necessidade de fazê-lo com frequência e sofremos perdas ao fazer esforços, é importante consultar um especialista.
Controlar a bexiga

Toda mulher concorda que aquela sensação de querer ir ao banheiro com urgência é muito incômoda. Não podemos negar que a maioria das mulheres já teve que passar por isso, principalmente quando consomem muito líquido e não há um banheiro por perto.

Porém, quando isso começa a ocorrer com muita frequência, pode ser um sinal de dificuldades para controlar a bexiga ou a doença conhecida como incontinência urinária.

No entanto, além do desejo frequente de urinar, existem outros indícios que caracterizam este problema de saúde. É muito importante saber identificá-los já que, se não forem controlados, podem afetar a qualidade de vida com o passar do tempo.

O objetivo desse artigo é ajudar a identificar uma doença que afeta a uma em cada quatro mulheres, especialmente em sua idade adulta e a partir da menopausa. Informe-se!

Quais são as causas da incontinência urinária?

incontinencia-urinaria-500x334

A maioria das mulheres que sofrem de incontinência urinária passam por isso porque seus músculos da base pélvica ficaram fracos, dando espaço a esses escapes incômodos. Tais músculos são os responsáveis por manter a uretra fechada até que seja dada a ordem de abri-la para urinar.

Depois de perder a elasticidade, atividades simples como espirrar ou fazer algum exercício podem causar algum tipo de perda ou liberação indesejada da urina.

As principais causas desse enfraquecimento podem ser a gravidez, o parto e a menopausa; porém, também são incluídos:

  • Ter sobrepeso ou obesidade.
  • Sofrer um acidente vascular cerebral.
  • Diabetes.
  • Demência.
  • Infecções no sistema urinário.
  • Ter algum tipo de dano neurológico (Parkinson, Alzheimer, espinha bífida, esclerose múltipla, entre outros).
  • O consumo excessivo de certos medicamentos.

Os sintomas que alertam sobre esse problema podem ser identificados muito facilmente porque, com o passar dos dias, se tornam mais notórios.

Experimentar um ou vários desses sinais deve ser um motivo de consulta médica para descartar problemas maiores.

Veja também: Exercícios para a incontinência urinária da mulher

Sente desejo de urinar com frequência

Sente-vontade-de-urinar-com-frequencia-500x334

Ir ao banheiro várias vezes por dia é comum quando o consumo de líquidos ou alimentos com propriedades diuréticas é grande.

Porém, se esse desejo é mais frequente do que o normal e acontece inclusive se a pessoa não está tomando água, é muito provável que esteja diante de um caso de incontinência urinária.

Porque isso acontece? Costuma ser comum quando os músculos da bexiga não conseguem relaxar de forma adequada para armazenar a urina.

Sensação de ardor ao urinar

Os pacientes que receberam o diagnóstico de incontinência urinária costumam manifestar que sentem um leve ardor ao urinar.

Mas atenção! Isso não quer dizer que este seja necessariamente o motivo. Frequentemente quem tem esse sintoma o tem relacionado a um episódio de algum tipo de infecção do trato urinário.

É difícil conter a urina ao tossir ou espirrar

urina-ao-tossir-ou-espirrar-500x334

Esses escapes de urina ao tossir, espirrar ou fazer atividades como pular, subir escadas, entre outras, são um dos primeiros sintomas das dificuldades graves para controlar a bexiga, especificamente de incontinência de esforço, um dos dois tipos mais comuns.

Não conseguir chegar ao banheiro

Nos últimos dias você tem tido de correr para chegar ao banheiro? Sente que não pode aguentar nem mais um pouco? Se não consegue alcançar o banheiro e a urina, escapa é porque algo está acontecendo com sua bexiga.

Neste caso é possível fazer algumas terapias e exercícios dos músculos pélvicos para ajudar a controlar a saída da urina.

Tem escapes involuntários

Tem-escapes-involuntarios-500x334

Você sente que sua urina escapa sem que tenha feito esforço algum? Se isso acontece e de repente você começa a sentir o cheiro forte de urina em suas roupas íntimas, é um indício de que está com incontinência.

Nestes casos poderia acontecer um escape porque os anéis dos músculos que se encarregam de manter a bexiga fechada se enfraqueceram.

Seu sono é interrompido com frequência

Não poder controlar a bexiga com normalidade pode causar alterações no sono pela incômoda necessidade de se levantar a cada instante para urinar.

Se durante a noite você tem que ir quatro ou mais vezes ao banheiro, o melhor é consultar um médico para receber um diagnóstico adequado.

Como enfrentar a incontinência urinária?

Como-enfrentar-a-incontinencia-urinaria-500x334

Não é fácil para nenhuma mulher ter que lidar com um problema como a incontinência urinaria, porque isso implica mudanças notórias. A maioria sempre está preocupada em ter um banheiro por perto e lidando com o cheiro e as manchas que costumam ficar nas roupas íntimas.

A boa notícia é que tudo isso pode ser enfrentado com algumas mudanças nos hábitos de vida e no uso de protetores adequados.

  • Fazer exercícios para fortalecer os músculos pélvicos.
  • Melhorar a alimentação.
  • Usar compressas ou protetores femininos, dependendo da necessidade.
  • Se os escapes de urina são maiores, considere usar fraldas para adultos.
  • Em casos mais extremos, também é possível recorrer à medicação ou cirurgia.