Sintomas atípicos de um infarto nas mulheres

Sintomas atípicos de um infarto nas mulheres

infarto nas mulheres

As doenças cardiovasculares afetam tanto os homens quanto as mulheres, especialmente em sua idade adulta. Em países como a Espanha, esse tipo de doença é a causa de morte número 1 entre mulheres, superando doenças como o câncer de mama e o câncer de ovário.

O que mais tem preocupado os especialistas em saúde é que as mulheres muitas vezes não consultam ou demoram mais para consultar um médico sobre qualquer problema cardíaco. Esta é, sem dúvida, uma das principais razões para que a taxa de mortalidade feminina por causa desta doença tenha aumentado nos últimos anos.

O infarto se caracteriza por alguns sintomas comuns que permitem identificá-lo de forma relativamente fácil. No entanto, no caso de muitas mulheres, os sintomas do infarto podem ser atípicos, e podem ser confundidos com outros problemas de saúde, o que pode fazer com que elas atuem de forma inadequada em relação a eles.

Fatores de risco

Os infartos podem ocorrer de uma hora para a outra, sem avisar. No entanto, existem alguns fatores de risco que aumentam as probabilidades de sofrer este problema em qualquer momento da vida:

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Tabagismo
  • Colesterol elevado
  • Obesidade
  • Uma vida sedentária

As pessoas que mantêm um estilo de vida saudável têm riscos mínimos de chegar a ter um infarto. É importante lembrar que há situações menos previsíveis, como por exemplo, quando a pessoa não sabe que tem uma má formação cardíaca congênita e outros problemas do coração.

Sintomas pouco comuns de infarto nas mulheres

coracao

Em muitos casos de infarto, surgem alguns sintomas atípicos que podem confundir tanto o paciente quanto o especialista em saúde sobre o que realmente está ocorrendo no corpo. De fato, muitos médicos confessam que, frente a estes sintomas, são poucas as possibilidades de diagnosticar um infarto. No entanto, em casos especiais, como das pessoas com predisposição para sofrer um infarto, há uma maior possibilidade de considerar esta hipótese e de pedir os exames médicos correspondentes. Em todo caso, existindo ou não fatores de risco, é muito importante que toda mulher saiba quais são os sintomas mais atípicos do infarto, e que sempre considere que eles podem durar vários dias e, em alguns casos, até semanas.

Sensação de cansaço

Ter uma sensação de cansaço costuma ser consequência de um sono de má qualidade, do uso de determinados medicamentos ou por estar exposto frequentemente a situações muito estressantes. No entanto, quando essa sensação se converte em algo frequente e exagerado, poderia ser um dos primeiros sintomas de um infarto ou de uma doença cardíaca. Em um estudo realizado com mulheres que sobreviveram a um infarto, 70% das entrevistadas expressaram que se sentiam muito cansadas nas semanas ou dias prévios ao mesmo.

Insônia

insonia

Relacionada ao sintoma anterior, a insônia poderia ser considerada outro sintoma atípico de infarto nas mulheres. Se for fato que a insônia pode ser desencadeada por muitos fatores, um estudo revelou que quase metade das mulheres que sofreram um infarto também tiveram problemas de sono nos dias ou semanas anteriores ao mesmo.

Tosse e sensação de afogamento

Você nunca sofreu de doenças respiratórias e, de repente, começa a sentir dificuldade para respirar profundamente? Essa dificuldade respiratória pode aparecer enquanto você estiver fazendo suas atividades do dia a dia, e vir acompanhada de uma tosse inexplicável. Esse poderia ser outro sintoma precoce de infarto nas mulheres, mas também pode ser consequência de outros problemas de saúde, por isso vale a pena consultar um médico.

Acidez e distensão abdominal

Sentir uma sensação de ardor e queimação, bem como um inchaço exagerado depois de comer, também poderia ser um sintoma precoce de infarto nas mulheres. Um estudo identificou que 40% das mulheres que tiveram um infarto sentiram alguma destas sensações nos momentos prévios.

Vertigem e suor excessivo

suor

Ainda que esses sintomas estejam relacionados à etapa da menopausa, também foi encontrado que eles poderiam aparecer antes de sofrer um infarto. Cerca de 40% das mulheres que tiveram infarto falaram sobre uma sensação de vertigem ou torpor. Outras 40% experimentaram uma sensação de suor frio.

Ansiedade sem uma origem clara

A ansiedade inexplicável é um sintoma que deveríamos levar em conta, especialmente se vier acompanhada de “fisgadas” no peito. Um terço das mulheres vítimas de um infarto expressaram sentir uma ansiedade inexplicável nos momentos anteriores a sofrer este problema de saúde. Além disso, é importante lembrar que o estresse e a ansiedade aumentam o risco de sofrer um infarto.