Sintomas, causas e remédios para a gastrite

Sintomas, causas e remédios para a gastrite

Você sofre com a gastrite? A queimação e desconforto podem ser aliviados com remédios à base de plantas, além do combate ao estresse.

Quando se tem gastrite, sente-se um vazio e queimação na boca do estômago, algo difícil de suportar e que afeta a concentração. Ela também provoca refluxo e flatulência, uma sensação de “estar cheio,” e os incômodos arrotos.

A seguir, poderemos aprender a prevenir e aliviar os sintomas da gastrite usando 10 remédios caseiros muito simples, mas eficazes. Além disso, daremos outros conselhos fáceis com os quais esperamos que tudo melhore de forma notável e que você se sinta muito melhor.

Dez remédios para a gastrite

copo_de_agua

  1. Deixar de consumir por completo laticínios, pelo menos enquanto o sistema digestivo melhora.
  2. Beber ao menos oito copos de água por dia.
  3. Consumir alimentos ricos em vitamina E, pois ela diminui a inflamação estomacal.
  4. Você deve buscar consumir mais verduras ricas em clorofila.
  5. O chá de alcaçuz é muito eficaz para tratar o sistema gastrointestinal.
  6. Quando a dor é muito forte, consumir alcachofra ajuda a desinchar o abdômen.
  7. O gengibre reduz a inflamação, as náuseas e estimula a digestão das gorduras.
  8. A hortelã tranquiliza o estômago: o óleo essencial dessa planta alivia a indigestão, a gastrite e as úlceras estomacais.
  9. O mamão e o abacaxi são muito bons para normalizar a digestão e acabar com a gastrite.

O que pode causar gastrite?

As pessoas que sofrem com o estresse são as mais propensas a sofrer de gastrite. É por essa razão que, quando se enfurecem ou ficam muito nervosas, os episódios de gastrite são ainda mais fortes. A gastrite deve ser tratada de maneira adequada, caso contrário, pode se tornar um verdadeiro problema de saúde.

Quais os sintomas mais notáveis?

estresse-gastrite

O principal sintoma é a dor ou a sensação de vazio na boca do estômago. Os vômitos, a perda de apetite e a indigestão são o principais incômodos que uma pessoa que sofre de gastrite experimenta.

Como primeiro passo para ter um verdadeiro alívio desta incômoda doença, é preciso trabalhar para manter uma vida tranquila, saudável e livre de estresse; deve-se tentar, o máximo possível, relaxar, realizando caminhadas ao ar livre, se for possível, numa área arborizada onde se possa ouvir os sons da natureza. Isso ajudará a acalmar os nervos e a ansiedade, duas causas comuns da gastrite.

Se, apesar de seguir esses conselhos e colocar em prática os remédios caseiros que vimos anteriormente, os sintomas não melhoram e, pelo contrário, tornam-se mais agressivos, você deve consultar seu médico de confiança para que ele possa realizar os exames necessários e descartar qualquer outra doença estomacal mais grave.

Lembre-se de que, como sempre dizemos, jamais deve-se esperar que as doenças piorem para procurar ajuda médica. Os conselhos anteriores são ajudas que podem complementar um bom tratamento profissional, já que, por serem remédios naturais, não afetam em nada os tratamentos realizados com medicamentos convencionais.

Imagens cortesia de boiledfrogs87, like_shipwrecks e hagelstorm (Flickr.com)