Sintomas de um possível câncer em mulheres - Melhor com saúde

Sintomas de um possível câncer em mulheres

Como tantas vezes recomendamos e muitos já escutaram em todos os centros de saúde ou em campanhas realizadas em todo o mundo, a prevenção é a melhor maneira de combater a essa doença, já que mediante alguns exames simples e indolores podemos detecta-la a tempo e dessa forma impedir que se estenda, afetando outros órgãos de nosso corpo.

Todos os anos celebramos o dia internacional da luta contra o câncer, por isso hoje apresentaremos uma lista de alguns sintomas e sinais que o corpo pode nos enviar para nos alarmar sobre um possível câncer, especialmente nas mulheres.

Caso você apresente um desses sintomas recomendamos que não se assuste, já que isso não quer necessariamente que você está com câncer, o que objetivamos aqui é descrever apenas um guia de sinais de alerta para que cada mulher fique atenta e busque imediatamente ajuda médica para obter os exames necessários e descartar quaisquer dúvidas.

Caso os resultados não sejam satisfatórios, ou seja, sejam positivos, essa também não será uma razão para se desesperar, pelo contrário, temos de nos sentir sortudas caso a doença seja detectada a tempo e possamos receber um tratamento efetivo para derrota-la.

Sendo assim, vamos aos sintomas sinalizadores de nosso pequeno guia.

Perda de peso repentina, sem motivo aparente

Apresentar uma perda de peso importante, sem motivos aparentes, como dietas ou exercícios constantes, é um motivo mais do que suficiente para visitar imediatamente a um médico. Esse, sem dúvidas, poderia ser um sinal de um possível câncer em regiões como o pâncreas, estômago, esôfago ou pulmão.

Úlceras bucais que não curam

Caso você apresente frequentemente úlceras na boca, lábios e gengivas, que persistem por mais de três semanas, consulte um médico. Claro que essas lesões podem ser muito comuns, mas devemos considerar que elas desaparecem em dois ou três dias no máximo.

Quando as lesões demoram a curar temos um sinal de que existe uma séria irritação nas mucosas bucais e sem dúvidas isso deve ser investigado.

Episódios frequentes de febre

Febre

A grande maioria das pessoas que sofrem de algum tipo de câncer apresentam episódios frequentes de febre, principalmente se essa doença afeta o sistema imunológico. Devemos ter em conta que todos temos um episódio de febre em algum momento da vida, porém o grande problema é quando esses episódios se tornam muito frequentes.

Incômodos abdominais muito fortes

Os incômodos abdominais muito fortes podem ser causados por dores, inchaço, sensação de estômago cheio, mudanças nos hábitos intestinais, como diarreias e logo prisão de ventre frequentes e sem motivos aparentes, sangramento retal, rastros de sangue de cor escura na matéria fecal. Esses sinais podem corresponder a um câncer no intestino, por isso, corra ao médico.

Tosse permanente

Tosse

Caso apresentemos tosse permanente e que dure mais de duas semanas, independente do que seja uma tosse seca ou expectoração, ou se começam a surgir manchas de sangue no muco que expelimos ou se a voz fica rouca com frequência, esses podem ser alguns sintomas de câncer nos pulmões. Logo, se você apresentar algum desses sintomas acuda a um especialista imediatamente.

Mudanças na pele

Caso você note algumas mudanças de cor em sua pele, manchas que antes não existiam, novas pintas ou mudanças nas que já existiam, coceira, formação de crostas ou sangramentos, toda mudança que você descubra em sua pele deve ser consultada com um dermatologista com urgência, já que o câncer de pele pode começar dessa maneira.

Leucoplasia

A leucoplasia é caracterizada pelo surgimento de manchas brancas na boca ou na língua, que podem ser causadas por irritações frequentes, que geralmente foram ocasionadas por infecções ou pelo consumo de cigarro ou álcool. Essas lesões devem ser tratadas com rapidez, do contrário podem desencadear um câncer oral.

Sangramentos repentinos e não usuais

Um sangramento na urina pode ser um câncer de bexiga ou rins, já nas fezes pode representar um câncer de cólon ou intestinos, na fleuma pode ser sinal de câncer de pulmões, ou ainda um sangramento vaginal anormal, que seguramente pode ser um sinal de câncer no útero ou no cólon do útero.

Sangramentos sem explicação podem ser um sinal de câncer avançado ou um câncer em fase inicial. A recomendação mais importante é que um médico deve ser procurado com urgência após a mínima suspeita de algum problemas mais  sério.

Engrossamento ou nó nos seios

cistos-en-los-senos

Essas lesões podem aparecer por diferentes razoes, por isso é muito importante consultar um especialista quando descobrimos algo anormal nessa região do corpo, já que caso se trate de um câncer, este é curável se tratado a tempo.

O exame para determinar se um câncer é presente nas mamas em seu estágio inicial é a mamografia, procedimento muito simples e indolor, realizado em cinco minutos. Logo, não há desculpas para não realizar esse exame anualmente e sem falta.

Como prevenir o câncer?

O que devemos considerar de mais importante para lugar contra um câncer é seguir uma alimentação correta, onde devem estar presentes em abundancia frutas e verduras, além de produtos ricos em fibras, que favorecem a boa digestão e previnem, por exemplo, o câncer de cólon.

Devemos consumir pelo menos oito copos d’água diariamente, dessa maneira estaremos beneficiando nosso corpo por inteiro, além de claro, os rins funcionarem corretamente e evitarmos complicações que possam causar um câncer nesses órgãos ou na bexiga.

Em nossas caminhadas diárias, seja por saúde ou por necessidade, não devemos jamais nos esquecer de aplicar uma boa quantidade de protetor solar, assim estaremos nos prevenindo contra um câncer de pele.

Outra maneira de prevenir o câncer em qualquer parte do corpo é prestar atenção aos sinais anteriormente descritos, porque ao procurar um médico teremos acesso aos exames e estudos exatos para o tipo de lesão ou problema que apresentemos e começaremos tratamentos que seguramente serão decisivos para a obtenção de bons resultados.