Cogumelo ostra: uma forma natural de fortalecer seu sistema imunológico

Fortaleça seu sistema imunológico de forma natural com cogumelo ostra

Comece a fortalecer seu sistema imunológico de forma natural com cogumelo ostra

Há um modo natural, maravilhoso e eficaz de fortalecer seu sistema imunológico que talvez muitos não conheçam e com certeza gostarão de descobrir: o cogumelo ostra.

Estamos diante de um dos fungos mais saudáveis e nutritivos que a natureza nos deu: são saborosos, ricos em vitaminas e minerais e além disso, contêm substâncias ativas com grandes propriedades antivirais e antibacterianas.

Algo que é curioso sobre os cogumelos ostra é que são utilizados desde a antiguidade pela cultura oriental como antibiótico natural, como um alimento com propriedades medicinais com o qual preparar pratos incríveis e deliciosas receitas.

Até a Primeira Guerra Mundial o mundo ainda não tinha descoberto suas maravilhosas propriedades, que poderiam ajudar a tratar infecções ao mesmo tempo em que serviam de alimento nutritivo em tempos de escassez, necessidade e doenças.

Atualmente nossas necessidades já não são tão extremas, porém, continuamos sendo vulneráveis: fatores como o estresse, a ansiedade ou nossa pressa constante, enfraquecem dia a dia nossas defesas, quase sem que nos demos conta.

Anime-se em consumi-los, porque são uma alternativa natural às clássicas vitaminas da farmácia: são saborosos e tão poderosos quanto aos seus benefícios que você vai se surpreender!

Hoje falaremos justamente destas características, confira.

O sistema imunológico e seu estilo de vida

sistema imunológico

O sistema imunológico está intimamente relacionado ao nosso estilo de vida e, portanto, aos seguintes aspectos:

  • A dieta;
  • O exercício;
  • Nossa habilidade para gerir o estresse;
  • Nossas horas de sono.

Uma boa qualidade em todos estes aspectos reverte em nossas defesas imunológicas e, principalmente, em nossa capacidade de resposta para enfrentar as doenças, infecções, patógenos, alergias…

Algo que todos sabem é que nem sempre atendemos de forma adequada nossa alimentação, que em ocasiões o estresse nos supera e que nossa vida é mais sedentária do que seria recomendável.

Pouco a pouco aparece o cansaço ou inclusive um maior risco de sofrer diabetes, artrite ou qualquer outra doença autoimune.

Descubra também: 6 dicas para aumentar as defesas do organismo

Não podemos nos esquecer de que o sistema imunológico é composto por nossa pele, a medula óssea, o sangue, o sistema linfático, o baço… Cuidar destas estruturas, destes órgãos e tecidos, é cuidar de nossa saúde.

Como os cogumelos ostra podem nos ajudar?

cogumelo ostra

O cogumelo ostra é atualmente um dos fungos mais apreciados na Europa. Nos meses mais frios do ano ele é encontrado nos troncos vivos e mortos das árvores de folha.

Também pode ser cultivado em casa e podemos comprá-lo em lojas especializadas. Não importa como consegui-lo, porque você não vai se arrepender de consumi-lo após notar seus maravilhosos efeitos.

O cogumelo mais saudável para o seu organismo

Dentre as substâncias mais valiosas contidas no cogumelo ostra se encontram os polissacarídeos do grupo dos glucanos.

  • Graças a estes elementos podemos estimular a atividade dos macrófagos, um tipo de glóbulo branco que se encarrega de reconhecer e atacar vírus, bactérias e múltiplos patógenos.
  • O betaglucano presente nos cogumelos ostra nos ajuda a nos defendermos das infecções e fortalecermos nossa imunidade em épocas invernais.

Reduza seu colesterol ruim ou LDL com cogumelos ostra

Você vai gostar deste dado: o cogumelo ostra contém lovastatina, um tipo de estatina capaz de reduzir o colesterol LDL (o colesterol ruim).

Graças à lovastatina, prevenimos o desenvolvimento da aterosclerose e múltiplas doenças cardiovasculares.

Descubra também: Como evitar a depressão por falta de serotonina

Rico em vitaminas e minerais

O cogumelo ostra é fabuloso para toda a família, também para as épocas em que enfrentamos momentos de ansiedade ou inclusive quando estamos nos recuperando de alguma doença. É muito nutritivo.

  • Contém vitaminas B, D, C e K, ácidos graxos insaturados (ômega 3, 6, 7,9) e bioflavonoides.
  • Além disso, são ricos em ferro, zinco, potássio, fósforo, selênio, iodo..
  • Você também vai gostar de saber que o cogumelo contém a fibra do fungo, e que graças a isso as bactérias probióticas se proliferam muito mais para cuidar de nossa digestão e de nossa saúde intestinal.

Não podemos esquecer também que os probióticos são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, mas no caso dos cogumelos ostra o benefício é superior: porque suas bactérias vivas criam um efeito duplo: prebiótico-probiótico, algo essencial para aumentar seu efeito antibacteriano.

Leia também: Descubra o kefir: uma forma natural de reforçar as defesas!

Qual é o melhor modo de consumir o cogumelo ostra?

cogumelo ostra

Podemos encontrar no supermercado cogumelos ostra de muitas formas: processados, em conserva, combinados em pratos já pré-cozidos…

Não devemos nos equivocar: o melhor modo de consumir cogumelos ostra é em sua forma inteira. Só assim obteremos todas as suas substâncias ativas mencionadas para nos beneficiarmos de um efeito sinérgico, duradouro e excepcional.

Para concluir, há muitos modos de cuidar de nosso sistema imunológico, mas um essencial é através da alimentação, e os cogumelos ostra podem nos ajudar.

Não deixe de incluí-los em seus pratos: você vai gostar!