Tratamento natural para a fibromialgia

O estresse e o fator emocional podem ser determinantes no desenvolvimento da fibromialgia. Além disso, uma alimentação equilibrada é fundamental, assim como uma desintoxicação se estivemos mantendo uma dieta inadequada.
Tratamento natural para a fibromialgia
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli.

Última atualização: 01 outubro, 2022

A fibromialgia é um transtorno que causa dores musculares e exaustão.  É cada vez mais frequente, principalmente em mulheres.

A dificuldade de diagnosticá-la e tratá-la faz com que muitas pessoas busquem soluções naturais. Nesse artigo ofereceremos algumas dicas fundamentais para aliviar os sintomas dessa doença.

O fator emocional pode causar fibromialgia

A expressão psicossomática da doença é a de uma pessoa muito desiludida com a vida, o que deve ser considerado na hora de tratar a parte emocional com homeopatia ou Florais de Bach. Assim como encontrar os fatores psicológicos desencadeantes.

Se o componente emocional tem muito peso e existem sintomas de depressão é possível ministrar doses de hipericão ou triptofano, junto à alimentação ou como suplemento.

A alimentação adequada

Como em todo tratamento natural, a alimentação é sempre fundamental. Na fibromialgia há uma possibilidade de que a alimentação do paciente tenha sido inadequada durante muito tempo. Como consequência, passa a ser necessária uma limpeza do organismo.

Desintoxicar primeiro o organismo

Nesse caso recomendamos realizar uma desintoxicação:

  • Inicie o tratamento com um ou dois dias de dieta exclusivamente baseada em frutas e verduras (cruas ou ao vapor);
  • Durante 15 dias o paciente deverá tomar diariamente 3 ou 4 xícaras de alguma infusão depurativa (dente de leão, cardo mariano, bardana, raiz de salgueiro – analgésico natural -, etc.);
  • Posteriormente a alimentação deverá ser rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais e com poucas proteínas e gorduras animais.
  • Evitando claro, comidas refinadas e pré-cozidas e o sal.
  • A dieta deve ser alcalina, já que a fadiga acidifica o organismo.

Sugestões para uma boa alimentação

A dieta deverá incluir alimentos ricos em magnésio, como, por exemplo:

  • Peixes;
  • Maçãs;
  • Damasco;
  • Banana;
  • Figo;
  • Pêssego;
  • Frutos secos;
  • Alfafa;
  • Trigo sarraceno.

Assim como deverá ser fundamentada em ácido málico, que pode ser encontrado ou na forma de suplemento ou no consumo diário de maçãs.

alimentação adequada evita a fibromialgia
O ideal é consumir duas maçãs por dia.

Além disso, é recomendado o consumo de alimentos como o gérmen de trigo, mel, aveia e noni.

Em alguns casos pode ocorrer intolerância alimentar, os alimentos responsáveis devem ser descartados. Por isso consultar um médico é fundamental. Os compostos mais comuns de causarem intolerância são a lactose e o glúten.

Outros fatores

Outro fator que deve ser considerado, já que pode estar influenciando muito na doença, é a presença de parasitas intestinais.

Devemos levar uma alimentação ideal para evitar a prisão de ventre, cuidar da flora intestinal e tomar algum suplemento específico para o caso. Então, nesse caso é recomendável procurar um naturopata.

Em geral, é importante buscar um tratamento natural para qualquer desequilíbrio que tenhamos: anemia, prisão de ventre, insônia etc. Dessa maneira, se melhoramos os problemas diários estaremos consequentemente melhorando nosso organismo.

Outras terapias naturais para tratar fibromialgia

Pode ser muito benéfico praticar exercícios suaves, por exemplo:

Terapias naturais para tratar fibromialgia
A balneoterapia, hipoterapia e meditação também são recomendadas. 

Imagens oferecidas por Tom Gill e Marjal Costa Blanca.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.