Soluções naturais para o herpes labial - Melhor com saúde

Soluções naturais para o herpes labial

Devemos aumentar as precauções e manter nossas defesas altas sempre que atravessarmos uma situação de estresse ou tristeza, já que ela pode desencadear o aparecimento do herpes.

O herpes simples é uma doença infecciosa inflamatória produzida por um vírus que se caracteriza pela aparição de lesões cutâneas formadas por pequenas bolhas agrupadas em cachos e rodeadas de um aro vermelho.

Apresentamos alguns conselhos para descobrir as causas, como combater e como prevenir com a alimentação, plantas medicinais e remédios naturais.

Encontrar o desencadeante

As pessoas que sofrem com o herpes podem ter a infecção frequentemente, em contrapartida, outras pessoas, e inclusive seus companheiros, podem nunca sofrer com ela. Isto demonstra que o vírus está latente em certas pessoas e que existem determinados fatores que desencadeiam sua aparição.

É importante descobrir qual é este fator para poder evitá-lo nas próximas ocasiões. O herpes aparece com mais frequência em situações de estresse ou problemas emocionais. Quando estivermos passando por uma situação como essa, temos de nos lembrar de elevar nossas defesas para que o herpes não volte a aparecer.

Alimentos benéficos e prejudiciais

Existem alguns alimentos que contém certos nutrientes que podem provocar, em algumas pessoas, a aparição do herpes. Recomendamos evitar estes alimentos na dieta durante um tempo para descobrir se realmente este é o nosso caso ou não consumi-los a partir do momento que os primeiros sintomas apareçam:

Em contrapartida, os seguintes alimentos podem ser muito favoráveis:

frutos-secos-steffenz1

Elevar as defesas

Posto que o herpes seja causado por um vírus, é fundamental ativar o sistema imune para combatê-lo, e é ideal fazê-lo com remédios naturais porque isto permite que o corpo aumente sua resistência no futuro. Com quais suplementos elevamos nossas defesas?

  • Equinácea: a Equinácea é uma planta medicinal imprescindível para nosso sistema imune. Podemos tomá-la durante três meses e descansar uma temporada. O ideal é tomar pela primavera e outono, ou quando você ache que ela seja necessária.
  • Própolis: este antibiótico natural é excelente. Quando você notar os primeiros sintomas do herpes pode tomar 5 gotas a cada hora até sua desaparição, e inclusive pode colocar uma gota no local da infecção para ajudar na cicatrização. Como prevenção, tome 5 gotas três vezes ao dia, com um pouco de água ou suco.
  • Vitamina C: Esta vitamina é um dos principais suplementos que devemos tomar para manter a saúde.
  • Oligoelemento Zinco: este oligoelemento inibe a reprodução do vírus nas células.

Óleos essenciais

 

Os óleos essenciais contêm princípios ativos muito potentes, pois apresentam a concentração das propriedades terapêuticas da planta. No caso do herpes existem vários óleos que são muito úteis:

  • Cânfora: este óleo essencial pode ser aplicado diretamente. É o melhor produto de aromaterapia para lutar contra as infecções virais de todo o tipo, pode ser nossa primeira opção para o tratamento natural.
  • Árvore-do-chá: este é um dos óleos essenciais mais conhecidos, já que serve para tratar todas as infecções dermatológicas. Podemos aplicar também uma gotinha diretamente sobre o herpes.
  • Melaleuca: este óleo também serve para tratar o herpes e ajudar na cicatrização, mas não pode aplica-lo diretamente. Prepare um unguento natural misturando umas gotinhas do óleo essencial junto com alguma substância natural que se faça de base: cera de abelha, óleo vegetal (gergelim, oliva, amêndoa, coco, etc.), gel de aloe vera, etc.

Estes óleos devem ser aplicados várias vezes ao dia.

Extrato de semente de toranja

Este extrato, que pode ser encontrado em ervanários, vem demonstrando sua capacidade em vários estudos para matar ou inibir o crescimento de uma grande quantidade de bactérias potencialmente prejudiciais, fungos, vírus e parasitas. Além disso, é muito rico em vitamina C.

Podemos tomar segundo as indicações do fabricante e também aplica-lo topicamente.

Podemos fazer um preparado natural misturando cinco gotas do extrato com 50 gotas de glicerina vegetal. Aplique duas ou três vezes ao dia sobre a ferida do herpes.

toranja-stefanvds1

Conselhos para o cuidado labial

Além destes remédios é importante cuidar bem de nossos lábios diariamente. Protegê-los do frio com protetores labiais hidratantes e nutritivos, se possível com ingredientes naturais e protegê-los do sol com protetores labiais com fator solar.

De vez em quando realizar um peeling suave para regenerar a pele dos lábios, misturando um pouco de óleo com açúcar. Massageie suavemente os lábios e depois os hidrate bem.

Imagens por cortesia de steffenz y stefanvds