Suco de cenoura e pepino para fortalecer o fígado e os rins

Uma dieta saudável, com baixo teor de gordura e rica em frutas e legumes, poderá nos ajudar a evitar doenças hepáticas e renais.
Suco de cenoura e pepino para fortalecer o fígado e os rins
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 26 setembro, 2022

Lanches, doces, refrigerantes, não podemos resistir. “Mais um não fará diferença”, pensamos. No entanto, uma má alimentação pode trazer alterações irreversíveis ao nosso corpo, alterações que não podem ser corrigidas com abdominais e aulas de spinning.

Hoje, falaremos de dois órgãos dos quais ninguém parece se lembrar. Junte-se a nós para conhecer a receita do suco de cenoura e pepino, para contribuir para um melhor funcionamento do fígado e dos rins.

O fígado e os rins: depuradores esquecidos

O fígado é o maior órgão do nosso corpo, está localizado no tórax e está envolvido em muitos dos processos metabólicos do corpo, desde a segregação da bílis, necessária para a digestão, até a desintoxicação do sangue. Por sua vez, os rins são dois órgãos que estão localizados no meio das costas, nos dois lados da coluna vertebral e são responsáveis ​​por filtrar os resíduos e o excesso de água no sangue, através de estruturas chamadas néfrons. Cabe destacar que a urina é uma das muitas maneiras que o corpo tem para equilibrar seu balanço hídrico e eliminar o que resta.

Muitas doenças podem atacar esses órgãos, por exemplo,  doença hepática gordurosa não alcoólica   (que causa inflamação) e doença renal crônica, que de acordo com este  relatório  da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, danifica os néfrons gradualmente. No entanto, especialistas indicaram que algumas das causas mais comuns do aparecimento de doenças hepáticas e renais são a obesidade e o diabetes.

Uma dieta saudável, com baixo teor de gordura e rica em frutas e legumes, pode nos ajudar a evitar essas condições e contribuir para o funcionamento do fígado e dos rins.

Que tal conversar um pouco sobre cenoura e pepino?

Propriedades da cenoura e pepino

Principais benefícios do pepino

O que todo mundo sabe sobre as  cenouras é que elas nos ajudam a bronzear a pele, devido à sua riqueza em vitamina E, mas poucos conhecem seu alto teor de vitamina A e B12. Nutrientes como magnésio, fósforo, iodo e cálcio favorecem a troca celular e mantêm o equilíbrio de sais e minerais no corpo. Assim, o consumo de cenoura é positivo para o funcionamento do  fígado  , uma vez que, segundo este  estudo  realizado pela Universidade de Jadavpur (Índia), possui habilidades hepatoprotetoras.

pepino é composto principalmente por água, o que o torna um excelente diurético que promove a filtração  renal e a perda de peso, assim como suas sementes (como diz o estudo realizado pelo Instituto de Ciências Farmacêuticas de India). Contém vitamina C, carotenos, aminoácidos e celulose e tem sido amplamente utilizado como um poderoso hidratante de pele em máscaras de beleza

Portanto, nada como uma  combinação de cenoura e pepino  para ajudá-lo a dar os primeiros passos em direção a uma alimentação saudável.

Suco de cenoura e pepino para contribuir para o funcionamento do fígado e rins

Suco de cenoura

Com suas propriedades antioxidantes e diuréticas este suco é perfeito para começar a manhã.  Acompanhe-o com um pão de centeio torrado com um pouco de azeite e um ovo e você terá um café da manhã rico em fibras e vitaminas.

Ingredientes

  • 1 pepino
  • 2 cenouras
  • 1 colher de chá de  salsa  (5 g)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • suco de limão

Preparação

  • Lave bem o pepino e a cenoura.
  • Descasque-os e corte-os em pedaços pequenos para facilitar a mistura subsequente.
  • Pique a salsa.
  • Leve todos os ingredientes ao liquidificador junto com o copo de água. Misture bem, especialmente para garantir que as cenouras se desfaçam completamente e não nos impeça de beber com facilidade.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • MELO, E. de A., MACIEL, M. I. S., LIMA, V. L. A. G., LEAL, F. L. L., CAETANO, A. C. da S., & NASCIMENTO, R. J. (2006). CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE HORTALIÇAS USUALMENTE CONSUMIDAS1. Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1590/S0101-20612006000300024

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.