Suco de mirtilos, quais os benefícios de tomá-lo regularmente? - Melhor com Saúde

Suco de mirtilos, quais os benefícios de tomá-lo?

Além de ser rico em antioxidantes e prevenir a formação de tumores, o suco de mirtilos nos proporciona uma boa quantidade de cálcio, o que ajuda a manter nossos ossos e dentes fortes.
Suco de mirtilos, quais os benefícios de tomá-lo?

Nos últimos dois ou três anos, é cada vez mais comum encontrar marcas de suco de mirtilo comerciais no supermercado. Mas é uma boa opção consumi-lo ou é tão nocivo quanto os refrigerantes?

Bem, a resposta é que sim, você pode consumi-lo, mas sem se exceder e garantindo que está comprando as versões mais naturais. É importante revisar as embalagens e evitar aqueles que contêm açúcares e conservantes.

Apesar dos mirtilos serem muito pequenos em comparação com outras frutas, são uma grande fonte de água. Por isso, por seu sabor e suas propriedades, foram muito usados pelas tribos indígenas americanas.

A quantidade de antioxidantes que esse suco contém o torna um bom complemento da dieta. De fato, seu teor de antioxidantes é maior que o do brócolis e do espinafre, sendo uma boa ideia dar um pequeno copo deste suco a seus filhos.

Continue a ler, pois, a seguir, contaremos quais os benefícios de tomar suco de mirtilo.

Efeitos antitumorais e anticancerígenos

Esse efeito do suco de mirtilos se atribui à presença de compostos polifenólicos. Eles impedem o desenvolvimento e propagação de tumores nos pulmões, mama, cólon e próstata, principalmente.

Outro fator que propicia a formação de tumores no seu corpo são os coágulos de sangue. Como o suco de mirtilos tem um alto teor de ácido salicílico, pode ajudar você a diminuir a inflamação.

Por sua vez, graças a seus flavonoides, esse suco também é um excelente inibidor do crescimento de diversas células daninhas. Por tudo isso, consumir suco de mirtilo natural evitará o crescimento de tumores e impedirá que o câncer se propague.

Não se esqueça de ler: Um avanço que ajudará a predizer o prognóstico dos tumores de mama

Evita o aparecimento de cáries

O suco de mirtilo protege os dentes

A proantocianidina é um composto químico presente nos mirtilos. Ele inibe a adesão de bactérias daninhas aos seus dentes e diminui a produção de ácido.

Essas duas funções protegem seus dentes de doenças periodontais e do acúmulo de placa.

O suco de mirtilos e uma boa higiene oral são a combinação perfeita para cuidar da saúde da sua boca. Nela, o conteúdo de açúcar tende a ser mais elevado.

Fortalece ossos e dentes

O suco de mirtilo contém uma grande quantidade de cálcio. Portanto, se você está tendo problemas com a osteoporose, é uma boa ideia incluir meio copo pequeno desse suco ao dia.

Muitas das empresas que produzem esse suco podem adicionar-lhe cálcio. Se você decidir consumir estas versões, recomendamos escolher a que tiver menos açúcar.

Ainda que possa ser tentador passar por alto as porções de açúcar, pense que de pouco servirá consumir cálcio suficiente se, em seguida, há danos maiores por causa do açúcar.

Lembre-se de que, por si mesmo, este suco é rico em açúcares naturais.

Melhora sua saúde cardiovascular

Mirtilos melhoram a saúde cardiovascular

O suco de mirtilo pode ajudar a diminuir o risco de sofrer de problemas do coração, graças a seu alto teor de flavonoides.

Eles cumprem a função de antioxidante que diminui a probabilidade de problemas como aterosclerose. Ela é uma doença na qual as artérias se estreitam, devido ao acúmulo de gordura, cálcio e colesterol do sangue.

O perigo da aterosclerose se deve porque obstrui o fluxo de sangue e faz com que o oxigênio que chega até diferentes partes de seu corpo seja deficiente.

Quando não há o tratamento adequado, você pode terminar com problemas graves, como ataques do coração ou derrames cerebrais (AVCs).

Este suco também limpa elementos tóxicos do sangue. Essa depuração é importante para evitar problemas hepáticos.

Combate a obesidade

Os mirtilos combatem a obesidade

Se você beber suco de mirtilo, isso ajudará seu corpo a remover e eliminar a gordura acumulada, graças a seus ácidos orgânicos. Mas lembre-se de que incluir essa bebida não significa que você poderá se esquecer do exercício ou de ter uma dieta equilibrada.

Pelo contrário. A dieta balanceada evitará que você continue a introduzir gordura desnecessária no seu corpo e, com o exercício, você eliminará a que já possui.

Por sua parte, o suco ajuda a “soltar” a gordura acumulada em seu corpo.

Mas, por si só, esta bebida não lhe fará perder os quilos extra que você apresenta.

Quer saber mais? leia: Descubra a nova técnica para tratar da obesidade grave sem cirurgia

Beba meio copo de suco de mirtilos por dia para ficar mais saudável

Depois de ler este artigo, é provável que você queira se servir de um bom copo de suco de mirtilos. É uma boa ideia, sempre que você preste atenção nas porções.

O sabor dessa bebida pode ser muito doce. Por isso, algumas pessoas podem achar enjoativo.

Se for seu caso, recomendamos acrescentar a fruta em algumas batidas ou diluí-la em bastante água.

Se você não abrir mão de um refrigerante, porque gosta do efeito refrescante do gás, experimente esta receita:

Ingredientes

  • ½ litro de suco de mirtilos
  • ½ litro de água com gás
  • Gelo a gosto

Modo de preparar:

  • Misture bem todos os ingredientes. Você verá que o resultado fica refrescante e muito mais saudável que os refrigerantes comuns.
  • Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de suco de acordo com o sabor que preferir: mais ou menos doce.