Suco de limão e sementes de chia para o colesterol

Suco de limão e sementes de chia para o colesterol

As sementes de chia são um remédio muito eficaz para reduzir o colesterol, mas não devemos tomá-las se estivermos seguindo um tratamento para a pressão arterial, ou se a pressão estiver baixa.
Suco de limão e sementes de chia para o colesterol

Se seu médico avisou que seu colesterol está alto, você sabe que vai ter que mudar seus hábitos de vida. É fundamental ter uma alimentação adequada, praticar exercícios e seguir os tratamentos que os profissionais de saúde prescreverem.

Agora, dentro dessas pequenas mudanças que devemos fazer em nossa dieta, sempre cairá bem conhecer simples remédios caseiros que podem nos ajudar.

Tomar de forma regular suco de limão com sementes de chia vai permitir regular os níveis de colesterol, uma opção fácil e econômica, além de deliciosa, que pode contribuir para complementar o tratamento.

Que tal experimentar? Confira a seguir a receita e todos os benefícios que ela pode nos oferecer!

Benefícios do suco de limão com sementes de chia para reduzir o colesterol

Ocasionalmente a natureza põe à nossa disposição verdadeiros remédios para essas doenças que, ainda que sejam cotidianas, não deixam de ser graves. Nunca negligencie a importância do colesterol alto.

Saiba que, a longo prazo, os riscos são altos:

  • Sofrer de hipercolesterolemia supõe ter o dobro de chances de sofrer um infarto do miocárdio do que aquelas pessoas com um nível normal.
  • Quando nosso organismo não é capaz de absorver todo o colesterol que circula pelo sangue, o que sobra se deposita na parede das artérias e contribui para o seu estreitamento progressivo.

É assim que se origina a arteriosclerose.

  • O mais perigoso do colesterol é que não percebemos seus sintomas, então, só pode ser diagnosticado através de exame de sangue. É fundamental fazer exames periódicos com nosso médico.

suco-de-limao-e-chia-para-o-colesterol-2-500x282

Benefícios do limão para tratar o colesterol

Já usamos o nosso espaço em diversas ocasiões para falar dos benefícios do limão para cuidar da saúde em geral. Agora, o que é possível que você não saiba é que este cítrico é muito eficaz para reduzir os níveis de triglicerídeos:

  • O limão é um alimento alcalino que nos permite depurar o organismo. Graças a ele, otimizamos funções hepáticas e obtemos um resultado hipolipemiante, ou seja, conseguimos reduzir os lipídios no sangue, assim como o colesterol e os triglicerídeos altos de forma natural.
  • O limão é um depurador tão efetivo que nos ajuda não só a reduzir o colesterol, mas também favorece sua eliminação e nos permite depurar as gorduras.

Também não podemos esquecer que o limão é muito rico em vitamina C. Esta vitamina, de acordo com estudos como o publicado na revista The American journal of nutrition, atua como um protetor da saúde cardíaca.

  • Tomar o suco de limão de forma regular reduz em 20% o risco de sofrer doenças do coração.
  • Protege as células da oxidação produzida pelos radicais livres.
  • Estes resultados só serão visíveis se consumirmos o limão fresco, e não em sucos artificiais ou em comprimidos.

Recomendamos ler também Os melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim (LDL)

Semente de chia, um tesouro natural para a saúde

Não hesite em adquirir sementes de chia na loja natural mais próxima; sua saúde vai agradecer. Agora, se as sementes de chia são úteis para algo, é para reduzir o colesterol e para perder peso.

  • As sementes de chia contêm ácidos graxos ômega 3, que são muito efetivos para reduzir o colesterol.
  • São muito ricas em antioxidantes, proteínas, vitaminas B1, B2, B3 e minerais, tais como fósforo, cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e cobre. Além disso, contribuem com 27% de fibra para cada 100 gramas.
  • A semente de chia é considerada um “suplemento dietético” muito útil para os pacientes com colesterol alto, graças ao seus fitosteróis e ácido alfalinolênico. São um recurso simples para favorecer nossa saúde de forma geral.

Como tomar meu suco de limão e sementes de chia para tratar o colesterol

suco-de-limao-e-chia-para-o-colesterol

Ingredientes?

  • 1 colher de chá de sementes de chia (5 g)
  • 1 copo e meio de água (300 ml)
  • 1 limão
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Como preparar?

  • É muito fácil de preparar. A primeira coisa que faremos será deixar de molho os 5 gramas de semente de chia em meio copo de água durante uma hora. Com que finalidade? Para que amoleçam. Pouco a pouco  você verá como se formará uma espécie de gel muito característico.
  • Depois, extrairemos o suco do limão. Uma vez pronto, o misturaremos com um copo de água em temperatura ambiente.
  • O próximo passo é igualmente fácil. Basta misturar o copo de água com limão com as sementes de chia.

Se for complicado misturá-los, não deixe de utilizar um liquidificador. Desse modo, também poderá incluir uma colher de mel para que a bebida tenha um sabor ainda melhor. Você vai gostar!

Como tomar

Lembre-se de tomar a água de chia com limão todas as manhãs em jejum em um prazo de 20 dias, e parar por uma semana.

  • É importante levar em contar que, se estamos tomando medicação para reduzir a pressão arterial, não convém exceder o consumo de sementes de chia, porque por si só eles já nos ajudam a regulá-la.
  • Se você tem a pressão baixa, é melhor não tomar sementes de chia.
  • Se tomar medicamentos com ação anticoagulante, também não é recomendável consumir essas sementes.

No caso de ter alguma destas condições, sempre consulte seu médico antes de utilizar qualquer remédio natural.