Sucos e infusões para curar a dor de garganta

Sucos e infusões para curar a dor de garganta

Para aliviar a dor de garganta é fundamental estar bem hidratado. Além disso, com estes sucos e infusões também oferecemos vitaminas ao nosso organismo.

A dor de garganta pode aparecer por várias razões: mudanças de temperatura, alergias, vírus ou bactérias, entre outras. É um processo doloroso e muito incômodo, assim como um risco para nossa saúde no caso de se transformar em uma infecção ou uma amidalite. Trazemos, neste artigo, alguns sucos simples que podem aliviar este mal-estar.

Existem pessoas mais sensíveis que outras. O ar-condicionado, por exemplo, é um grande indutor da dor de garganta, as mudanças de temperatura e mudanças de estação sempre trazem essa irritação prévia, que quase sempre deriva para um ardor que tanto incomoda e que parece ser mais intenso quando tragamos saliva. É por isso que desejamos mostrar os remédios mais conhecidos: sucos e infusões que curarão pouco a pouco sua garganta.

Sucos e infusões curativas

Infusão de limão e vinagre de maçã

Infusão de mel para dor de garganta

Ingredientes

  • Uma colherzinha de vinagre de sidra de maçã
  • O suco de meio limão
  • Uma colherzinha de mel
  • Uma pitadinha de pimenta caiena

Trata-se de um remédio tão antigo quanto efetivo, graças as propriedades do mel, do vinagre de maçã e do limão, conseguiremos não somente reduzir a inflamação, como também limpar as paredes da garganta de vírus e bactérias, estimulando, além disso, o sistema imunológico.

Para nos beneficiar desta infusão, não temos nada mais que esquentar uma xícara de água. Quando estiver fervendo, adicione o suco de meio limão e uma colherzinha de vinagre de maçã. Uma vez servido na xícara, adicione à infusão um pouco de mel e aquela pitadinha de caiena. O sabor é um tanto forte, por isso recomendamos beber pouco a pouco para que a infusão faça seu efeito na garganta. Tomá-la pelo menos duas vezes por dia durante três dias seguidos.

Infusão de gengibre, canela e limão

Infusão de gengibre para dor de garganta.

Ingredientes

  • Uma colherzinha de gengibre ralado
  • Um ramo de canela
  • Raspas de limão o quanto baste
  • ½ xícara de água

O gengibre dispõe de excelentes propriedades analgésicas capazes de aliviar a dor de garganta. Combinado com o suco de limão reduzirá a inflamação e atuará como um maravilhoso antisséptico. Para preparar esta infusão, ferva um copo de água junto com todos os ingredientes, durante pelo menos 15 minutos. Deste modo, o gengibre vai desprendendo suas propriedades medicinais. Beba a infusão pouco a pouco e duas vezes ao dia.

Suco de cenoura e hortelã

jugo-zanahoria-

Ingredientes

  • Uma cenoura média
  • Quatro folhinhas de hortelã
  • Suco de meio limão
  • Meio copo de água

A vitamina C da cenoura é muito eficiente para curar muitas infecções e reativar nosso sistema imune. Combinado com a hortelã  consegue reativar o trato respiratório e aplicar uma proteção defensiva contra as bactérias. Trata-se de um suco tanto nutritivo como medicinal que trará bons resultados. Você pode tomá-lo todas as manhãs. Para preparar, leve todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um suco bem homogêneo. Nunca beba este suco frio, o ideal é que você o esquente um pouco para que fique morno.

Suco de abacaxi, maçã e alho

Enzima-piña

Ingredientes

  • Duas rodelas de abacaxi
  • Meia maçã
  • Um alho cru
  • Meio copo de água

Tanto a maçã quanto o abacaxi são duas frutas medicinais. Elas apresentam a propriedade de desinfectar nosso organismo e de fortalecer nosso sistema imunológico. Por outro lado, o alho aparece como um maravilhoso antibiótico natural que será de grande ajuda na dor de garganta. É um dos remédios mais eficazes. É possível que o sabor fique um tanto estranho ao adicionar o alho, mas asseguramos que vale a pena provar do suco.

Para fazer este suco tenha em mãos duas rodelas de abacaxi já descascadas. A maçã verde é também muito apropriada nestes casos. Descasque-a e corte-a pela metade para levá-la ao liquidificador. Adicione meio copo de água e o alho cru cortado pela metade. Bata bem todos os ingredientes para conseguir um suco bem homogêneo. Tome o suco pelas manhãs recém feito. Os resultados são muito bons.

Dos sucos e infusões apresentadas aqui, escolha aqueles que sejam do seu agrado. É importante que quando você estiver com dor de garganta mantenha-se a todo o momento hidratado. Seja constante ao menos durante três ou quatro dias, e tome estes sucos ou infusões de duas a três vezes por dia. Estes preparados atuam como antissépticos naturais que serão de grande ajuda.