Sucos naturais para tratar e prevenir a anemia - Melhor com Saúde

Sucos naturais para tratar e prevenir a anemia

Além de aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, também é importante reduzir a ingestão daqueles que dificultam a sua absorção, como os laticínios e o café.

A anemia acontece quando temos uma deficiência de ferro em nosso organismo. É um problema muito comum de ocorrer com mulheres, em situações como uma menstruação abundante ou uma má alimentação. Esses são alguns dos fatores mais determinantes para que o problema ocorra e soframos suas consequências.

O ferro presente no sangue é básico para que nosso organismo possa sintetizar os glóbulos vermelhos e a hemoglobina. São elas que transportam o oxigênio dos pulmões até as células, uma função indispensável que, quando sofremos anemia, é afetada e causa muitos dos efeitos conhecidos da doença: cansaço, cabelos e unhas frágeis, palidez, palpitações…

A seguir, ofereceremos a receita de alguns sucos naturais muito eficazes para tratar a anemia, eles são saudáveis e deliciosos. Quer conhecê-los? Confira!

Sucos para tratar a anemia

Suco de beterraba e cenoura

beterraba

A beterraba contém um excelente teor de ferro, que nos ajudará a tratar a anemia. Se somamos a ela a cenoura, ajudaremos a assimilar sua absorção. Outra aliada excelente para tratar a anemia do tipo ferropriva (por deficiência de ferro).

Ingredientes

  • Uma beterraba
  • 1 cenoura
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja
  • Um copo de água

Modo de preparo

Comece lavando e cortando a beterraba e a cenoura. coloque-as em um liquidificador com um copo de água e bata tudo até conseguir uma consistência homogenia, por fim, adicione a levedura de cerveja. Beba-o todos os dias, pela manhã.

Suco de salsa

infusao-salsa

O sabor desse suco é um tanto quanto forte, mas te asseguramos que é um remédio excelente para tratar a anemia. A salsa tem um alto teor de ferro e, quando combinada com o suco de limão, te ajudará a assimilar melhor esse elemento. O ideal é tomar esse suco antes das refeições principais.

Ingredientes

  • Algumas folhas de salsa (6 a 8 raminhos)
  • 1 limão
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Lave bem os ingredientes e depois corte em pedacinhos a salsa e leve-a ao liquidificador com um copo de água. Depois, extraia o suco de um limão e coloque-o no liquidificador. Bata tudo. O sabor é um pouco forte, mas tente tomá-lo como um remédio necessário para tratar sua anemia. Lembre-se que o ferro da salsa é melhor absorvido no intestino quando a associamos ao suco de limão.

Suco de espinafre, beterraba e agrião

suco-beterraba-espinafre

Trata-se de um suco muito nutritivo e com um teor incrível de ferro. Nele incluiremos os vegetais com a maior quantidade desse imprescindível elemento: espinafre, agrião, rabanetes e beterraba. Um suco saboroso que pode ser tomado, por exemplo, antes do jantar. Um complemento ideal para a nutrição diária e para tratar a anemia. Então anote:

Ingredientes

  • De 6 a 7 folhas de agrião
  • 3 rabanetes
  • 1 beterraba
  • De 6 a 7 folhas de espinafre
  • 1 copo de água
  • ½ colher de sopa de levedura de cerveja

Modo de preparo

Lave bem todos os ingredientes. Depois leve o agrião, os rabanetes, os espinafres e a beterraba, todos cortados em pedacinhos, ao liquidificador.

Adicione o copo de água e bata tudo até obter uma mistura bem homogenia. Ela terá uma cor marrom característica da beterraba. Depois de obter o suco, adicione uma pequena dose de levedura de cerveja, que será um complemento perfeito para aumentar a dose de ferro.

Beba o suco pouco a pouco, é importante consumir todos esses sucos recém prontos, essa é a melhor maneira de nos beneficiarmos de seus nutrientes e do conteúdo necessário de ferro, essencial para tratar a anemia.

Não deixe de inclui-los em sua dieta, por mais que você não goste, e lembre-se de tomá-los diariamente.