Sucos saudáveis para reduzir o colesterol e os triglicerídeos

Sucos saudáveis para reduzir o colesterol e os triglicerídeos

Sem apresentar sintomas visíveis, o colesterol vai avançando e aumentando o risco de desenvolvimento de doenças mais graves. O abacaxi, por ser rico em fibras, pode nos ajudar a eliminar o excesso de colesterol ruim (LDL).

O colesterol elevado é uma realidade que afeta a quase metade da população adulta, as estatísticas nos oferecem um panorama muito preocupante para essa doença, que avança de um modo silencioso e normalmente não prestamos muita atenção. Para poder ajudar na dieta, hoje, trazemos simples receitas para realizar nutritivos e saudáveis sucos, que ajudarão a reduzir o colesterol. Mas, para isso, o consumo deverá ser constante e diário.  

O excesso de godura não dói, não é notada, mas pouco a pouco vai se instalando em nossas artérias, endurecendo-as, favorecendo a aparição da arteriosclerose ou acidentes cerebrovasculares, que podemos evitar se cuidarmos um pouco mais de nossa alimentação e estilo de vida.

Será sempre o médico que indicará, mediante os exames pertinentes, avaliando a quantidade de colesterol bom (HDL) e o chamado colesterol mau (LDL), se devemos começar um tratamento e mudar nossa dieta, algo básico e essencial, porque ainda que o colesterol em si seja um lipídio necessário para nosso corpo, seus excessos são quase sempre mortais para nosso organismo. Ou seja, devemos levar esse assunto a sério e corrigir nossos hábitos alimentares.

 

Orientações básicas para reduzir o colesterol com sucos naturais

O que comer: os nutricionistas recomendam o consumo de 15 a 30 gramas de fibras diárias, principalmente fibra solúvel, que permite a absorção de gorduras e açúcares seja mais lenta, regulando desse modo o colesterol. Os alimentos seguintes são indispensáveis: legumes, aveia, cevada, frutas (banana, maçã, morango). Lembre-se também de consumir gorduras saudáveis como as dos peixes, do azeite de oliva e de frutos secos como as nozes.

O que não comer: evite ao máximos as gorduras saturadas e os alimentos industriais, assim como as carnes vermelhas, os embutidos, os lácteos, as frituras, o álcool e os doces. Lembre-se também de não consumir frutas em excesso, pois a frutose apresenta um papel relevante a formação de triglicerídeos.

Suco de beterraba e frutas vermelhas

Suco de beterraba para reduzir o colesterol

Para reduzir o colesterol, é imprescindível consumir vegetais, e um modo ideal de consegui-lo é mediante sucos e batidas. Nesse caso, as propriedades da beterraba são perfeitas para reduzir o colesterol, assim como os morangos, ricos em antioxidantes.

Ingredientes

  • Uma beterraba
  • Meia xícara de morangos
  • Um punhado de Mirtilos
  • Suco de duas laranjas
  • Uma colherada de farelo de aveia

Modo de Preparo

  1. Limpe bem os mirtilos, os morangos e a beterraba, corte-os em pequenos pedaços e bata no liquidificador, adicione a aveia e o suco de laranja.
  2. Agora, adicione meio copo de água e volte a bater até fique homogêneo e sem caroços.
  3. Consuma preferivelmente em jejum pelas manhãs todos os dias, ajudará a reduzir o colesterol.

Suco de alcachofras

suco de alcachofra para reduzir o colesterol

A alcachofra é um dos vegetais com mais propriedades medicinais, entre elas, sua propriedade para reduzir o colesterol, regular a pressão arterial e cuidar de nosso coração.

Ingredientes

  • O coração de uma alcachofra já cozida a vapor (para isso, cozinhe previamente as folhas mais macias, as que estão sempre no centro da alcachofra)
  • 2  Caules de aipo
  • Meio alho picado
  • Meio copo de água

Modo de Preparo

  1. Pegue todos os ingredientes, incluindo a água, e ponha em um liquidificador e bata bem até obter um suco homogêneo.
  2. Esse suco de alcachofra pode ser tomado até duas vezes ao dia, pela manhã e no jantar, por exemplo. É, sem dúvidas, um suco perfeito para reduzir o colesterol e regular a hipertensão.

Suco de abacaxi e limão

sucos para reduzir o colesterol

O abacaxi é outro elemento fundamental para reduzir o colesterol, além de possuir muitas propriedades. Acompanhado com o limão, temos um suco muito refrescante e saudável.

Ingredientes

  • 800 Gramas de abacaxi limpo e cortado em rodelas
  • Suco de três limões
  • Uma pitada de cravo
  • Meia colherada de canela
  • 2 litros de água

Modo de Preparo

  • Bata no liquidificador o abacaxi junto com um copo de água.
  • No resto de água, vá colocando o suco de limão e os temperos, mexendo bem.
  • Uma vez que o abacaxi estiver batido, coloque junto com o resto dos ingredientes, misture bem para obter um suco bem homogêneo.
  • Agora, deixe o suco na geladeira por 2 horas. Esse é um suco muito refrescante que pode ser servido depois das refeições, visto que é muito agradável e elimina as toxinas, melhora a digestão e reduz o colesterol.

Esses sucos podem ajudar desde que o seu consumo seja constante. Temos também que manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios diariamente.