Super bebida: trata a artrite, alivia a dor e protege o coração

Super bebida: trata a artrite, alivia a dor e a inflamação e protege o coração

A maioria das pessoas está acostumada a fazer uso de medicamentos convencionais para tratar doenças como a artrite e dores e inflamações em geral. No entanto, muitas condições também podem ser tratadas naturalmente, com remédios que nada mais são do que alimentos com propriedades curativas.
super bebida

Um dos fatores fundamentais para prevenir diversas doenças é a manutenção de uma alimentação balanceada e rica em antioxidantes. Já falamos sobre eles algumas vezes, pois são importantíssimos para combater a ação dos radicais livres que atuam em nosso organismo. Vários alimentos são ricos em antioxidantes e atuam como poderosos remédios naturais. Hoje, falaremos sobre um deles em especial, e ensinaremos uma receita simples para aproveitar todos os seus benefícios.

Super bebida de cúrcuma para tratar artrite

Bebida de cúrcuma para combater artrite

A cúrcuma é uma das especiarias mais benéficas para o corpo e a saúde em geral. Ela conta com cerca de 300 antioxidantes, além de oferecer propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Embora ela seja usada principalmente na culinária para o preparo de alguns pratos deliciosos, a cúrcuma também compõe algumas receitas de remédios e terapias naturais e eficazes. A receita que ensinaremos a seguir pode ser feita com cúrcuma em pó ou com a raiz fresca, dependendo da sua preferência e do que for mais fácil de encontrar.

Esta super bebida de cúrcuma faz parte da medicina tradicional oriental e é usada há séculos em vários lugares do mundo para aliviar diferentes dores e prevenir doenças. Todos os ingredientes são de origem natural.

Ingredientes

  • 1 colher de cúrcuma em pó
  • 5g de gengibre
  • 5 cenouras
  • 2 limões
  • 1 laranja
  • 1 pepino

Como fazer?

A receita é super simples. Comece descascando as frutas cítricas, o gengibre e as cenouras. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma consistência de suco. Para conseguir melhores resultados, o ideal é bebê-la pela manhã em jejum, cerca de meia hora antes do café da manhã (lembrando que ela não deve ser usada para substituir o café da manhã, que é a refeição mais importante do dia).

Propriedades curativas do suco de cúrcuma

Tratar artrite

Combate a artrite: devido ao seu alto poder analgésico e anti-inflamatório, este suco é excelente para combater a artrite e seus principais sintomas. Um ingrediente ativo presente na cúrcuma se ativa ao ser diluído com os outros ingredientes e ajuda a aliviar a rigidez e o inchaço nas articulações.

Ajuda a prevenir a depressão e a demência: pesquisas realizadas nos Estados unidos determinaram que a cúrcuma ajuda a reduzir o risco de depressão e demência, ao mesmo tempo em que alivia seus sintomas. O mesmo estudo descobriu que a cúrcuma é somente 2,5% menos eficaz que os antidepressivos farmacêuticos, mas não causa efeitos secundários por ser um remédio totalmente natural. Acredita-se que ela seja capaz de bloquear as enzimas que aumentam o risco de depressão, além de diminuir o nível de citoquinas, que podem aumentar a resposta do corpo diante do estresse.

Reduz a dor: a cúrcuma é um analgésico natural que ajuda a controlar e aliviar diferentes tipos de dores no organismo. Ela contém uma proteína capaz de ativar os mecanismos de defesa do corpo, contribuindo para reduzir a dor.

É anticancerígena: seu grande teor de diferentes tipos de antioxidantes faz com que a cúrcuma ajude a combater e frear a ação dos radicais livres que se acumulam em nosso organismo. Esses radicais livres podem causar inúmeras doenças, incluindo o câncer. O suco de cúrcuma pode ser eficaz para prevenir o câncer de ovário, de cólon, de próstata e de mama.

Reduzir dores da artrite naturalemente

Problemas digestivos: se você sofrer com este tipo de problemas, saiba que a cúrcuma ajuda a reduzir o inchaço estomacal, além de aliviar a acidez e a gastrite. Além de ingerir seu suco, você também pode incluí-la em outros pratos da sua alimentação para aproveitar ainda mais esses benefícios.

Previne problemas cardiovasculares: o consumo do suco de cúrcuma ajuda a reduzir o colesterol ruim, protege o coração e melhora a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo assim diferentes condições cardiovasculares.

Elimina as toxinas: a bebida de cúrcuma conta com propriedades depurativas e desintoxicantes, contribuindo para a eliminação e substâncias tóxicas do corpo. Além disso, esta propriedade ainda melhora a saúde da pele.

Protege o fígado: a curcumina presente na cúrcuma protege o fígado e atua como um tônico biliar. Ela pode ainda ajudar a eliminar as pedras da vesícula e oferecer um efeito anti-inflamatório.