Superalimentos ao redor do mundo

Provar diferentes alimentos da culinária mundial é uma boa maneira de encontrar novos sabores para incorporar à sua alimentação.
Superalimentos ao redor do mundo

Escrito por Ekhiñe Graell

Última atualização: 23 agosto, 2022

Para ajudar a optar pelos alimentos mais saudáveis, hoje falaremos sobre alguns dos superalimentos que encontramos nos pratos tradicionais ao redor do mundo.

Os superalimentos

Preparamos uma lista de superalimentos. Prove novos sabores saudáveis em sua próxima refeição!

Cúrcuma

Essa especiaria encontrada no curry da Índia, também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-Índia, é muito poderosa. Apenas uma colherinha de cúrcuma possui 16% da dose diária necessária de ferro. Também é uma grande fonte de vitaminas A e B6.

Os extratos da cúrcuma têm altas quantidades de curcumina, um polifenol primário que têm propriedades antioxidantes e inflamatórias. A cúrcuma também serve para prevenir ataques cardíacos após alguma cirurgia de bypass, melhorar os efeitos da quimioterapia em pacientes com câncer de mama e suprimir o crescimento de cânceres de cabeça e pescoço.

cúrcuma

Azeitona

Na Grécia, as azeitonas são conhecidas como aliadas saudáveis para o coração. Elas contêm gorduras monoinsaturadas que podem reduzir o colesterol e regular a insulina. Além disso, também contêm o um fenol denominado hidroxitirosol, que pode impedir o crescimento de células anormais e danos ao DNA.

O azeite de oliva também é uma boa opção, já que é rico em polifenóis que protegem contra o câncer e inflamações. Além disso, é conhecido por seu teor em vitamina E e betacaroteno.

As gorduras monoinsaturadas do azeite de oliva também podem ajudar a prevenir a coagulação e doenças cardíacas. Além disso, ajudam a fortalecer os ossos e melhorar a saúde do cérebro.

azeitona. stemcellbiotherapy

Coentro

O coentro pode ser encontrado em diversos pratos, como no guacamole mexicano ou na sopa portuguesa, assim como na cozinha vietnamita e, claro, na nossa boa culinária brasileira. Essa folha verde pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, o colesterol e também tem propriedades que combatem as bactérias.

Também é bom pra aliviar a dor de cólicas menstruais, gases digestivos e artrite e, também, para prevenir infecções urinárias. Como uma boa fonte de zinco, pode ajudar a combater os sintomas desagradáveis de resfriados comuns.

coentro. Parenting healthy babies

Grão de soja

A soja é consumida de diversas formas na culinária japonesa. Uma xícara de grão de soja contém 33 gramas de proteínas, o que pode reduzir o colesterol no sangue, além de conter altas quantidades de muitos aminoácidos essenciais.

A soja também contém isoflavonas naturais que parecem ter propriedades anticancerígenas.

soja. Farelli Bali

Tomate

Que comida italiana estaria completa sem o incrível sabor do tomate? Tomates estão cheios de vitaminas A e C, potássio e fibras.

Além disso, os tomates contêm licopeno, um antioxidante que lhe confere a cor vermelha e que acredita-se ser responsável por promover o crescimento celular normal e a prevenção do crescimento de células de câncer de mama, cólon e próstata.

Estudos demonstraram que os tomates também contêm potencial anti-inflamatório, de reduzir o risco de apoplexias e prevenir a coagulação sanguínea.

tomate-máscara-facial

Imagens oferecidas por: stemcellbiotherapy, americanspice.com, Saucy Salad, Parenting healthy babies e Farelli Bali.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bengmark, S., Mesa, M.D. & Gil, A. Plant-derived health – the effects of turmeric and curcuminoids. Nutr. Hosp. 2009; 24(3)
  • Botanical-Online. [Internet]. Propiedades del coriandro. Disponible en: https://www.botanical-online.com/medicinalscoriandersativumcastella.htm
  • Palomo, I., Moore-Carrasco, R., Carrasco, G., Villalobos, P. y Guzmán, L. El consumo de tomate previene el desarrollo de enfermedades cardiovasculares y cáncer: antecedentes epidemiológicos y mecanismos de acción. IDESIA, 2010; 28(3)
  • Zamora Ardoy, M.A., Báñez Sánchez, F., Báñez Sánchez, C. y Alaminos García, P. Aceite de oliva: influencia y beneficios sobre algunas patologías. An. Med. Interna, 2004; 21(3)

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.