O tempo cura tudo? - Melhor com Saúde

O tempo cura tudo?

Ainda que tenhamos a convicção de que o tempo cura tudo, o fato é que para isso também é preciso se empenhar. Devemos nos esforçar para curar as feridas e voltar a sorrir.
O tempo cura tudo?

Quantas vezes você ouviu que o tempo cura tudo? Sempre que passamos por um fim de relacionamento ou qualquer outra situação em uma relação que, literalmente, nos “quebra”, isso causa um período muito difícil em que precisamos nos recuperar.

Mas, fazemos isso da melhor maneira? Deixamos nas mãos do “destino” nos curar de toda essa dor? O tempo é necessário para nos curarmos, mas não cura tudo se nós não nos esforçarmos.

A dor precisa de seu próprio tempo

É irracional pensar que podemos solucionar e curar uma ferida em um tempo determinado ou de forma muito rápida. Isso não é assim. E mais, não podemos predizer quanto poderá durar esse período de “cura”.

vultos-vermelhos

Antes de tudo isso, algo que nunca podemos fazer é viver no passado e deixar essa ferida aberta para sempre. Isso nos fará continuar sofrendo, por isso a primeira coisa que devemos fazer é curar a ferida e, depois, dar tempo para que cicatrize.

Haverá muitas pessoas ao seu redor que vão sugerir que se distraia, que faça coisas novas, que saia com seus amigos… Talvez isso seja muito positivo, mas não é recomendável que use isso como uma solução para seu problema.

Essa distração será um alívio momentâneo, porém cedo ou tarde a dor voltará.

Leia: As boas pessoas têm mais do que uma ferida no coração

Dê tempo à sua dor

Talvez seja coisa de um mês, talvez de mais meses, e em ocasiões terá que esperar por um ano. Tudo depende da origem dessa dor. Mas não tenha pressa. Quando tudo voltar a ficar bem, quando estiver curado, você saberá e olhará para a cicatriz sem sentir mais nada.

Não cruze os braços: tome o controle!

Apesar do tempo ser necessário, há algo que nunca podemos fazer: cruzar os braços. Há muitas pessoas que deixam nas “mãos do destino” a solução dos seus problemas, ou deixam que seja o tempo quem cure suas feridas.

mulher-sob-agua

Mas não é assim que isso funciona. Você deve tomar o controle de sua vida e se esforçar para ajudar no processo de cura. O tempo, por si só, não tem tanto poder para ser totalmente responsável pelo que está acontecendo. Você também deve se empenhar.

Como você pode assumir o controle? O que deve fazer? Deixamos aqui alguns conselhos importantes para que você volte a guiar as rédeas da sua vida.

Liberte-se do passado

O passado está aí para nos lembrar daquelas experiências que nos fizeram aprender, tudo aquilo que vivemos, mas que já ficou para trás.

Agora é o momento de deixar de viver nesse passado. Você deve se soltar dele e continuar adiante. Centre-se em seu presente, porque o agora é o que importa.

Busque ajuda

Somos forte, isso está claro, mas em muitas ocasiões devemos procurar ajuda. É preciso apoiar-se naquelas pessoas que confiamos, que podem nos ajudar a avançar, a ver a vida com uma nova perspectiva.
Aqueles aos quais você nunca tem vergonha de pedir ajuda, porque há muita gente disposta a estender a mão.

Seja otimista

Você deve abrir a mente e ver a vida com otimismo. Passou por um período muito difícil, mas isso não significa que seja o fim do mundo.

Tudo pode ser superado, cedo ou tarde, assim, coloque um sorriso no rosto e continue! A vida é bonita, viva!

dente-de-leão

Perdoe e perdoe-se

Há algo que é muito mais difícil do que perdoar os outros, e é perdoar a nós mesmos. Ainda que não acreditemos, isso é essencial e importante para que superemos qualquer dificuldade. Algo que nos permitirá deixar o passado para trás e seguir adiante.

Não viva com rancor, já que isso fará com que sua ferida nunca feche.

Não se vá sem antes ler: A dor emocional é a que mais demora a sarar

Você alguma vez já deixou nas mãos do tempo uma responsabilidade que é só sua? A dor é algo que devemos curar por nós mesmos. Apesar de o tempo ajudar, ele ajuda a cicatrizar, mas não a curar.

Seja corajoso e assuma o controle. A vida é bela, ainda que você não enxergue isso agora. Viva e seja feliz, porque você merece!