5 tipos de roupa íntima que ajudam a melhorar sua saúde

Escolher um tamanho adequado de roupa íntima é fundamental não só para nos sentirmos mais cômodas, mas também para evitar problemas de saúde decorrentes de usar roupas muito justas.
5 tipos de roupa íntima que ajudam a melhorar sua saúde
Mariel Mendoza

Revisado e aprovado por a médica Mariel Mendoza.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 17 novembro, 2022

Pouco se sabe sobre sua origem precisa. Na verdade, foram encontradas evidências de que, entre as culturas antigas, a roupa íntima já era usada. Um caso importante foi a descoberta da primeira roupa íntima. Em 1922, no túmulo do faraó egípcio Tutankhamon, pertencente ao século 14 aC. A.,  fraldas de linho foram encontradas colocadas sob a túnica.

No entanto, esse tipo de roupa só era permitido a alguns homens ou mulheres que gozassem de certo favor perante o tribunal.

No entanto, a  roupa íntima evoluiu ao longo do tempo com base na economia, na indústria e na tecnologia. Além disso, foi adaptada às necessidades e conforto de acordo com o gênero e a área corporal.

Funções da roupa íntima

Comodidade e higiene

Mulher usando roupas íntimas confortáveis

Basicamente estas roupas são usadas para conter suor e outras secreções corporais e assim prevenir seu contato com a roupa de uso externo.

  • Dentre elas encontramos as calcinhas, os sutiãs, as cuecas e as meias.

Suporte

Este tipo de roupa integra um sistema de estruturas, sejam metálicas ou com fibras têxteis, para permitir o suporte de diferentes partes do corpo, tanto feminino quanto masculino, se assim o quiserem. É o caso dos sutiãs e cuecas masculinas.

Estético

Calcinhas coloridas dobradas

Graças ao avanço tecnológico, grande quantidade de materiais, cores e desenhos foram incorporados à indústria da moda, incluindo a roupa íntima e a lingerie. Estes avanços serviram para desenhar uma roupa que modele e corrija a figura, inclusive como arma de sedução no jogo da fantasia sexual e erótica.

Que tipos de roupa íntima devo escolher?

A escolha entre os tipos de roupa íntima vai depender de fatores como o estilo, material e as circunstâncias em que as estamos usando ou planejando usá-las.

1. Roupas de algodão

Roupas íntimas de algodão

Uma das melhores opções são os tecidos de algodão. É um material macio, leve, natural e hipoalergênico, ou seja, evita irritações na pele delicada, além de proteger da umidade graças às suas propriedades absorventes e respiráveis. Assim, reduz o risco de aparecimento de bactérias, fungos e infecções. Além disso, tem maior duração contra os efeitos da lavagem e ajuda a manter o equilíbrio do pH da pele.

2. Tamanho exato

Tamanho exato

Conhecer o tamanho exato da roupa íntima pode nos livrar de múltiplas complicações. No caso do sutiã, é importante saber de forma precisa o tamanho, o contorno e a forma da taça. Do contrário, eles podem causar dores nos ombros, peito, pescoço e costas. Além disso, proporciona o suporte necessário para prevenir a queda do seio de forma precoce.

No caso das calcinhas, se forem muito justas, podem afetar a saúde.

  • Se elas exercem pressão sobre o estômago, existe a possibilidade de causar acidez e refluxo no estômago.
  • Ainda, se as roupas estão muito justas debaixo do quadril, podem diminuir a circulação do sangue causando dormência, irritação e formigamento.

3. Para fazer exercício intenso

Mulher fazendo exercícios

Na hora de realizar atividade física, nosso corpo secreta suor. Se as calcinhas são de seda, a umidade vai ficar presa e isso pode causar alguma infecção vaginal.

  • Pode-se usar roupa de algodão para tais finalidades. Porém, os materiais absorventes recomendados são as microfibras, o poliéster ou o náilon.

Por outro lado, independentemente do material, recomenda-se mudar imediatamente de roupa depois do treinamento. Esta sugestão vai em função de evitar a umidade da região íntima e reduzir a probabilidade de contrair alguma infecção.

4. Evite as calcinhas fio-dental

Evite as calcinhas fio-dental

As calcinhas fio-dental devem ser usadas o menos possível, já que facilitam o movimento das bactérias do ânus à vagina. Por isso aumentam o risco de sofrer alguma infecção urinária.

5. Durante a gravidez e a amamentação

Mulher amamentando seu filho

Devido às mudanças decorrentes da gestação, as mamas podem apresentar dor e aumento de tamanho.

  • Por esta razão, recomenda-se o uso de sutiãs com alças largas que permitem a distribuição uniforme do peso.
  • Por outro lado, estes não devem ter costuras na região do bico do peito, para evitar a fricção e o roçar.

Como você vê, é muito importante conhecer os materiais e os tipos de roupa íntima que devemos usar no dia a dia para manter uma boa saúde. Desta forma, poderemos evitar males e infecções indesejadas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Avellaneda, D. (2006). Debajo del vestido y por encima de la piel: historia de la ropa interior femenina. Nobuko.
  • Cabanillas, B., & Silvana, M. (2022). Mejoramiento de estilos de vida saludables y su efecto en la disminución de infecciones vaginales, en mujeres en edad reproductiva del centro poblado la Huaraclla, Cajamarca- Perú – 2018. Universidad Nacional de Cajamarca. https://repositorio.unc.edu.pe/handle/20.500.14074/4947
  • de Pineda, M., & Ruth, V. (2018). Conocimientos, percepciones y prácticas sobre la infección de vías urinarias de mujeres embarazadas de la Unidad Comunitaria de Salud Familiar ­ Intermedia Panchimalco, municipio de Panchimalco, El Salvador, Octubre 2017. 71–71. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1007938

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.